Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
A Pesquisa em Acervo da Escolas e da Educação
ISBN: 978-85-7591-710-7
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 48,30

De por R$69,00

Sinopse:

Link para o Ebook:

https://drive.google.com/file/d/16qQfElWItX2VSqdFJS5FZOpsBKS6fZUQ/view

Este livro é o resultado da reunião de experiências bem sucedidas de pesquisa e organização de acervos da escola e da educação. Explora o conhecimento e as estratégias de preservação de fontes para a história da educação produzidos na prática de enfrentamento dos desafios oferecidos por esta tarefa. A iniciativa vem somar novos estudos sobre as singularidades da preservação da história e da memória educacional do país à discussão que esta área já acumula atualmente. Trata-se de contribuição para ampliar as discussões acerca do contínuo envolvimento da pesquisa em história da educação com a localização, processamento e disponibilização de fontes. Aos organizadores importou apresentar a variedade de conceitos e de perspectivas que animam a atuação junto aos diferentes acervos e, assim, reconhecer que nessa área há questões sem resposta única. Atrativo principal deste livro, o panorama que oferece das práticas em curso na organização de acervos de escolas e da educação presta conta dos des

 

 

Sobre os organizadores:

 

André Luiz Paulilo – Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, é professor no Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, coordenador da Linha de Pesquisa Educação e História Cultural do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma Universidade e pesquisador do Centro de Memória da Educação, onde lidera o Programa de Pesquisas e Estudos de História da Educação (PROEPHE-CME/FE/Unicamp). É bolsista produtividade do CNPq-CA-ED-História da Educação.

 

Joaquim Tavares da Conceição – Pós-Doutorado em Educação, realizado no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado, junto a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com bolsa de Pós-Doutorado Sênior do CNPq. Doutor em História (UFBA), Mestre em Educação (UFS), graduado em História (UFS). Professor Titular da UFS. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Coordenador do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS.

 

Lorena de Oliveira Souza Campello – Doutora em História Social pela USP. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – História Ambiental (PRODEMA – UFS). Licenciada em História pela UFS. Membro do GETELL – Grupo de Pesquisa em Estudos de texto, leitura e linguagem (IFS). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Coordenadora do Laboratório de História (Campus Estância-IFS). E-mail: lorena.campello@ifs.edu.br.

 

Participam da coletânea

 

André Dalben

André Luiz Paulilo

Aristela Arestides Lima

Carmen Lucia Soares

Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros

Dóris Bittencourt Almeida

Eliane Peres

João Paulo Gama Oliveira

Joaquim Tavares da Conceição

Lorena de Oliveira Souza Campello

Formas de Pagamento