Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Políticas Curriculares e as Inovações (Neo)Conservadoras
Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Ângela Cristina Alves Albino, Franklin Kaic Dutra-Pereira, Maria Zuleide da Costa Pereira, Rute Pereira Alves de Araújo, Saimonton Tinôco.
ISBN: 978-85-7591-599-8
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 60,90

(Trans)Bordamentos Desafios e Ressignificações

De R$87,00

Sinopse:

2020... ano que o mundo parou pela chegada de um vírus desconhecido. A ciência voltou-se a estudar e identificar os desafios da doença causada pelo SARS-Cov-2, da família coronavírus; a economia ficou estagnada; a cultura e arte, vezes parada ou apenas de modo virtual; a Educação – e nós, que a fazemos –, não pudemos e nem tivemos o direito de parar. Reflexo da pandemia em meio ao caos político, que sustenta a necropolítica, o neoliberalismo e, sobretudo, a banalização da vida versus morte.

Reflexo também de um contexto neoconservador, que nos põe em xeque pensar sobre as adversidades da/na educação. E é neste sentido, ou melhor, de encontrar sentido, na tentativa de (trans)bordar, trazer à tona os desafios e pensar algumas ressignificações, que os textos deste livro se inserem.

Um livro que traz marcas, identidades, reflexões... Um livro que, por ser científico, apresenta, anuncia e denuncia, diversas histórias, memórias, pesquisas, culturas, diversidades, indagações, pensamentos, convergências e divergências de diferentes regiões do Brasil, sobre as Políticas curriculares e as inovações (neo)conservadoras.

 

Sobre os organizadores

 

Ana Cláudia da Silva Rodrigues -- Possui em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós- graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos – UFES. ORCID: http://orcid.org/0000- 0001-6621-1861.

 

Ângela Cristina Alves Albino -- Professora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares - GEPPC. Editora da Revista Espaço do Currículo. Doutora em Educação, na linha de Políticas Educacionais (UFPB). Tem mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2010) e Mestrado Interdisciplinar em Ciências Da Sociedade, pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Especialista em Formação do Educador (UEPB). Graduada em Pedagogia e muito tempo de vida como Professora da Educação Básica.

 

Franklin Kaic Dutra-Pereira-- Curriculista das Ciências da Natureza. Um dos doutores mais jovens do Brasil em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN). Curioso por me/se tornar professor de Química (UFCG/CES). Semeou saberes, defendeu a ciência e combate o negacionismo enquanto professor da Educação Básica (2017) e hoje professor do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da UFRB. Persistente na defesa da democracia, da universidade, da escola, da diversidade e da formação docente em Química na UFRB/CFP. Líder do Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [(auto).bio.gráficas] e Argumentação em Educação Cientícia – RESSONAR/UFRB. Membro do GEPPC/UFPB. Sócio da ABRAPEC e da SBEnQ. Repudia o neofascismo e destitui mito com conhecimento científico. E-mail: franklinkaic@ufrb.edu.br.

 

Maria Zuleide da Costa Pereira -- Professora titular da UFPB, vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas desde 1994. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Pedagogia pela UFPB. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – SP. Pós Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora da disciplina Currículo e Trabalho Pedagógico nos cursos de Licenciaturas e atua na área de Políticas Educacionais (PE) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pesquisa as políticas curriculares da Educação Básica transversalizadas por questões que envolvem o currículo. Membro do GEPPC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares). E-mail: mzulpereira4@gmail.com

 

Rute Pereira Alves de Araújo -- Possui graduação em Pedagogia (UEPB); Especialização em Educação (UFCG), mestrado em Letras - Literatura e Ensino - (UFCG) e doutorado em Educação (PPGE/UFPB), com pesquisa desenvolvida na linha de Políticas Educacionais/currículo.Professora Adjunta II da Unidade Acadêmica de Educação da UFCG - Campina Grande/PB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, currículo, políticas curriculares, metodologia, leitura literária infantil e juvenil, lúdico e educação infantil. É pesquisadora integrante: do GEPPC/UFPB - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares e do Grão/UFCG - Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais. Integrante do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI).

 

Saimonton Tinôco -- Curioso por conhecer as questões do desenvolvimento e da aprendizagem nos humanos, começou ensinando às crianças e agora se dedica aos professores na UFPB, Campus II, Areia/PB. Graduado em Pedagogia (UFRN), Doutor em Educação Especial (UFSCar). Líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa A[travessa]mentos (UFPB/IFSP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares – GEPPC (UFPB). Entende que a Ciência, sozinha, não dá conta de respostas, por isso tem se aproximado da Arte e da Filosofia enquanto campos de estudo que dialogam com a Educação. Sonha com um mundo melhor, por isso não apoia o governo que está comandando o Brasil e nem as posturas fascistas que têm se manifestado fortemente na atualidade.

 

Participam da coletânea

 

Adriana Aparecida de Souza

Ana Cláudia da Silva Rodrigues

Ana Luísa Alves

Ana Thamiris Batista de Farias

André Henrique Faria

Ângela Cristina Alves Albino

Anne Karoline Cantalice Sena

Antônio Ferreira

Camila Ferreira da Silva

Carlos Eduardo Ferraço

Clívio Pimentel Júnior

Crisliane Boito

Damião Rocha

Dante Henrique Moura

Diego Miranda da Silva

Eunice Pereira da Silva

Francisca Helena Batista Ribeiro

Franklin Kaic Dutra-Pereira

Gessica Mayara de Oliveira Souza

Givanildo da Silva

Janssen Felipe da Silva

Jessyca Priscylla de Oliveira Nascimento

João Paulo de Lorena Silva

Jorge Luis Umbelino de Sousa

José Diógenes dos Santos Filho

Joseval dos Reis Miranda

Josimere Serrão Gonçalves

Joyce Otânia Seixas Ribeiro

Júlio César Augusto do Valle

Kátia Patrício Benevides Campos

Kléber Neves Marques Júnior

Lindalva José de Freitas

Lucilia Vernaschi de Oliveira

Marco Antonio Oliva Gomes

Marcos Antonio Batista da Silva

Maria Beatriz da Silva Santos

Maria Carolina da Silva Caldeira

Maria Zuleide da Costa Pereira

Marlucy Alves Paraíso

Mateus Fonseca dos Santos

Matheus Vieira da Silva

Max Alexandre da Silva

Michele Guerreiro Ferreira

Natálya Rubert Wolff Camy

Nathalia Fernandes Egito Rocha

Rafaela dos Santos Lima

Rayane Pereira dos Santos

Rute Pereira Alves de Araújo

Saimonton Tinôco

Sheila Costa de Farias

Thamyres Ribeiro da Silva

Vanessa Campos de Lara Jakimiu

Vinícius Moreira Sousa de Jesus

 

Sobre os Autores:
Ana Cláudia da Silva Rodrigues -

Ângela Cristina Alves Albino -

Franklin Kaic Dutra-Pereira -

Maria Zuleide da Costa Pereira -

Rute Pereira Alves de Araújo -

Saimonton Tinôco -

Formas de Pagamento