Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Pós-Crítica
Novas Palavras da Crítica
Djalma Thürler, Marcus Assis Lima, Paulo César García.
ISBN: 978-85-7591-673-5
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 41,30

Ressignificando Noções Sobre Gênero e Sexualidades

R$ 59,00

Sinopse:

A politização da literatura e de gêneros textuais da cultura brasileira e ocidental se fazem presentes nesta coletânea, pois alguns dispositivos de verdade são apresentados por uma força de compreensão e por um viés de enfrentamento, até mesmo recortes que norteiam o amadurecimento da epistemologia de saberes descolonizados. Esperamos impactos de leituras substanciosos e desejamos difusões críticas mais conscientes ao se ocuparem as leitoras, os leitores dos textos, levando em conta significativas reflexões no campo das humanidades, dos estudos literários, linguísticos e das artes em relação à emergência do tema aqui proposto.

 

[...]

A coletânea Novas palavras da crítica:  ressignificando noções sobre gênero e sexualidades propõe um quadro interpretativo das produções artísticas relacionadas às formas dissidentes de existência, permitindo uma enunciação menos controlada pela sociedade disciplinar e mais voltada para deslocar estruturas e promover liberdade.  O objetivo é incorporar a dimensão reflexiva em temas como o papel da arte nas políticas de subjetivação, reflexões críticas sobre identidades e performances LGBT+ drag-queer-pornô-biográficas, produção de linguagens e narrativas de vida que descolonizem saberes. A coletânea segue fundamentos de pensadores como Butler, Rancière e Foucault, explorando a política, a estética e os dispositivos de controle das sexualidades.  Os textos abordam a relação entre arte, pornografia, obscenidade e erótica dissidente, enfocando a interseccionalidade entre gênero, raça e classe, bem como análises de obras artísticas que tratam de territórios homoeróticos e narrativas de vida. Além disso, refletem sobre a linguagem e sua relação com as subjetividades subalternizadas, incluindo a questão da deficiência e da sexualidade. A coletânea apresenta uma abordagem crítica e provocadora, buscando desconstruir paradigmas sociais e culturais contemporâneos em relação a gênero e sexualidades dissidentes nas artes e na literatura. Os textos oferecem uma leitura perspicaz e reflexiva, abrindo espaço para novas linguagens e debates acerca da diversidade e multiplicidade de existências no mundo atual.

 

 

Sobre os organizadores

 

Djalma Thürler – É especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (Espanha). Investigador Pleno do CULT – Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura, da UFBA, Investigador Associado do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura e Investigador Colaborador do ILCML – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto (Portugal). É diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br/). Possui estágio de Pós-Doutoramento em Literatura e Crítica Literária pela PUC São Paulo. É Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Associado II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Letras com estudos nas áreas de Literatura Brasileira e Teatro (UFF), Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Bacharel em Artes Cênicas e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). É Vice-Coordenador do NuCuS – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade (UFBA) e atual Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II – Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da CAPES. Integrante dos GTs Homocultura e Linguagens (ANPOLL), Arte y Política (CLACSO), Gênero, Violências, Cultura, Interseccionalidade e(m) Direitos Humanos (CONINTER). E-mail: djalmathurler@uol.com.br.

 

Marcus Antônio Assis Lima – Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, mestre em Comunicação e Sociabilidade (UFMG), doutor em Estudos Linguísticos (UFMG). Fez estágios pós-doutorais em Media & Communications, no Goldsmiths College, Londres (2013-2014) e em Linguagens e Representações, na UESC (2018). É Coordenador do GT Homocultura & linguagens da ANPOLL (2021-2023) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde é Professor Pleno, atuando ainda na Graduação em Jornalismo. E-mail: malima@uesb.edu.br.

 

Paulo César García – Licenciado em Letras Vernáculas | UCSal, Mestre em Teoria da Literatura | UFPE, Doutor em Literatura área de concentração: Teoria literária | UFSC, atua como Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia | UNEB, no curso de licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural do Departamento de Linguística, Literatura e Artes Dellartes – Campus II | UNEB. É pesquisador do GT da ANPOLL Homocultura e Linguagens, do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade – NuCus da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também, é pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Intersexualidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto (UP), em Portugal. Publicou o livro Representações do homoerotismo na literatura; Homocultura e Linguagens; Intersexualidades Interseccionalidades: saberes e sentidos do corpo. Concluiu estágio Pós-doutoral no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Lida com as seguintes linhas de pesquisa: Estudos de Gênero e identidades sexuais na literatura; Teoria e Crítica literárias; Literatura, produção cultural e modos de vida. E-mail: pgarcia@uneb.br.

 

 

Participam da coletânea

 

Amanda Nunes do Amaral

Ari Lima

Claudicelio Rodrigues da Silva

Emerson Ian Souza Soares

Lucas Teixeira Costa

Marcelo Nogueira

Marcus Lobo

Olinson Coutinho Miranda

Sobre os Autores:
Djalma Thürler -

Marcus Assis Lima -

Paulo César García -

Formas de Pagamento