Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Semântica
Erivaldo Pereira do Nascimento, Jan Edson Rodrigues Leite, Magdiel Medeiros Araga?o Neto.
ISBN: 978-85-7591-692-6
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 53,20

Fenômenos, Conceitos e Percursos

De R$ 76,00

Sinopse:

O objetivo principal deste livro é reafirmar o lugar da Semântica na investigação dos fenômenos linguísticos relativos ao significado/sentido, particularmente relacionados à estrutura, funcionamento e usos da língua, caracterizada como atividade mental, social e discursiva. Dessa forma, os capítulos estão articulados em torno de alguns temas que já são correntes em compêndios de Semântica, além de outros, menos debatidos, que inquietam os pesquisadores da área em decorrência do fato de que aportes teórico-metodológicos mais recentes têm continuamente desafiado os pontos de vista adotados para a observação dos fenômenos da significação.

Os capi?tulos desta obra apresentam a discussa?o e a ana?lise de diversos feno?menos gramaticais e lexicais, a partir de va?rias linhas investigativas da Sema?ntica: cognitiva, lexical, gramatical, argumentativa, enunciativa, computacional. Ao optar pela abordagem de um feno?meno lingui?stico e por um recorte teo?rico, cada autor(a) pretende mostrar a releva?ncia da ana?lise sema?ntica para a compreensa?o da li?ngua, bem como as interfaces permitidas nos estudos da significação.

 

 

Sobre os organizadores

 

Erivaldo Pereira do Nascimento – Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPB) e Estágio de Pós-Doutorado pela Universidad de Buenos Aires (Argentina). Docente da Universidade Federal da Paraíba, credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) e ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Desenvolve pesquisas nas áreas de Semântica Argumentativa e de Linguística Aplicada. Contato: erivaldo@ccae.ufpb.br.

 

Jan Edson Rodrigues Leite – Professor Titular de Lingui?stica e Li?ngua Portuguesa da Universidade Federal da Parai?ba, vinculado ao DLPL e ao PROLING. E? doutor em Lingui?stica pela UFPE e po?s-doutor em Lingui?stica Cognitiva pela University of Louisiana at Lafayette (EUA). Coordena e desenvolve pesquisas no Laborato?rio de Compreensa?o Neurocognitiva da Linguagem da UFPB (LACON), investigando os temas de Cognic?a?o Social, Sema?ntica Cognitiva, Compreensa?o e De?ficits de Linguagem e Cognic?a?o Espacial. Contato: jan.edson@academico.ufpb.br.

 

Magdiel Medeiros Araga?o Neto – Docente do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Ciências e em Letras, Mestre em Letras e Doutor em Linguística. Coordena o grupo de pesquisa “Línguas, Sistemas de Escrita, Computação e Humanidades Digitais (LISCOD)” e integra o grupo de pesquisa “Estudos Gramaticais e Lexicais”. Áreas de interesse: semântica, sintaxe, morfologia, processamento de linguagem natural, tipologia linguística, sistemas de escrita e humanidades digitais. Contato: magdiel_man@yahoo.com.br.

 

 

Participam da coletânea

 

Adilson Ventura da Silva

Ana Carolina Vieira Bastos

Augusto Soares da Silva

Francisca Janete da Silva Adelino

José Wellisten Abreu de Souza

Marcos Antônio da Silva

Mônica Mano Trindade Ferraz

Morgana Fabiola Cambrussi

Thiago Magno de Carvalho Costa

Sobre os Autores:
Erivaldo Pereira do Nascimento -

Jan Edson Rodrigues Leite -

Magdiel Medeiros Araga?o Neto -

Formas de Pagamento