Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Drogas, Política e Cultura
Mestres da Ayahuasca em Contextos Religiosos
Maria Betânia B. Albuquerque, Wladimyr Sena Araújo.
ISBN: 978-85-7591-723-7
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 80,50

De R$ 115,00

Sinopse:

A coletânea Mestres da Ayahuasca em contextos religiosos volta-se para as configurações socioeducativas das religiões ayahuasqueiras em suas três vertentes: Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal. Analisa como determinados mestres, que se tornaram líderes religiosos em um contexto histórico-social determinado, empreenderam um projeto sociorreligioso e educativo ao sedimentarem igrejas no interior da floresta amazônica, considerando como eixo do processo de ensino e aprendizagem o uso da bebida sagrada ayahuasca. A maioria desses mestres não passou pelos bancos de uma escola formal de ensino, tendo sido formados na chamada escola da vida ou em uma pedagogia cultural, com base em suas experiências de vida e de trabalho. Ao construírem seus saberes a partir das plantas professoras, esses mestres assumem papel de educadores ao transmitirem o que aprenderam a diversos praticantes, criando verdadeiras escolas de conhecimentos. Mas quem foram, efetivamente, esses sujeitos? De onde vieram? Como e em que contexto foram formados? Que saberes construíram? São reflexões que atravessam os diversos capítulos deste livro, construídos a partir do trabalho minucioso de intelectuais, cujos estudos acadêmicos se voltaram para as religiões ayahuasqueiras e seus respectivos mestres e mestras. O livro é, assim, um convite para desbravar formas outras de ser, viver e aprender ocorridas entre sujeitos humanos e não humanos, a exemplo das plantas professoras.

 

Sobre os organizadores

Maria Betânia B. Albuquerque – Doutora em Educação pela PUC-SP, com Pós-Doc. pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará; Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre Psicoativos; Autora dos livros: ABC do Santo Daime (2007); Padrinho Sebastião: máximas de um filósofo da floresta (2009); Epistemologia e Saberes da Ayahuasca (2011) e Sabenças do Padrinho (2021). E-mail: mbbalbuquerque@gmail.com

Wladimyr Sena Araújo – Mestre em Antropologia Social pela Unicamp e doutor em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Autor do livro Navegando sobre as Ondas do Daime: história, cosmologia e ritual da Barquinha (1999). É também co-organizador da obra O Uso Ritual da Ayahuasca (2002), Corpo em Trânsito: ensaios sobre imagem, cidade e memória (2021), Estudos de religiões e religiosidades: abordagens plurais (2022), História e represen-tações em contextos de religiões e religiosidades (2023), Sobre paisagens, memórias e cidades (2023), Cosmologias, meio ambiente e mudanças climáticas (2023), além de organizar o dossiê Ayahuasca e sua interface com memória, poder e saúde, para a Revista Tempo Amazônico.

 

 

Participam da coletânea:

Edson Lodi – Jornalista e Escritor.

Fernanda Cougo Mendonça – Doutoranda e Mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre (PPGLI-UFAC).

Marcelo Simão Mercante – Doutor em Human Sciences pela Saybrook University. Mestre em Antropologia pela UFSC.

Patrick Walsh – Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.

Paulo Alves Moreira – Doutor em Antropologia (UFBA).

Ricardo Assarice Santos – Mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP.

Vanessa Paula Paskoali – Mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Sobre os Autores:
Maria Betânia B. Albuquerque -

Wladimyr Sena Araújo -

Formas de Pagamento