Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Ebooks
Ensino de Línguas e Violência[Ebook]
Mayara Mayumi Sataka , Valdir Heitor Barzotto, Viviane Cabral Bengezen.
ISBN: 978-85-7591-716-9
Formato: ePub | Acabamento: Ebook
Páginas: ePub | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Ebook disponibilizado por meio do Programa Capes / Proap

Sinopse:

Link para Download:

https://drive.google.com/file/d/1kh_L0pp4Ghs0rMaGOnu76DIm7tNn6kFG/view?usp=sharing

Esta coletânea reúne debates realizados no Ciclo de Colóquios do PPGEL em 2021, acerca do ensino das línguas quechua, guarani, espanhol, português e inglês, ligados a experiências vividas no Peru, na Argentina, na Colômbia e no Brasil. Considerando o fato de que a língua oficial desses países (ou a língua estrangeira obrigatória nas escolas) é a língua dos colonizadores, e que todas as centenas de línguas dos povos originários são rechaçadas, invisibilizadas ou proibidas, cada capítulo contribui para a construção de um caminho para delinear a relação entre ensino de línguas e violência. Este livro é o resultado desses debates, das pesquisas em torno do tema, das análises e do estreitamento dos laços acadêmicos interinstitucionais e internacionais.

Todos os textos deste livro são permeados pela tensão entre o ensino de línguas e a violência, escritos por pesquisadores, docentes e profissionais cujas agendas são dedicadas a provocações e problematizações das práticas normalizadas e estabelecidas.

 

 

Sobre os organizadores

 

Viviane Cabral Bengezen é professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL do Instituto dos Estudos da Linguagem – IEL da Universidade Federal de Catalão – UFCAT. É doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2017) e desenvolveu parte de seus estudos de doutorado na Universidade de Saskatchewan, no Canadá, com bolsa do Programa Futuros Líderes das Américas (Emerging Leaders in the Americas Program – ELAP). Ela ministra cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de formação antirracista de professores de línguas, ensino e aprendizagem de inglês, português como língua adicional e português para estudantes indígenas. É parecerista do periódico Teaching and Teacher Education e também vice-líder do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores - GPNEP. Tem publicado artigos e capítulos de livros na área de Estudos da Linguagem, Formação de Professores de línguas e Pesquisa Narrativa. E-mail: vbengezen@ufcat.edu.br

 

Valdir Heitor Barzotto é Professor Titular da Faculdade de Educação da USP (2019). Pós-doutorado na Universidade Paris 8, Laboratoire d´études romanes, équipe de linguistique des langues romanes, Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire (2010) – bolsa FAPESP. Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) – bolsa CAPES, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris – França, 1996-1997) - bolsa CNPq. Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) - bolsa CAPES. Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988). Graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). Ministra, desde 2001, as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização e Leitura e Produção de Textos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. E-mail: barzotto@usp.br.

 

Mayara Mayumi Sataka é, atualmente, professora susbstituta de Português e Espanhol no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), câmpus Ituiutaba. Está finalizando seu doutorado no Programa  de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), na Universidade Estadual Paulista «Júlio de Mesquita Filho» (UNESP), câmpus Araraquara. É mestra pelo mesmo programa e mesma instituição. Concluiu Especialização em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É também licenciada e bacharela em Letras (português/espanhol/inglês) pela UNESP/FCL, câmpus Araraquara. Seus interesses atuais dizem respeito aos estudos de ensino e aprendizagem de línguas, formação de professoras, pesquisa narrativa e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

 

 

Participam da coletânea

 

Andrey Castiblanco, mestrado em filosofia pela Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá.

 

Antônio Fernandes Júnior, doutor em Letras/Estudos Literários pela Unesp.

 

Daniel Rudas-Burgos, doutorando em antropologia e educação na Teachers College, Universidade de Columbia na cidade de Nova York.

 

Giovanni Martins, graduado e licenciado em letras Português e Japonês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP.

 

Irene Izilda da Silva, Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP. Pós-Graduanda em Relações Étnico Raciais e Afroindígenas pela UCAM/RJ.

 

Kauê Uematsu de Oliveira, mestrando em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

 

Mariano Dubin, pesquisador da Universidad Nacional de La Plata e da Universidad Pedagógica Nacional na Argentina.

 

Raquel Costa Guimarães Nascimento, mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão.

 

Roxana Quispe-Collantes, professora, pesquisadora e acadêmica peruanana Universidade Nacional de San Marcos.

 

Valeska Virgínia Soares Souza, doutora em Linguística Aplicada pela UFMG

Sobre os Autores:
Mayara Mayumi Sataka - é, atualmente, professora susbstituta de Português e Espanhol no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), câmpus Ituiutaba. Está finalizando seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), na Universidade Estadual Paulista «Júlio de Mesquita Filho» (UNESP), câmpus Araraquara. É mestra pelo mesmo programa e mesma instituição. Concluiu Especialização em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É também licenciada e bacharela em Letras (português/espanhol/inglês) pela UNESP/FCL, câmpus Araraquara. Seus interesses atuais dizem respeito aos estudos de ensino e aprendizagem de línguas, formação de professoras, pesquisa narrativa e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Valdir Heitor Barzotto - É Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da USP, onde ministra as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Alfabetização e Leitura e Produção de Textos para a graduação e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. É também professor no Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa do DLCV/FFLCH/USP. Tendo como área de concentração a Análise do Discurso, dedica-se à análise de textos produzidos em contexto escolar, incluída aí a universidade, de textos midiáticos e de trabalhos que versam sobre variedades linguísticas. É mestre e doutor em Linguística pela UNICAMP com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França). Fez Pós-doutorado na Universidade Paris 8. Coordenou pela FE/USP o projeto Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa Procad/NF/Capes –, desenvolvido em parceria com a UFMA e a UERN. Organizou livros sobre leitura, escrita, ensino de língua portuguesa, formação de professores e mídia. É presidente de honra da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL), entidade que organiza o Fórum Acadêmico de Letras- FALE, do qual foi um dos criadores e da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), entidade que organiza o Fórum Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedgogia/Fiped. É um dos criadores e organizadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FE/USP, bem como do Seminário Leitura e Produção no Ensino Superior. Integrou a diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB. É co-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (Geppep).

Viviane Cabral Bengezen - é professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL do Instituto dos Estudos da Linguagem – IEL da Universidade Federal de Catalão – UFCAT. É doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2017) e desenvolveu parte de seus estudos de doutorado na Universidade de Saskatchewan, no Canadá, com bolsa do Programa Futuros Líderes das Américas (Emerging Leaders in the Americas Program – ELAP). Ela ministra cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de formação antirracista de professores de línguas, ensino e aprendizagem de inglês, português como língua adicional e português para estudantes indígenas. É parecerista do periódico Teaching and Teacher Education e também vice-líder do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores - GPNEP. Tem publicado artigos e capítulos de livros na área de Estudos da Linguagem, Formação de Professores de línguas e Pesquisa Narrativa. E-mail: vbengezen@ufcat.edu.br

Formas de Pagamento