Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Aprendizagem Desenvolvimental e Atividade de Estudo
Andréa Maturano Longarezi, Natalya Vladimirovna Repkina, Roberto Valdés Puentes, Vladimir Vladimirovich Repkin .
ISBN:  978-85-7591-731-2
Formato: 16x23 | Acabamento: Brochura
Páginas: 16x23 | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 54,60

Abordagem na Perpectiva do Sistema Elkonin-Davidov-Repkin

De R$ 78,00

Sinopse:

O presente livro representa uma pequena amostra do trabalho em parceria que os membros do Gepedi realizaram com dois dos principais representantes do sistema de Aprendizagem Desenvolvimental na Ucrânia, Natalya V. Repkina, psicóloga, professora universitária e diretora do Laboratório de Apren-dizagem Desenvolvimental de Lugansk, e Vladimir V. Repkin, fundador da teoria nesse país, vice-presidente da Associação Internacional de Aprendizagem Desenvolvimental desde sua criação em 1996 e autor de obras teóricas e didáticas de grande relevância científica e prática.

___________________________________________________________________________

Os autores

 

Andréa Maturano Longarezi (Brasil) – Pós-doutora em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, (2018). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' – Campus de Araraquara (2001). Mestre em Educação – Metodologia do Ensino- pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e graduada em Ciências Sociais (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Araraquara (1992). Tem experiências na educação básica e no ensino superior, desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos processos de aprendizagem-desenvolvimento e formação docente. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – FACED/UFU, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas e na graduação. Coordenadora do GEPEDI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente e da Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática.

 

Natalya V. Repkina (Ucrânia) – Candidata em Ciências Psicológicas, Professora Associada do Departamento de Psicologia, Universidade Nacional de Lugansk, Ucrânia. Suas áreas de interesse científico são a psicologia da atividade de estudo dos alunos, o diagnóstico do desenvolvimento dos componentes da atividade de estudo e a aprendizagem desenvolvimental segundo o sistema  de D.B. Elkonin - V.V. Davidov - V.V. Repkin.

 

Roberto Valdés Puentes (Brasil/Cuba) – Graduado em Educação com doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e Pós-doutorado na Universidade de Granada, Espanha (2013). É Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e Pesquisador Produtividade Mineiro (PPM). É coordenador do Gepedi – Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente.

 

Vladimir Vladimirovich Repkin (Ucrânia) – Formado no ensino superior em duas especialidades: professor de língua russa em 1947 (Maykop, Rússia) e psicólogo em 1957 - no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia da Universidade de Moscou. Concluiu seu doutorado em Ciências Psicológicas, em 1966, na Universidade Estadual de Moscou, sob a orientação de P. I. Zinchenko. Em 1963, criou e liderou o grupo de pesquisa de Kharkiv de aprendizagem desenvolvimental. É coautor do sistema de aprendizagem desenvolvimental e autor de um conjunto de livros didáticos para a língua russa.

Sobre os Autores:
Andréa Maturano Longarezi - Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (2017). Doutora em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara (2001), mestre em Educação - Metodologia do Ensino - pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e graduada em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara (1992). Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem, na formação docente e, em especial, na formação continuada de professores em serviço. Atualmente, é professora associada da Faced/UFU, atuando como membro do corpo permanente do PPGED; consultora ad hoc do CNPq e da Capes; editora-chefe da revista Obuchenie - Revista de Didática e Psicologia Pedagógica; membro da diretoria da Revista Educação e Filosofia; membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Formação de Professores; da Revista Itinerarius Reflectionis, entre outras. Coordena o Gepedi - Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, da UFU, e é membro do GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica, da USP/SP. Participou na condição de coordenadora de projeto do Programa Observatório da Educação (Capes) e, atualmente, desenvolve pesquisa dentro do Programa Pesquisador Mineiro - PPM X - Fapemig. Dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática/Editora Edufu e coordena a Série Ensino Desenvolvimental/Editora Edufu. Temas de estudo: processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento; didática desenvolvimental; formação de professores e desenvolvimento profissional docente; pesquisa-formação; intervenção didático-formativa; teoria da atividade; e psicologia histórico-cultural.
E-mail andrea.longarezi@gmail.com

Natalya Vladimirovna Repkina -

Roberto Valdés Puentes - Graduado em Educação, com doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Granada, Espanha (2013). É professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e Pesquisador Produtividade Mineiro (PPM). É coordenador do Gepedi - Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática/Editora Edufu e coordena a Série Ensino Desenvolvimental.
E-mail: robertopuentes@faced.ufu.br

Vladimir Vladimirovich Repkin -

Formas de Pagamento