Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção TerramaR
O Corpo na Ponta de LaLíngua
Conceição Azenha, Markus Lasch, Nina Leite, Suely Aires.
ISBN: 978-85-7591-755-8
Formato: 23x16 | Acabamento: Brochura
Páginas: 23x16 | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 68,60

De R$98,00

Sinopse:

O Corpo na ponta de lalíngua: um sintagma que, como arranjo em desconcerto dá título ao presente livro, busca apresentar e provocar diferentes elaborações em torno de corpo, linguagem e gozo. Jacques Lacan nos incita a situar esses elementos em um jogo em que a concepção de corpo se encontra modificada e implicada, em que lalíngua se apresenta como língua misturada de gozo e equívocos, em que se implanta no corpo um som, uma marca, um efeito. Para os autores aqui reunidos trata-se de arriscar-se em modos de escrever o que se diz e que escapa entre dentes, línguas e lábios, no equívoco entre corpo e linguagem, mas não sem gozo, entre palavras, ruídos e sons. O que nos convida – autores e leitores – a falar e fazer falar o inconsciente, prática da letra em que nos arriscamos e perdemos. Que cada um/a encontre um caminho no jogo de amor entre o que foi escrito, aquilo que se lê e o que se traça e resta, em movimento.

 

 

Sobre os organizadores

 

Conceição Aparecida Costa Azenha – Psicanalista, Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (/UNICAMP), onde atualmente é uma das coordenadoras do Centro OUTRARTE. Graduada em Psicologia (UNIMEP). Atuou como docente na UNIMEP e UNISAL (graduação e pós-graduação). Atualmente é docente no Instituto Mnemosine (Piracicaba) e em curso de extensão IEL/Unicamp. 

 

Markus LaschProfessor de Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pesquisador do CNPq. Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim. Membro fundador do Centro de Pesquisa Outrarte, desde a refundação em 2017. Autor de Pessoas Faust: Fragmente einer subjektiven Tragödie (Rombach) e coorganizador dos volumes Anatomia destino liberdade e Da sublimação à invenção (Mercado de Letras).

 

Nina Virgínia de Araújo Leite –  Psicanalista. Professora Titular IEL/Unicamp. Coordenadora da Coleção Terramar, Editora Mercado de Letras. Coordenadora da Coleção Litorais da Psicanálise, Editora da Unicamp.

 

Suely Aires – Psicanalista. Mestre e doutora em Filosofia (Unicamp). Professora do Instituto de Psicologia/UFBA. Membro fundadora do Centro de Pesquisa Outrarte. Membro do Colégio de Psicanálise da Bahia e do GT de Filosofia e Psicanálise (ANPOF). Autora de Sujeito, Clínica e Psicose: entrelaçamentos (Mercado de Letras, 2016) e de diversos artigos na interface entre psicanálise e filosofia; psicanálise e clínica das psicoses; psicanálise, política e cultura.

 

Participam da coletânea:

 

Angela Vorcaro

Cláudia Aparecida de Oliveira Leite

Danielle Magalhães

Fabiana Rodrigues Barbosa

Flavia Trocoli

Glória M. M. de Carvalho

Ivan Ramos Estevão

Marcela Maria Azevedo

Marcelle Pacheco Soares

Mariana Marques Moraes

Priscila Matsunaga

Ricardo Pacheco

Tainá Pinto

Sobre os Autores:
Conceição Azenha -

Markus Lasch - Bacharel em Letras e Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Literatura Geral e Comparada pela Universidade Livre de Berlim. Atualmente é Professor Associado de Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo. É membro fundador do Centro de pesquisa Outrarte, desta a refundação em 2017.

Nina Leite -

Suely Aires - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, formação em Psicanálise - Associação Freudiana da Bahia - e mestrado e doutorado em Filosofia (bolsista CNPq) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente de teoria e clínica psicanalítica na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde exerce a função de coordenadora do Serviço de Psicologia. É membro do Colégio de Psicanálise da Bahia e membro fundador do Centro de Pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte (Unicamp). Faz parte do grupo de sustentação do GT de Filosofia e Psicanálise (Anpof). É organizadora das seguintes obras: Ensaios de Filosofia e Psicanálise (Mercado de Letras 2008) (com Ribeiro, CV) e Linguagem e Gozo (Mercado de Letras 2007( (com Leite, Nina V.A e Veras, V), além de vários artigos publicados em livros e revistas.

Formas de Pagamento