Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Ebooks
Abordagens de Ensino de Línguas
Vera Lucia Teixeira da Silva, Sandra Regina Buttros Gattolin, Rita de Cássia Barbirato.
ISBN: 978-85-7591-684-1
Formato: ePub | Acabamento: Ebook
Páginas: ePub | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Reflexões e Experiências 

 

Ebook disponivel para leitura gratuitamente, em conformidade com o programa CAPES/PROAP

Sinopse:

Link para download:

https://drive.google.com/file/d/1_-1maURyCsjg_vmiu7FPsQQBhTRu1DMD/view?usp=drive_link

Ao situarmos os estudos na área de ensino e aprendizagem na contemporaneidade, deparamo-nos com questões ainda fortes e que carecem de investigações, como por exemplo, na área de formação de professores voltada para uma linha reflexiva, nos desafios que ainda preenchem as práticas de sala de aula do ensino público regular, na necessidade de mais pesquisas empíricas nas áreas de planejamento de cursos e desenvolvimento de materiais didáticos, entre tantas outras questões igualmente relevantes. Em meio às diferentes questões que urgem esforços investigativos, reconhecemos um conceito predominantemente central, forte e determinante, presente em todas as questões, capaz de catalisar ações teórico-práticas e produzir compreensões. Este conceito é o de abordagem.

Esperamos que a leitura desta obra permita uma oportunidade de reflexão sobre o importante papel desse conceito em nosso fazer docente.

 

 

Sobre as organizadoras

 

Rita de Cássia Barbirato – Professora associada da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFSCar. É pesquisadora coordenadora do projeto Roteiro para elaboração material didático mediador para o ensino significativo de inglês para crianças no ensino público, aprovado no edital Universal – CNPq (CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes) e líder do grupo de pesquisa Ensino de Línguas na Contemporaneidade (UFSCar/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP). Desde 2020, vem ministrando cursos de extensão/aperfeiçoamento para professores na área de elaboração de material didático para o ensino de línguas para crianças. Entre os focos de estudo, destacam-se:  produção de material didático para o ensino de línguas, ensino de línguas para crianças, planejamentos temáticos baseados em tarefas, formação de professores para o ensino de línguas para crianças. É organizadora dos seguintes livros “Interação e Aquisição na Aula de LE publicado em parceria das editoras Pontes e Edufscar (2016), Planejamento de Cursos de Línguas: Traçando Rotas, explorando Caminhos, volumes 1 e 2, publicados pela Pontes Editores nos anos de 2016 e 2018 respectivamente.

 

Sandra Regina Buttros Gattolin – Licenciada em Letras: Português e Inglês, possui Mestrado (1998) e Doutorado (2005) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – IEL/UNICAMP. Realizou Pós-Doutorado (2018) no departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), com foco nos letramentos críticos e na formação continuada de professores de línguas. Atualmente é professora sênior do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Suas áreas de interesse em pesquisa são a educação linguística crítica, a formação de professores de língua estrangeira, a avaliação em língua estrangeira e os letramentos críticos.

 

Vera Lúcia Teixeira da Silva – Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professora associada aposentada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e professora aposentada da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de ensino-aprendizagem, avaliação e de formação de professores de Língua Inglesa.

 

 

Participam da coletânea:

 

SOBRE OS AUTORES

 

Ana Bacciotti Franchi Mello

Carolina Moya Fiorelli

Elaine Ferreira do Vale Borges

Eliane Hércules Augusto-Navarro

Ezilce Casagrande Ujfalusi

Fidel Armando Cañas Chávez

Marina Pereira Carandina

Sabrina Espino Prata

Sandra Mari Kaneko-Marques

Thiago Alcebíades Oliveira

.

Sobre os Autores:
Vera Lucia Teixeira da Silva -

Sandra Regina Buttros Gattolin -

Rita de Cássia Barbirato -

Formas de Pagamento