Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Atitudes Investigativas
Célia Zeri de Oliveira, Helenice Joviano Roque-Faria, Kleber Aparecido da Silva.
ISBN: 978-85-7591-674-2
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Sobre as Práticas de Estágio Supervisionado

 

Sinopse:

A composição deste livro, portanto, nasce da inspiração ocorrida em um congresso internacional sobre o ensino de língua portuguesa em que, no âmbito do  simpósio temático denominado Estágio com pesquisa, professores-supervisores e orientadores do Estágio Curricular Supervisionado nas Licenciaturas em Letras partilharam e discutiram os experiências e propostas desenvolvidas sob o arcabouço da legislação vigente no Brasil acerca  da sistematização dos estágios docentes em nível de licenciatura e de pós- graduação. De acordo com Mia Couto (2021, p. 4) “Tudo em nós é feito de trocas, travessias e viagens. Fomo-nos dissolvendo nos outros de tal modo que existimos mais fora do que dentro de  nós mesmos”.  Nestas nossas trocas, por  vezes, por intermédio das memórias registradas em nossos diários de campo das experiências didático-pedagógicas e por meio da investigação da  própria prática, encontramos as resoluções para a problemática dos estágios supervisionados no chão da sala de aula.

 

 

Sobre os Organizadores

 

Celia Zeri Oliveira – Licenciada em Letras – Português e Inglês pela Faculdade de Educação de Alta Floresta (1999), Mestre em Línguas e Culturas pela Universidade de Aveiro (2005), Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Aveiro (2015). Atualmente é professora adjunta na área de ensino-aprendizagem de línguas na Licenciatura em Letras e na Pós- Graduação em Letras na UFPA/ILC/FALE/PPGL. Atuou como docente no ensino básico tendo ensinado por 12 anos, no ensino fundamental e médio, nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa. Leciona no ensino superior principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente, Gêneros Textuais/discursivos, Letramentos, Estágio Supervisionado. Os seus interesses de pesquisa são em formação e desenvolvimento profissional docente, letramentos e multiletramentos, formação de leitores na perspectiva histórico-cultural, estudo dos gêneros textuais.

 

Kleber Aparecido da Silva – Professor associado 1 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) desde 2009, onde leciona disciplinas do curso de Letras Português do Brasil como Segunda Língua e no Programa de Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e no Programa de Pós-Graduação em Letras  da Universidade Federal de Tocantins – Campus de Porto Nacional. É Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto). É Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; em Linguística pela UFSC. É Pós-Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Linguística Aplicada pela Pennylvania State University/EUA.  É coordenador do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL). Suas áreas de interesse em pesquisa incluem gênero, raça e educação linguística; língua(gem), discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e formação crítica de professores de línguas; teorias e pedagogias críticas e práticas decoloniais na produção de conhecimentos.

 

Helenice Joviano Roque-Faria – Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT-Cáceres/MT. Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC/Minas). Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio Doce em Língua Portuguesa/Inglesa (1998) e Universidade do Federal de Mato Grosso – Língua Espanhola (2011). Tem como foco de pesquisa as Políticas de Formação Docente em âmbito Inicial e Contínua(Língua Portuguesa), Formação e Letramento Racial, Literatura Racial e Leituras Semióticas. É membro do Grupo de “Estudos Críticos e Avançados em Linguagem” – GECAL CNPq/UnB. Administradora do canal educativo no You Tube palavrasEMmovimento.

 

 

Participam da coletãnea:

 

Berenice Lurdes Borssoi

Denise Rosana da Silva Moraes

Érica Danielle Silva

Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva

Jailma Bulhões Campos

Lúcia Gracia Ferreira

Márcio Oliveiros Alves da Silva

Mateus Mello

Marisa Fernandes

Maria Isabel Borges

Neluana Leuz de Oliveira Ferragini

Roselane Duarte Ferraz

Rosana Nunes Alencar

Sobre os Autores:
Célia Zeri de Oliveira - Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Aveiro (2015), Mestre em Línguas e Culturas pela Universidade de Aveiro (2005). Atualmente é professora adjunta na área de Ensino-aprendizagem de línguas na UFPA, ILC, FALE. Tem experiência  docente no ensino básico tendo ensinado por  12 anos no ensino fundamental e médio nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa, atua no ensino superior  principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente, Gêneros Textuais, discursivos, Letramentos,  Estágio Supervisionado. É líder do Grupo de Pesquisas: Letramentos, Identidades e Diversidades.

Helenice Joviano Roque-Faria - É Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat, Cáceres), Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio Doce em Língua Portuguesa/Inglesa (1998) e Universidade do Federal de Mato Grosso - Língua Espanhola (2011). Atualmente, atua na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat/Sinop, MT) com as disciplinas Leitura e Produção de Textos e Linguística Geral. Tem como foco de pesquisa as Políticas de Formação Docente em Língua Portuguesa, especialmente em contexto de Mato Grosso. É membro do Grupo de “Estudos Críticos e Avançados em Linguagem” certificado pelo CNPq/UnB.

Kleber Aparecido da Silva - É licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp.  Foi coordenador do "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência" (PIBID - Letras), no triênio 2011-2013 e 2014-2016. É professor adjunto 3 do curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua, PBSL) do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) e da Universidade Aberta do Brasil - UnB. É professor e orientador do curso de pós-graduação (Mestrado/Doutorado/Pós-Doutorado) em Linguística (PPGL) da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem publicado artigos em diversos periódicos e em livros de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no Brasil quanto no exterior. É o vice-presidente do Grupos de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste, no biênio 2014-2016. É o líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Críticos e Avançados em Linguagem", certificado e aprovado pelo CNPq e pela UnB.

Formas de Pagamento