Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Escola -- Lugar para Desenhar, Narrar, Falar e Aprender Sobre o Tempo
ISBN: 978-85-7591-750-3
Formato: 21x28 | Acabamento: Brochura
Páginas: 21x28 | Ano: 2024 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

 

 

Sinopse:
  • Selma Nascimento Vilas Boas
  • Adair Mendes Nacarato

 

Aqui apresentamos a pesquisa realizada com crianças de 4 e 5 anos em uma  escola pública de Educação Infantil do município de Campinas, onde a pesquisadora, que atuava no cargo de Diretora, estabeleceu uma parceria com a professora da turma.

Os objetivos da pesquisa foram: identificar os marcadores temporais que as crianças utilizam em suas falas e desenhos, identificar as noções de tempo explicitadas por elas em contextos planejados para discutir o tema, captar o movimento de circulação do vocabulário relativo ao tempo em sala de aula e observar a forma como as crianças vão se apropriando dele.

Pensamos numa obra para professores e para pesquisadores, visto haver pouca publicação sobre essa temática para a Educação Infantil. Planejamos uma escrita que dialogue com o professor, dando-lhe pistas sobre práticas de sala de aula. Para isso, usamos o recurso de boxes laterais para estas nossas conversas. Nosso desejo é que esta obra contribua para práticas docentes na infância  e para pesquisas com crianças.

 

Sobre as autoras

 

Adair Mendes Nacarato é graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao PPGE da UFRN no campo dos estudos biográficos. Atualmente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (linha de pesquisa Formação de professores, trabalho docente e práticas educativas) e ao curso de Pedagogia.  É líder dos grupos de pesquisa: Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e Histórias de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM). É Pesquisadora produtividade/CNPq, nível E.

 

Selma Nascimento Vilas Boas  é graduada em Pedagogia pela Universidade Anchieta de Jundiaí (2000), mestre em Educação pela Universidade São Francisco, campus Itatiba (2015) e doutora em Educação pela mesma universidade (2022). As duas pesquisas foram realizadas na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Processos Formativos. Já atuou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, supervisora escolar, diretora de escola do segmento da Educação Infantil, diretora de departamento da Educação Infantil. Atualmente atua na função de coordenadora pedagógica, em uma escola que atende crianças da faixa etária de 3-5 anos, na rede pública municipal de Jundiaí. Participa do Grupo colaborativo em Matemática (Grucomat)  e do grupo Histórias de formação de professores que ensinam matemática (HIFOPEM).

Formas de Pagamento