Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Processos de Internacionalização da Educação Superior no Brasil
ISBN: 978-85-7591-762-6
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 50,40

Competências Interculturais e Interculturalidades

de R$ 72,00

 

Comprar ebook pela amazon 

link na descrição do livro

Sinopse:

Link para a Compra do livro:

https://www.amazon.com.br/dp/B0CKS2BDDM

Esta obra apresenta os resultados de um estudo realizado no âmbito brasileiro de Educação Superior, que buscou analisar as contribuições da internacionalização para o desen-volvimento das competências interculturais, nos alunos de instituições membros da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI).

No contexto da internacionalização da Educação Superior, as CI são consideradas necessárias pois habitamos um mundo globalizado, interdependente e multicultural, cujos desafios podem ser enfrentados de forma mais eficiente por cidadãos que, além das habilidades técnicas, adquiram determinados tipos de saberes denominados “competências interculturais”.

Ao estudar o tema, propomos uma reflexão sobre a importância da interculturalidade e das competências interculturais na Educação Superior. Ambos os conceitos encontram fundamento nos princípios básicos que deveriam reger todas as relações humanas: solidariedade, fraternidade e igualdade. Somente a partir desses princípios é possível construir espaços de diálogo e de convivência que nos permitam superar as diferenças e fundar sociedades mais justas.

A competência intercultural busca reduzir as distâncias e ousa em compreender as diferenças. Se a cultura é uma necessidade inerente à vida humana, a existência intercultural é a força interior que nos une apesar das barreiras que, por desconhecimento, criamos artificialmente, negando a verdade absoluta de que somos seres pertencentes à mesma espécie.

As instituições de educação superior, por meio de suas políticas e processos de internacionalização, poderiam promover uma educação para a interculturalidade e facilitar a verdadeira integração entre os povos.

Este trabalho é fruto de vinte anos de estudo e de dedicação à internacionalização e pode servir de norte aos interessados em desenvolver essas perspectivas em todos os níveis da educação.

 

Sobre a autora

 

Lourdes Evangelina Zilberberg Oviedo é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidad de la República (UDELAR), do Uruguai. Possui um MBA em Negócios Internacionais & E-business pela Fundação Armando Alvares Penteado, FAAP e pela Pennsylvania State University, dos Estados Unidos da América. Além disso, é Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), de Portugal e Doutora em Política e Gestão da Educação Superior pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), da Argentina. Pesquisadora da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (RIEPPES) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES Unicamp), co-cordena o grupo Early Career Professionals do World Council on Intercultural and Global Competence e é avaliadora de periódicos científicos nacionais e internacionais. Excerce a função de  Diretora de  internacionalização e Diretora local do Instituto Confucio para Negócios da Fundação Armando Alvares Penteado. Ministra disciplinas, cursos de extensão e seminários de capacitação em várias línguas sobre intercultualidade e competências interculturais. E-mail:  lourdes.oviedo@hotmail.com

Formas de Pagamento