Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Ebooks
Machado de Assis e John Milton
Miriam Piedade Mansur Andrade.
ISBN: 978-85-7591-656-8
Formato: ePub | Acabamento: Ebook
Páginas: ePub | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Diálogos Pertinentes

 

Ebook disponivel para leitura gratuitamente programa CAPES/PROAP

Sinopse:

Link para o Download do Ebook:

https://drive.google.com/file/d/1-xZwda0dytNED9BJwtczy9htTRjLegf4/view?usp=drive_link

Quais são as grandes questões da Literatura Comparada ontem e hoje? O viés comparatista foi posto em primeiro plano e revolvido, ao longo do século XX, por vertentes teóricas, as mais diversas, as quais contribuíram para desestabilizar noções, até então homogêneas e cristalizadas. Seguiram-se veredas divergentes que caracterizavam a aproximação de textos no universo comparatista em termos de assimetria, assincronia textual, afinidades eletivas.

Neste livro, as fricções críticas e as fissões teóricas se encontram numa conversação permanente, mantendo suas características e suas contribuições distintas. Essa cena vasta e complexa é percorrida por Miriam Mansur, professora adjunta da Faculdade de Letras da UFMG, em Machado de Assis e John Milton: diálogos pertinentes. Tendo como pano de fundo o panorama sempre móvel da leitura de Machado e de Milton, Miriam Mansur realiza uma importante revisão do legado crítico dos autores e privilegia os diálogos possíveis e sem precedentes entre as duas obras.

A arquitetura deste livro se ordena em quatro capítulos interrelacionados: o acróstico teórico ideia (intertextualidade, destinerrância, eleição de precursores, ironia, afinidade eletiva), a recepção crítica dos dois autores, a presença e a ausência na forma de diálogos pertinentes. O texto final do livro sublinha os liames entre encontros e desencontros, entre estilo e conteúdo, entre traços indeléveis e rastros a percorrer. Por fim, o que é exposto de forma clara e amiúde nesta obra de muitos méritos revolve em torno da afirmação que Milton é mais um nome na lista de “reminiscências de leitura do Bruxo do Cosme Velho”. Luiz Fernando Ferreira Sá

 

 

Sobre a autora

 

Miriam Piedade Mansur Andrade – Doutora em Letras – Estudos Literários, pela FALE/UFMG, com pós-doutorado CAPES/PNPD/POSLIT/FALE/UFMG. Professora Adjunta da área de Letras da Faculdade de Letras/UFMG, atuando no ensino da Língua Inglesa e na Literatura Inglesa, com ênfase nos estudos das obras de William Shakespeare e John Milton em diálogos com textos de escritores ingleses, norte-americanos e brasileiros do século XIX.

Sobre os Autores:
Miriam Piedade Mansur Andrade - Miriam Piedade Mansur Andrade – Doutora em Letras – Estudos Literários, pela FALE/UFMG, com pós-doutorado CAPES/PNPD/POSLIT/FALE/UFMG. Professora Adjunta da área de Letras da Faculdade de Letras/UFMG, atuando no ensino da Língua Inglesa e na Literatura Inglesa, com ênfase nos estudos das obras de William Shakespeare e John Milton em diálogos com textos de escritores ingleses, norte-americanos e brasileiros do século XIX.

Formas de Pagamento