Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente - vol. 1
Adail Sebastião Rodrigues-Júnior.
ISBN: 978-85-7591-706-0
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 65,80

ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS

Volume 1

De R$94,00

Sinopse:

Link Para o Ebook:

https://drive.google.com/file/d/1qxflnoRdp0juClWGsZWs88qHS1rBGwZg/view?usp=sharing

Esta obra, organizada em forma de uma Coletânea, em dois volumes, é composta por capítulos que versam sobre a análise das políticas educacionais, do Estado neoliberal e dos ataques à democracia. Assumindo uma posição crítica, os(as) autores(as) apontam para a necessária resistência e luta em defesa de uma educação socialmente comprometida com um mundo mais justo.  As relações entre o Estado neoliberal e as políticas educacionais é tema de discussão ao longo da história educacional no Brasil e no mundo. Considerando a ascensão de governos extremistas e as ofensivas contra a democracia e a escola pública, essas discussões têm sido cada vez mais importantes para o entendimento do tempo presente. Somado a esses elementos também se destaca a situação da Pandemia da Covid-19, vivenciada em todo o mundo, sobretudo entre os anos de 2019 a 2021, em que as instituições educacionais foram obrigadas a paralisarem suas atividades presenciais e ofertarem um formato de ensino que ficou conhecido por “ensino não presencial”, ou “ensino remoto”, em grande parte auxiliado por tecnologias da informação e comunicação.

 

 

Sobre as organizadoras

 

Raquel Aparecida Souza – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). Mestre em Educação (UFU); Especialista em educação continuada e a distância (UnB) e Graduada em Pedagogia (UFU). Professora adjunta do curso de pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais (NEPEHD), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho Docente: Políticas e Práticas Educacionais (NUFORPE). Editora adjunta da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD) no período de 2019 até os dias atuais.

 

Leonice Matilde Richter – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFU, com Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho/PT. Mestre em Educação (UFU) e graduada em Pedagogia (UFU). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação no curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD). no período de 2017 até os dias atuais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis).

 

Vilma Aparecida Souza – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFU. Mestre em Educação (UFU) e graduada em Pedagogia (UFU). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação no Curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Editora adjunta da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD), no período de 2017 até os dias atuais. Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Práticas em Educação Especial (GEPEPES-UFU).

 

Participam da coletânea:

 

Amanda Melchiotti Gonçalves

Ana Karolina Sousa Silva

Antônio Gomes de Vasconcelos

Andréia Mello Lacé

Cosme Leonardo Almeida Maciel

Daniela Gomes do Nascimento

Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Dhyovana Guerra

Eduardo Danilo Ribeiro dos Santos Ravagnani

Fernanda de Moura Almeida

Geovana Ferreira Melo

José Conceição Silva Araujo

José Gaspar Rosa

Karla Fassio Franzin

Leonice Matilde Richter

Livia Silva de Souza

Lucia de Fatima Valente

Marcelo Bordin

Marina Ferreira de Souza Antunes

Maria Juliana Chaves de Sousa

Maria Simone Ferraz Pereira

Mariana Teixeira dos Santos

Rachel Galeno de Souza Oliveira Salton Pietroni

Raquel Aparecida Souza

Renata Manuelly de Lima Rego

Valdeney Lima da Costa

Vilma Aparecida Souza

Sobre os Autores:
Adail Sebastião Rodrigues-Júnior - Mestre em Linguística (2002) e doutor em Linguística Aplicada (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo desenvolvido pesquisa no campo da Sociolinguística Interacional e Umbanda (mestrado) e da Linguística Literária e Tradução (doutorado). Em 2012, realizou seu estágio pós-doutoral no Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Professora Leila Barbara, e afiliou-se ao Systemics Across Languages Research Group (SAL-Brasil). É professor Associado de tradução (Inglês-Português) da Universidade Federal de Ouro Preto e docente credenciado no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da mesma universidade, além de líder do Grupo de Estudos em Gramática Funcional (GGEF/UFOP), registrado no CNPq. No momento, seu foco de pesquisa está na investigação do papel das subordinadas adverbiais (expansões de intensificação) para a construção da identidade de personagens em discurso literário e de sujeitos sociais em discurso não literário. As palavras-chave que sintetizam seu universo acadêmico são: estudos gramaticais; gramática contrastiva; gramática sistêmico-funcional; tradução literária; interação social.

Formas de Pagamento