Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
A Clínica da Atividade e as Contextualizações Brasileiras
Eliane G. Lousada, Ermelinda Barricelli, Luzia Bueno .
ISBN: 978-85-7591-687-2
Formato: 14x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14x 21 | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 67,90

Debates e Perpectivas

 

De R$ 97,00

Sinopse:

Link da Versão Ebook:

https://drive.google.com/file/d/1efEtK2PWP1O_yoCTQGarKo2pU4d1os_J/view

Ao tratar da relação entre trabalho e saúde, os teóricos que aderem à clínica da atividade afirmam, com frequência, que o fundamental é o cuidado com o ofício, em todas as suas instâncias, pessoal, impessoal, transpessoal e interpessoal. Em outros termos, frente ao dilema frequente entre o cuidar das pessoas e o cuidar do trabalho, não têm dúvida de que é o segundo que deve ser privilegiado, pois sabem que a saúde se perde nos meios profissionais quando o ofício deixa de ser objeto de cuidados necessários. Assim, ao constatar que, entre os estudos apresentados nesta coletânea, prevalece o cuidado com o ofício em suas múltiplas dimensões, a única conclusão possível é a de que sua essência reside no esforço em favorecer a saúde nos contextos de trabalho, o que, sem dúvida, vem ao encontro de uma necessidade premente da nossa sociedade.

 

 

Sobre as organizadoras:

 

Eliane G. Lousada (USP) – Eliane Gouvêa Lousada, mestre e doutora (sob orientação de Anna Rachel Machado) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela (PUC-SP), é Docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da Universidade de São Paulo (USP). Foi professora e orientadora na Universidade de Guelph, Canadá, na área de Didática do Francês como língua segunda/estrangeira. Bolsista de Produtividade CNPq-2, é líder dos grupos de pesquisa ALTER-CNPq e ALTER-AGE-CNPq e coordenadora do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH-USP para o francês. Tem experiência em orientação e publicações nas áreas de ensino-aprendizagem de gêneros textuais, elaboração e análise de material didático para o ensino de línguas, letramento acadêmico e formação e desenvolvimento de professores, com base no Interacionismo Sociodiscursivo e em algumas das Ciências do Trabalho.

 

Ermelinda Maria Barricelli (USF) – Ermelinda M. Barricelli é Coordenadora e Professora no curso de Graduação em Pedagogia da Universidade São Francisco. É Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) com financiamento CAPES na mesma Instituição. Possui graduação em Letras e em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na linha Linguagem e Educação pela PUC-SP sob orientação de Anna Rachel Machado, realizou estágio doutoral no Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris (CNAM) sob supervisão de Yves Clot. Possui Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP. É membro do Grupo de pesquisa ALTER-AGE-USP. Suas pesquisas focam, especialmente, o trabalho docente na Educação Infantil.

 

Luzia Bueno (USF) – Luzia Bueno é professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Atuando na linha de Educação, linguagens e processos interativos, desenvolve e orienta pesquisas sobre letramento, ensino de gêneros textuais e formação de professores. É formada em Letras e Ciências Sociais, com mestrado em Linguística Aplicada pela Unicamp (sob orientação de Angela Kleiman), doutorado em Linguística aplicada pela PUC-SP (sob orientação de Anna Rachel Machado), com estágio de doutorado na Universidade de Genebra, sob orientação de Jean-Paul Bronckart.

 

 

Participam da coletânea:

 

Ana Carla Armaroli (UFF)

Anise d'Orange Ferreira (UNESP)

Anselmo Lima (UTFPR)

Camila das Graças Zucareli de Souza (USF)

Claudia Osorio da Silva (UFF)

Daniel Faïta (Aix-Marseille-Université)

Daniela Dias dos Anjos (USF)

Eliane G. Lousada (USP)

Elisandra Maria Magalhães (UECE)

Ermelinda Maria Barricelli (USF)

Fábio de Oliveira (IPS)

Fernanda Spanier Amador (UFRGS)

Jesio Zamboni (UFES)

Kátia Diolina (USF)

Katia Kostulski (CNAM)

Luciana Albuquerque (UFF)

Luzia Bueno (USF)

Maria Carolina Castro Oliveira (USF)

Maria Elizabeth Antunes Lima

(Centro Universitário Novos Horizontes)

Maria Elizabeth Barros de Barros (UFES)

Raquel Guimarães Soares (UFMG)

Renata Bastos Ferreira Antipoff (IFMG, OP)

Rosangela Maria de A. Camarano Leal (UFSJ)

Rozania Maria Alves de Moraes (UECE)

Sobre os Autores:
Eliane G. Lousada - Eliane G. Lousada (USP) – Eliane Gouvêa Lousada, mestre e doutora (sob orientação de Anna Rachel Machado) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela (PUC-SP), é Docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da Universidade de São Paulo (USP). Foi professora e orientadora na Universidade de Guelph, Canadá, na área de Didática do Francês como língua segunda/estrangeira. Bolsista de Produtividade CNPq-2, é líder dos grupos de pesquisa ALTER-CNPq e ALTER-AGE-CNPq e coordenadora do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH-USP para o francês. Tem experiência em orientação e publicações nas áreas de ensino-aprendizagem de gêneros textuais, elaboração e análise de material didático para o ensino de línguas, letramento acadêmico e formação e desenvolvimento de professores, com base no Interacionismo Sociodiscursivo e em algumas das Ciências do Trabalho.

Ermelinda Barricelli - Graduada em Letras e em Pedagogia, Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na linha Linguagem e Educação pela PUC-SP, e Doutorado pelo mesmo programa na linha Linguagem e Trabalho, realizou estágio doutoral no Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris (CNAM). Possui Pós Doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp. É membro do Grupo de pesquisa ALTER-Age / USP. Atua como Professora em curso graduação e pós-graduação lato sensu e como Professora-pesquisadora vinculada a projetos de instrumentos de avaliação e a elaboração de prescrições governamentais na Fundação VUNESP.

Luzia Bueno - Luzia Bueno (USF) – Luzia Bueno é professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Atuando na linha de Educação, linguagens e processos interativos, desenvolve e orienta pesquisas sobre letramento, ensino de gêneros textuais e formação de professores. É formada em Letras e Ciências Sociais, com mestrado em Linguística Aplicada pela Unicamp (sob orientação de Angela Kleiman), doutorado em Linguística aplicada pela PUC-SP (sob orientação de Anna Rachel Machado), com estágio de doutorado na Universidade de Genebra, sob orientação de Jean-Paul Bronckart.

Formas de Pagamento