Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Crítica e Teoria Literária
Literatura Infantil e Juvenil em Diálogo com Outras Artes
Diana Navas , Eliane Galvão, Maurício Silva .
ISBN: 978-85-7591-732-9
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

 

Sinopse:

Neste livro, o leitor encontra um conjunto de estudos que evidenciam o avanço do campo de investigação da literatura infantil e juvenil quanto às materialidades de livros para crianças e jovens, apontando delineamentos teóricos e metodológicos fundamentais a pesquisadores da área. Ao abordar “materialidades”, Literatura infantil e juvenil em diálogo com outras artes marca o avanço necessário de discussões frente a livros em que a escolha da ilustração ou do tamanho das folhas não é algo menos importante para sua relação com o leitor. A criatividade de artistas plásticos das mais diversas tendências estéticas, em nosso tempo, surge nas imagens, na gramatura do papel, na distribuição dos caracteres ou no próprio formato do livro como elementos de significação da obra literária. Ler, para crianças e jovens, passa pelo manuseio do objeto, pelo toque, pelo brincar com livros que os convidam a essa interação. 

As análises deste livro, voltadas à arte realizada nas obras para crianças e jovens, convidam mediadores de leitura à ampliação de referências literárias, bem como a uma instrumentalização para poderem abarcar um rico e vasto conjunto literário propício à formação de leitores.

 

Sobre os organizadores

 

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira é doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Câmpus de Assis/SP. Suas pesquisas direcionam-se para as áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Atua como professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP, Câmpus de Assis-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa: Leitura e Literatura na Escola (UNESP-Assis/SP); Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor (UTFPR-Curitiba/PR); RELER – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC-Rio/RJ). E do Grupo de Trabalho “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil”, junto a ANPOLL.

 

Diana Navas é licenciada em Letras, mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, e doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo. Atua com professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Suas pesquisas recentes centram-se na literatura juvenil, mais especificamente, na materialidade do livro e sua potencialidade narrativa. Desenvolve, em parceria com pesquisadoras portuguesas e espanholas, investigações sobre o livro-objeto, preferencialmente, endereçado a crianças e jovens.

 

Maurício Silva possui doutorado e pós-doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas, pela Universidade de São Paulo; é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Nove de Julho (São Paulo) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Literatura e Crítica Literária na PUC (São Paulo); atuou como pesquisador da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (2012 a 2013) e como pesquisador-residente da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (2016-2017); é autor de livros diversos.

 

 

Participam da coletânea

 

Adriana Pedrassa Prates

Alice Atsuko Matsuda

Alice Áurea Penteado Martha

Ana Margarida Ramos

Ângela Cogo Fronckowiak

Diana Navas

Eliane Galvão

Fernando Teixeira Luiz

Francisco Cláudio Alves Marques

Gustavo Henrique Alves de Lima

Haline Nogueira da Silva Domingues

Lia Cupertino Duarte

Maria Auxiliadora Baseio

Maria Zilda da Cunha

Maurício Silva

Priscila Miranda Caetano

Rosane Cardoso

Rosiene Almeida Souza Haetinger

Sobre os Autores:
Diana Navas - é licenciada em Letras, mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, e doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo. Atua com professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Suas pesquisas recentes centram-se na literatura juvenil, mais especificamente, na materialidade do livro e sua potencialidade narrativa. Desenvolve, em parceria com pesquisadoras portuguesas e espanholas, investigações sobre o livro-objeto, preferencialmente, endereçado a crianças e jovens.

Eliane Galvão - Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira é doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Câmpus de Assis-SP, onde atua como professora na graduação e pós-graduação. Membro dos Grupos de Pesquisa: Leitura e Literatura na Escola (UNESP); Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor (UTFPR); RELER – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC-Rio); Ensino e Linguagem (UFRN); e EnLIJ – Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas (UERJ). Compõe o GT “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil”, junto a ANPOLL, como vice-coordenadora.

Maurício Silva - possui doutorado e pós-doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas, pela Universidade de São Paulo; é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Nove de Julho (São Paulo) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Literatura e Crítica Literária na PUC (São Paulo); atuou como pesquisador da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (2012 a 2013) e como pesquisador-residente da Biblioteca

Formas de Pagamento