Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Para Sair do Pós-Moderno
Maria Sílvia Cintra Martins.
ISBN: 978-85-7591-735-0
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 55,30

Questões de Poética, de Ética e de Linguagem 

Henri Meschonnic

DE R$ 79,00

Sinopse:

Se este livro é "para" , é porque ele é contra. Contra o cúmulo inimaginável de clichês culturais que formam a massa dos academicismos, das ideias recebidas sobre o que seria moderno e do que não seria, e sobre o que teria ultrapassado a modernidade (não sabemos mais quantos sentidos tem essa palavra) e que chamam de pós-modernidade. Então, pode-se perguntar de onde e como seria possível fazer essa crítica, de onde e como poderíamos rir e compartilhar essa risada. A comédia aqui é aquela da seriedade. É a farsa do pensamento. E, muito bem, a crítica vem do poema, que nos ensina a rir do signo, ela vem do contínuo corpo-linguagem que nos ensina a rir das diversas formas do descontínuo. É essa loucura de rir da loucura que não é vista como uma loucura, pois ela própria se leva tanto a sério, que chegam a levá-la a sério. Por isso tudo, vocês estão convidados para essa risada. Não conheço nada de mais sério.Sobre o autor

 

Henri Meschonnic foi linguista, poeta e tradutor francês. Aprendeu o hebraico em serviço militar na Guerra da Algéria, em 1960, o que veio a fazer parte de suas iniciativas da tradução e retradução da Bíblia para a língua francesa, assim como forneceu subsídios para sua teorização em torno do ritmo. Foi professor na Universidade de Lille, e participou, ao lado de intelectuais como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Jean-François Lyotard da criação do Centro Universitário Experimental de Vincennes. Lecionou Linguística e Literatura na Universidade Paris VIII. Faleceu em 2009.

 

Sobre a tradutora

 

Maria Sílvia Cintra Martins é professora sênior do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. É líder do Grupo de Pesquisa LEETRA – “Linguagens em Tradução” e pesquisadora PQ/CNPq. Atua nos Programas de Pós-Graduação PPGL/UFSCar e LETRA/USP. Vem desenvolvendo há cerca de dez anos pesquisa em torno da obra de Henri Meschonnic, e, recentemente,organizou a obra Henri Meschonnic – ritmo, historicidade e a proposta de uma teoria crítica da linguagem, Mercado de Letras 2022, edição digital e 2023, edição impressa.

Sobre os Autores:
Maria Sílvia Cintra Martins - É escritora, tradutora e professora sênior do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. Atua nos programas de pós-graduação PPGL/UFSCar e LETRA/USP. É pesquisadora PQ 2 e líder do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq). Tem vários livros publicados pela Mercado de Letras: Oralidade, escrita e papéis sociais na infância (2008), Letramento, interdisciplinaridade e multiculturalismo no Ensino Fundamental de nove anos (2012), Literatura, cultura e direitos de indígenas em época de globalização (2014) e Saussure e o Curso de Linguística Geral (2014). No momento, dedica-se à tradução para o português, da obra Pour sortir du postmoderne, do linguista e tradutor francês Henri Meschonnic.

Formas de Pagamento