Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Ebooks
Torcidas Organizadas, Coletivos e Movimentos de Torcedores
Luiza Aguiar dos Anjos, Marina de Mattos Dantas, Renato Machado Saldanha , Silvio Ricardo da Silva.
ISBN: 978-85-7591-728-2
Formato: ePub | Acabamento: Ebook
Páginas: ePub | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Versão Ebook

Link para o Download do Ebook disponivel para leitura gratuitamente programa CAPES/PROAP

Sinopse:

Link para o Download do Ebook:

https://drive.google.com/file/d/1UUxgu32t3yhi0sERGtRZq-Nb_BXo2Drd/view?usp=sharing

Não há esporte que rivalize com o futebol em sua capacidade de mobilizar multidões e forjar pertencimentos ao redor do globo. Prática difundida internacionalmente no alvorecer do século XX, na trilha das relações comerciais e coloniais europeias, o futebol foi apropriado e ressignificado pelos mais diferentes povos, tornando-se, muitas vezes, um canal importante para expressão de pertencimentos e afetos locais. Tamanha popularidade atraiu (e segue atraindo) a atenção de governos, partidos políticos, organizações religiosas, empresas, ONGs etc., que buscam, através dele, afirmar seus interesses. Assim, não é exagero afirmar o futebol como um campo em permanente disputa. Um território vivo, pulsante e vibrante da cultura popular, constantemente alimentado por suas tristezas, alegrias, lutas e contradições.

Esse livro se propõe a entender agentes fundamentais desse fenômeno: as torcidas.

É fruto de um trabalho coletivo do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT), grupo criado em 2006 e que se constitui como importante espaço de produção e socialização de saberes sobre o futebol. O livro apresenta os resultados de uma pesquisa coletiva que produziu informações atuais sobre as torcidas organizadas, coletivos e movimentos de torcedores e torcedoras do Brasil, na companhia de outras produções sobre o torcer e os estádios de pesquisadores/as que se dedicam ao estudo da temática, contribuindo para a compreensão dos modos de organização e multiplicidades desses diversos grupos.

 

 

Sobre os organizadores

 

Luiza Aguiar dos Anjos – Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG) - Campus Timóteo e do Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre/ UFMG). Graduada em Educação Física e Mestre em Estudos do Lazer, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É integrante do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT/UFMG) desde 2009, assim como do Coletivo Pensando a Educação Física Escolar e do Grupo de Trabalho Temático de Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Desenvolve pesquisas sobre futebol, torcidas, lazer e Educação Física Escolar, voltadas, sobretudo, às discussões de gênero e sexualidade.

 

Marina de Mattos Dantas – Psicóloga (CRP 04/28.914) e professora na Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Psicologia Social pela UERJ e Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. Realizou pós-doutorado em Estudos do Lazer na UFMG. É pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT/UFMG) desde 2009, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social do Esporte (GEPSE/UFMG) e no Grupo de Trabalho Esporte, Cultura e Sociedade do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), além de integrante da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte). E-mail: marinamattos@gmail.com

 

Renato Machado Saldanha – Professor Assistente do Núcleo de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE). Licenciado e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorando em Estudos do Lazer na Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT/UFMG) desde 2019.

 

Silvio Ricardo da Silva – Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência de coordenação em projetos de extensão que têm o futebol como tema. Organizou vários livros e é autor de diversos artigos e capítulos de livros que tratam do futebol na perspectiva das ciências humanas.

 

 

Participam da coletânea

 

Amarildo da Silva Araújo

Ana Carolina Vimieiro

Christian Matheus Kolanski Vieira

Danilo da Silva Ramos

Fábio Henrique França Rezende

Felipe Vinícius de Paula Abrantes

Georgino Jorge de Souza Neto

Gustavo Andrada Bandeira

João Carlos Silva Guimarães

João Victor Hortêncio

Luiz Gustavo Nicácio

Nicolás Cabrera

Priscila Augusta Ferreira Campos

Rafael Henrique Teixeira

Renata Alves Pinto Lemos

Sarah Teixeira Soutto Mayor

Rodrigo Koch

Sobre os Autores:
Luiza Aguiar dos Anjos -

Marina de Mattos Dantas -

Renato Machado Saldanha -

Silvio Ricardo da Silva - Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, docente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência de coordenação em projetos de extensão na UFMG como " Colônia de Férias no Campus", " Futebol e Cultura" e o Programa na Radio UFMG " Óbvio Ululante". Realizou em 2015 seu estágio Pós Doutoral na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Valência, pesquisando sobre o futebol espanhol. É parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

Formas de Pagamento