Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação Física/História/Lazer
Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer
Christian Matheus Kolanski Vieira, Priscila Augusta Ferreira Campos, Silvio Ricardo da Silva.
ISBN: 978-85-7591-754-1
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 40,60

Torcidas organizadas, movimentos e coletivos de torcedoras/res

De R$ 58,00

Sinopse:

Link para o download do e-book disponível para leitura gratuita, financiado pelo Projeto Academia e Futebol do Ministério do Esporte.:

https://drive.google.com/file/d/1p_VCVgMcYegqIAhMPbGpiJRFZUjysaYh/view?usp=sharing

O livro que aqui apresentamos é fruto do Programa Academia & Futebol da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor (SNFDT), do Ministério da Cidadania. Em 2019, participamos de um edital que nos contemplou com recursos para o desenvolvimento de três eixos: o primeiro era relativo à intervenção com aulas de futebol e futsal; o segundo, referente à elaboração de uma pesquisa e o terceiro, à realização de um evento científico. Pensando no tripé universitário, nas áreas de atuação do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) e que o conhecimento não é dissociando em pesquisa, ensino e extensão, optamos em ensinar futebol e futsal para crianças, jovens e adultos, homens e mulheres nas dependências do Centro Esportivo Universitário da UFMG e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Concomitante, tomando como ponto de partida as modificações nos modos do torcer e nas associações torcedoras ocasionadas pelas alterações da própria sociedade e no futebol como um todo, optamos por traçar um perfil atualizado das Torcidas Organizadas de Futebol (a última pesquisa do grupo sobre esse tema havia sido em 2009) e, ao mesmo tempo, traçar o perfil e conhecer os coletivos de torcedores e movimentos de torcedores do Brasil, buscando compreender as dinâmicas e multiplicidades frente ao contexto do Brasil atual. No que se refere ao terceiro eixo, em consonância com o tema de nossa pesquisa, decidimos organizar o IV Simpósio Internacional Futebol, Artes, Cultura, Linguagem e Lazer -- III Futebol nas Gerais cujo tema foi “Torcidas Organizadas, movimentos e coletivos de torcedoras/es: Múltiplos Olhares”. O objetivo do Seminário foi promover um espaço de diálogo e reflexão sobre as Torcidas Organizadas, movimentos e coletivos de torcedores, suas configurações, seus papéis e suas relações com a sociedade.

 

 

Sobre os organizadores

 

Silvio Ricardo da Silva -- Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, docente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência de coordenação em projetos de extensão na UFMG como " Colônia de Férias no Campus", " Futebol e Cultura" e o Programa na Radio UFMG " Óbvio Ululante". Realizou em 2015 seu estágio Pós Doutoral na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Valência, pesquisando sobre o futebol espanhol. É parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

 

Priscila Augusta Ferreira Campos -- Professora Adjunta na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG; Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2016), mestre em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2010) e graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007). Fez doutorado-sanduíche na Universitat de Barcelona - UB (2015). Tem experiência no ensino superior atuando nos cursos de educação física e pedagogia, ministrando disciplinas referentes ao lazer, estágio curricular obrigatório, orientação de TCC. Pesquisa sobre os seguintes temas: lazer, espaços e equipamentos de lazer, futebol em uma perspectiva sócio-cultural.

 

Christian Matheus Kolanski Vieira -- Bacharel em Educação Física, pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - concluído em 2013. Mestre em Estudos do Lazer, pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - concluído em 2016. Doutorando em Estudos do Lazer, pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - início em 2018. Integrante do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas - GEFuT (UFMG) - desde 2014, onde atualmente é sub-coordenador das pesquisas "Percepções e manifestações do torcedor mineiro no novo Mineirão" e "Experiências dos torcedores nos estádios mineiros". Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Aplicadas ao Futebol - GEPCAF - da Universidade Federal de Juiz de Fora - campus Governador Valadares (UFJF-GV). Enfoque de estudos nos seguintes temas: Futebol nas Ciências Humanas e Sociais - Lazer. Atuou como professor substituto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - campus Governador Valadares (UFJF-GV), ministrando disciplinas nas temáticas 'Recreação', 'Lazer', 'Dimensões Éticas e Filosóficas da Educação Física' e 'Esportes Diversificados.

 

 

Participam da coletânea

 

Bernardo Buarque de Hollanda

Felipe Tavares Paes Lopes

Irlan Simões Santos

Marina de Mattos Dantas

Nicolás Cabrera

Patrícia da Silva Ferreira

Verónica Moreira

Sobre os Autores:
Christian Matheus Kolanski Vieira -

Priscila Augusta Ferreira Campos - Professora Adjunta na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG; Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2016), mestre em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2010) e graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007). Fez doutorado-sanduíche na Universitat de Barcelona - UB (2015). Tem experiência no ensino superior atuando nos cursos de educação física e pedagogia, ministrando disciplinas referentes ao lazer, estágio curricular obrigatório, orientação de TCC. Pesquisa sobre os seguintes temas: lazer, espaços e equipamentos de lazer, futebol em uma perspectiva sócio-cultural.

Silvio Ricardo da Silva - Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, docente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência de coordenação em projetos de extensão na UFMG como " Colônia de Férias no Campus", " Futebol e Cultura" e o Programa na Radio UFMG " Óbvio Ululante". Realizou em 2015 seu estágio Pós Doutoral na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Valência, pesquisando sobre o futebol espanhol. É parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

Formas de Pagamento