Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Entre Greves e Ocupações
Bruna Surdi Alves, Laura Regina da S.C.M. da Fonseca.
ISBN: 978-85-7591-748-0
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 29,40

DE R$ 42,00

Sinopse:

Fruto de uma pesquisa realizada em 2014, esta obra busca evidenciar o papel do movimento estudantil na construção de um dos programas de assistência estudantil mais reconhecido no Brasil. A partir de registros e dos arquivos institucionais e das entidades representativas estudantis, as autoras reconstroem fatos marcantes da trajetória da UFSM quanto às ações de assistência aos estudantes no período de 1983 a 2013, muitos destes, anteriores ao próprio Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). As vivências e estratégias criadas pelos estudantes, para garantir seu espaço e seu direito de permanecer, assim como a resposta institucional, confirmam a hipótese de que estes são os grandes protagonistas na consolidação de uma das maiores Casas do Estudante do país, além de um leque amplo de ações e auxílios. Esperamos que esta obra acenda a chama nos corações, que em tempos de descrédito nas instituições e organizações encontram-se desa-nimados, pois “entre greve e ocupação se constrói resolução!”.

 

Sobre as autoras

 

Bruna Surdi Alves – Assistente social, formada pela Universidade Federal de Santa Maria, onde atua como servidora. Cursando Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM. Filha do REUNI e da política de assistência estudantil, atuou em diferentes frentes do Movimento Estudantil na UFSM. Assistência estudantil não é favor, é direito!

 

Laura Regina da Silva Câmara Maurício da Fonseca – Doutora em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Mestre em Política Social, pela Universidade de Brasília, UnB. Bacharel em Serviço Social, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no Departamento de Serviço Social. Líder do Grupo de Pesquisa em Gênero, Políticas Públicas e Serviço Social/CNPq. Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Políticas Sociais e Movimentos Sociais – Hege-mônicas, UFSM. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFSM. Integra o corpo docente do Curso de Especialização em Estudos de Gênero – UFSM.

Sobre os Autores:
Bruna Surdi Alves -

Laura Regina da S.C.M. da Fonseca -

Formas de Pagamento