Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Linguística na Educação Básica
Noadia Íris da Silva, Rafael Dias Minussi.
ISBN: 978-85-7591-654-4
Formato: 14 x 21  | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 58,80

De R$84,00

Sinopse:

É propósito desta coletânea de textos  ajudar os estudantes do ensino superior, os professores da Educação Básica e os professores do Ensino Superior, principalmente aqueles que trabalham diretamente com a formação de professores, a refletir sobre a BNCC e sobre os currículos, a fim de criar estratégias para a valorização dos professores e dos conhecimentos já adquiridos pelos alunos, a combater o preconceito linguístico, a entender o contexto pandêmico  que deixou marcas duradouras em nosso sistema de ensino, a melhorar as aulas de gramática e utilizar os multiletramentos em favor do processo de aprendizagem, apesar da estrutura deficitária presente nas escolas de todo o Brasil, fruto de políticas ineficazes e descomprometidas com a educação. Que apesar de todas as mazelas educacionais, possamos formar cidadãs e cidadãos autônomos e críticos, para eles possam buscar e lutar por um país e um mundo melhores.

 

 

Sobre os organizadores:

 

Noadia Íris da Silva Professora do Ensino Fundamental I nas redes oficiais de ensino das cidades de Recife e do Cabo de Santo Agostinho – PE e docente das disciplinas Língua Portuguesa e Redação no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio da Escola Parque do Recife (2012). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco com período de estudos na Universidade do Minho, Portugal (2016). Atua como professora de disciplinas do núcleo profissionalizante do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UFRPE/UAST, dentre as quais: Prática de Ensino de Língua Materna, Estágio Supervisionado e Alfabetização e Letramento. Membro do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino da Universidade Federal do Agreste Pernambucano -NUPEDE/UFAPE e do Grupo Internacional em Políticas, Práticas e Gestão da Educação da Universidade de Pernambuco – GIPPGE/UPE. Coordenadora da Comissão de Linguística na Educação Básica da Associação Brasileira de Linguística – Abralin (2020). Desenvolve e orienta pesquisas em Linguística Aplicada com foco nos seguintes temas: 1) Formação Inicial e Continuada do Professor, 2) Alfabetização e Letramento, e, 3) Eixos de Ensino de Língua Materna. E-mail: noadia.silva@ufrpe.br

 

Rafael Dias Minussi É professor do Departamento de Letras da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e da pós-graduação em Letras da UNIFESP. Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português e Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Doutor em Letras também pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: GREMD (Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída) da USP e do LabLinC (Laboratório de Linguagem e Cognição) da UNIFESP. É membro do LabLinC da EFLCH da UNIFESP e do The Word Lab (Universidade de Lisboa). Seu projeto atual tem como objetivo investigar a formação dos blends em comparação com os compostos, tendo como metodologia a realização de testes experimentais para investigar o processamento dessas palavras. Os principais temas de interesse são: Processamento de Palavras, blends, Ensino de Gramática pela Metodologia da Aprendizagem Ativa, Morfologia Distribuída, Teoria Gerativa, Sintaxe das línguas naturais, Estrutura argumental, Nominalizações, Nomes Compostos.

 

 

Participam da coletânea

 

Aline Maria dos Santos Pereira

Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva

Déborah Cristina Pereira de Souza

Eloisa Pilati

Emerson Pietri

Jônatas Nascimento de Brito

Leonor Werneck dos Santos

Miguel Oliveira Jr

Mircéa Cândida Ferreira

Moacir Natércio Ferreira Junior

Mônica Tavares Orsini

Raquel Meister Ko. Freitag

Roxane Rojo

Sávio Siqueira

Thalita Cristina Souza-Cruz

Vilma Cristina Barbosa de Souza Lopes

Sobre os Autores:
Noadia Íris da Silva -

Rafael Dias Minussi -

Formas de Pagamento