Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Educação Matemática
Vozes do Cariri
Alexsandro Coelho Alencar, Antonio Vicente Marafioti Garnica.
ISBN: 978-85-7591-752-7
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 118,30

História Oral e Formação de Professores de Matemática no Interior do Ceará

De R$ 169,00

Sinopse:

Este livro é uma coletânea de histórias que teve o intuito inicial de fazer um estudo historiográfico sobre a formação e a atuação de professores que ensinavam Matemática na região do Cariri cearense a partir da década de 1970. O propósito acadêmico foi concluído com êxito, no entanto as histórias resultantes extrapolaram esse propósito e nos deram uma obra encantadora, com diversas nuances de um contexto social permeado por reviravoltas políticas, religiosas, institucionais e pessoais, que fazem com que o leitor possa escolher, ao olhar para suas linhas, entre uma leitura acadêmica ou um texto literário. Além disso, há um deslocamento na discussão sobre formação de professores, adotando um debate de fundo político que destaca as especificidades de uma formação marcada pelas disparidades nacionais.

Com o uso da história oral, professoras e professores foram entrevistados, e dessas entrevistas produziram-se monólogos, que por sua vez foram entrelaçados com diálogos oriundos de perspectivas teóricas e metodológicas dos pesquisadores, dando origem a este instigante conjunto de narrativas sobre a formação e atuação de professores que ensinavam Matemática.

O texto é fruto de um trabalho de doutorado que foi premiado em 2020 com Prêmio Capes de Tese, recebendo em seguida o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp (Rio Claro) para publicação em livro. Esperamos que as histórias aqui presentes inspirem novos futuros…

 

Sobre os autores

 

Alexsandro Coelho Alencar – Cursou Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática na Universidade Regional do Cariri (URCA/CE), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), doutorado em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP campus Rio Claro). Realizou estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino, UERN/UFERSA/IFRN). É professor no Departamento de Matemática Pura e Aplicada (Dempa/URCA) e no Mestrado Profissional em Matemática Rede Nacional (PROFMAT/URCA)

 

Antonio Vicente Marafioti Garnica – Na UNESP de Rio Claro, SP, cursou o Bacharelado em Matemática, o Mestrado e o Doutorado em Educação Matemática. Realizou pós-doutoramento na Indiana University Purdue University at Indianapolis, Estados Unidos. É livre docente pelo Departamento de Matemática da UNESP de Bauru e pesquisador Produtividade em Pesquisa (CNPq). Atualmente aposentado, foi coordenador do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e editor do Bolema (Boletim de Educação Matemática).

Sobre os Autores:
Alexsandro Coelho Alencar -

Antonio Vicente Marafioti Garnica -

Formas de Pagamento