Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Educação e Vida
Patrícia Lima Martins Pederiva.
ISBN: 978-85-7591-734-3
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Enraizamentos na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski

 

 

Sinopse:

É um livro feito com muita dignidade e que defende o pluralismo de ideias e dos fundamentos científicos. É, de fato, uma obra criativa, que aguça a imaginação e propõe um novo olhar sobre a materialidade objetiva, a fim de projetar um novo mundo com o pensamento e a imaginação, e com muita liberdade para fazer pedagogias e pesquisas em educação. Ao olhar para os estudos feitos, e sua relação conceitual e epistêmica com a teoria histórico-cultural, nota-se que emerge no Brasil uma “Escola de Vigotski”. Uma escola fundada em uma peculiar forma de ver o mundo, dentro da sua integralidade, sem fragmentar e excluir nenhuma das partes que constituem a realidade multifacetada. Inaugura-se uma escola que curiosamente comporta em si a potência da arte e a doçura da ciência. Essa escola revela, através das pesquisas presentes nesse livro, a crença nas possibilidades ilimitadas de criação do ser humano e dos modos de fazer educações, de fato fazendo uma consolidação teórica que pode reverberar na iluminação de práticas educativas humanizadoras. Do mesmo modo, os estudos apontam que a pesquisa em educação necessita avançar, através da superação dos seus limites epistemológicos e metodológicos que já não respondem mais às problematizações científicas, culturais e pedagógicas da atualidade.

 

 

Sobre a organizadora

 

Patrícia Lima Martins Pederiva é PhD em Educação, pelo Departamiento de Psicologia Evolutiva y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid, España; Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Professora do PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB; Coodenadora do GEPPE- Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas; Pesquisadora de Teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski.

 

 

Participam da coletânea

 

Alessandra Marques Possebon

Ana Paula de Medeiros Ferreira

Andréia Pereira de Araújo

Augusto Charan Alves Barbosa Gonçalves

Carla Patrícia Carvalho de Amorim

Daiane Aparecida Araújo de Oliveira

Daniela Barros

Daniele Nunes Henrique Silva

Edson César Marques Filho

Fabrício Santos Dias de Abreu

Jacy Alice Grande Odani

João Marcelo Intini

Joelma Carvalho Vilar

Maria Aparecida Camarano Martins

Murilo Silva Rezende

Roberto Ricardo Santos de Amorim

Saulo Pequeno

Sheyla Gomes de Almeida

Tatiane Ribeiro Morais de Paula

Sobre os Autores:
Patrícia Lima Martins Pederiva - Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1987); Especialização em Execução Musical pela Universidade de Brasília (2000); Mestrado em Educação (Ensino-aprendizagem) pela Universidade Católica de Brasília (2005); Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009/ Escola, Aprendizagem e Trabalho Pedagógico); Pós-Doutorado no Departamiento de Psicologia Evolutiva y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid, España; Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Professora do PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB na Linha de Pesquisa EAPS (Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade na Educação), no Eixo de Pesquisa de Processos de Escolarização; Coodenadora do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas(Certificado pelo CNPq); Atuou como professora pesquisadora no Centro UnB Cerrado, da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás de 2015 à 2017; Estudiosa da Perspectiva Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski. Tutora do PET Educação da FE/UnB/ORCI.

Formas de Pagamento