Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
A Infância na TransAmazônica
Laura Maria Silva Araújo Alves, Léia Gonçalves de Freitas.
ISBN: 978-85-7591-766-4
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

As Ações da Prelazia do Xinzu no Atendimento à Criança (1970-1979 )

 

Sinopse:

Fruto de um trabalho de pesquisa em nível de doutorado, este livro contém particularidade importantes de uma História Local, e de práticas educativas. Tomo essa amplitude, para designar diferentes ações destinadas à infância, desenvolvidas pela Prelazia do Xingu, no município de Altamira, no estado do Pará entre os anos de 1970 e 1979. Estudo que contempla nove anos de trabalho singular que incidiu sobre crianças articulando educação, proteção e assistência.

Trata-se sobretudo, de uma História Social da Infância entremeada por práticas educativas de diferentes naturezas, a educação escolar primária e profissional, proteção à saúde, a maternidade, entre outras. Situada no período da ditadura civil/miliar essa história resulta, em muitos aspectos, de inserção coletiva desenvolvida entre Igreja Católica e Estado no sentido de atender as amplas necessidades da infância advindas do antes e pós abertura da rodovia transamazônica.

Estudo minucioso tecido partir de variados documentos demarcados por um importante conjunto de fontes, tais como: atas, decretos, leis, relatórios, folders, cartas, estatutos, mensagens de governos, planos de ação, jornais, programas, revistas, livros, entrevista, entre outros, compõem uma gama de materiais diversos que serviram de base para a tessitura do estudo desenvolvido no decorrer desta obra.

 

 

Sobre as autoras

 

Léia Gonçalves de Freitas – Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2019) e professora da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, atua nas áreas de Estágio Supervisionado em ambientes escolares e não escolares. Tem experiencia na área dos estudos da infância e na Educação Infantil, principalmente, nos seguintes temas: crianças e suas educações, educação em diferentes cenários, práticas educativas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente (GEPIAFD), também é coordenadora do setor de Estágio Supervisionado da Faculdade de Educação/ UFPA/Campus Universitário de Altamira.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4829920653020369;

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1852-1106.

 

Laura Maria Silva Araújo Alves – Professora titular da Universidade Federal do Pará. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, no Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2020). Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-São Paulo. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Coordena o Grupo de Estudos Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância na Amazônia (GEPHEIA). Pesquisa a História da Infância e Educação na Amazônia. Tem publicações de artigos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros e organização de coletâneas no campo da História da Infância na Amazônia Paraense. É associada a SBHE e ANPED.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4829920653020369;

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1852-1106.

Sobre os Autores:
Laura Maria Silva Araújo Alves -

Léia Gonçalves de Freitas -

Formas de Pagamento