Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Memoriais
Culturas do Escrito, Educação e História
Ana Maria de Oliveira Galvão.
ISBN: 978-85-7591-633-9
Formato: 14 x 21  | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 58,10

Percursos de Formação e  de Atuação de Uma Professora/Pesquisadora de Universidades Públicas Brasileiras

De R$ 83,00

Sinopse:

Ana Maria, que em Belo Horizonte se tornou Aninha, saiu de longe para fazer seleção para o Mestrado em Educação da UFMG e nos encontramos. Já se passaram quase 30 anos e continuamos a nos encontrar.

Aprendemos juntas o trabalho coletivo quando, no grande grupo que fazia a disciplina Análise Crítica da Prática Pedagógica, discutíamos os trabalhos uns dos outros. Continuamos a aprender quando, no pequeno grupo, fazíamos orientação de projetos. Eram duas alunas, dois alunos, e eu era a supervisora desse encontro de discussão de leituras, de ideias e daquilo que seria primeiramente o projeto e depois a dissertação. Era um grupo diverso que sabia articular ideias e afetos. Uns se deixavam afetar pela ideia diversa, outros pelo jeito de ser.

Aninha não vinha do Nordeste, ela vinha de Pernambuco, do Recife, e nos ensinou, pacientemente, que não tinha sotaque. Todos tínhamos. Ela me ensinou o Recife e sua história colorida, com cheiro de maresia e Nossa Senhora dos Prazeres. Mas eu já amava Totônio Rodrigues, Tomásia e Rosa levada pelos versos de Manuel Bandeira. E fomos enlaçadas pela literatura em sua dissertação de mestrado. José Lins do Rego nos alegrava com suas frases e os memorialistas nos mostravam o quanto a memória nos agarra pelo pescoço. Se a escola era um ponto de encontro, a educação, como eu já compreendera, alcançava outras esferas.

E ela aprofundou a noção apenas esboçada para enxergar com lupa os sujeitos da educação e suas circunstâncias.

Na leitura inicial de seu Memorial, agora um livro que vai marcar seus leitores e leitoras, a primeira palavra que me ocorreu foi coerência. Eu, que já declarei ser uma metamorfose ambulante, me deslumbrei com a coerência naquela vida, que os atalhos não impediram de seguir uma linha. [Eliane Marta Teixeira Lopes]

 

Ana Maria de Oliveira Galvão é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestra (1994) e doutora (2000) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou estágio-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique, na França, pós-doutorado no PPGH/UFPE e estágio sênior/Capes na Northern Illinois University, Estados Unidos. Foi, ainda, investigadora visitante (Capes) na FCSH/Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Seus interesses concentram-se nas áreas de história da cultura escrita, história da educação e metodologia da pesquisa. É autora de diversos capítulos de livros, artigos em periódicos e livros.

Sobre os Autores:
Ana Maria de Oliveira Galvão - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, é mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e na pós-graduação. Realizou estágio-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), na França, e estágio sênior (Capes) na Northern Illinois University, Estados Unidos. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura Escrita e do Centro de Pesquisas em História da Educação (Gephe). Publicou diversos capítulos de livros, artigos em periódicos e livros, como Cordel: leitores e ouvintes (Autêntica, 2001); Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história (Mercado de Letras, 2009, em coautoria); História da cultura escrita: séculos XIX e XX (Autêntica, 2007, co-organização). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Formas de Pagamento