Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Explosão Cultural
Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi, Denise Silva, Carlos Vinicius da Silva Figueiredo, Mario Cezar Silva Leite .
ISBN: 978-85-7591-634-6
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 59,50

Interface dos Estudos (de Língua e Linguagnes)

Em Contextos e Ambientes Complexos

DE R$85,00

Sinopse:

Link para Download:

https://drive.google.com/file/d/1-HRsEuWOwhCZTqoYRGGVF-sf4sqEiWyg/view

A construção da obra Explosão cultural materializa a multiplicidade teórica e cultural que compõe o vasto campo de atuação dos estudos lingüísticos e literários. Esta obra é a tentativa de lançar-nos nas malhas dessa saudável poética de incertezas, dos interrogantes, do salto no vazio eloquente das verdades colocadas em cheque por pesquisadores que se movem na fronteira, nas ruínas das próprias línguas. Afinal, reflexões são como poéticas, inquietadoras, paradoxais, que têm desconcertado os que se debruçam sobre elas dando-lhes uma sensação de vertigem que somente grandes pensadores e/ou grandes artistas podem provocar.

Os diversos textos que compõe este volume somam os esforços de pesquisadores que procuram contribuir com a pesquisa nacional, demonstrando a importância da cultura nas diferentes áreas dos estudos de linguagens. Não obstante, os conteúdos que transbordam as linhas deste livro, tocam a ferida aberta da ciência brasileira que precisa cada vez mais de cuidados.

Assim, esperamos que os leitores também possam se encontrar nas entrelinhas dos artigos aqui apresentados e novos percursos sejam construídos pelo poder da explosão cultural.

 

 

Sobre os organizadores

 

CARLOS VINÍCIUS DA SILVA FIGUEIREDO – Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Campus Dourados. Doutorado em LETRAS pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com pesquisa realizada na Texas University em Austin - Estados Unidos. Mestrado em LETRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduação em LETRAS pela UFMS/CPTL. Magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério – CEFAM - JALES. Integrante do Programa de Estágio Brasil-Canadá em Educação Profissional e Pesquisa Aplicada em parceria com a Association of Canadian Community Colleges (ACCC) com período de estudos no Institute of Arts and Technology do Seneca College (Toronto - Canadá). Tem experiência na área de Gestão Escolar e de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Estudos Culturais e Estudos da Subalternidade, atuando principalmente nos seguintes temas: subalternidade, intelectual, literatura, Clarice Lispector e Gloria Anzaldúa. Atualmente é Diretor Geral do IFMS Campus Dourados.

 

DENISE SILVA – Licenciada em Pedagogia (2004) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestrado em Letras (2009) também pela UFMS, e Doutorado (2013) e Pós-doutorado (2016) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Pós- doutorado em Sociolinguística pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018) e Pós-doutorado em Estudos Culturais pela UFMS (2020). Tem experiência na assessoria linguística e pedagógica em cursos de formação inicial e continuada de professores indígenas e na produção de material didático para ensino de línguas em contextos complexos. É uma das fundadoras do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi - 2012) e ocupa o cargo de presidente da instituição. Atualmente é Professora Visitante do Programa de Pós- Graduação em Letras da FACALE/UFGD. E-mail para contato: denisemiranda83@gmail.com

 

GICELMA DA FONSECA CHACAROSQUI TORCHI – Possui graduação em Licenciatura Em Letras Português Literatura Brasil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Pós-doc pelo ECCO, UFMT (2020). Atualmente é professora adjunta com dedicação exclusiva da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, semiótica, arte e literatura comparada. Atualmente é Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFGD.

 

MÁRIO CEZAR LEITE – Escritor e crítico literário. É professor Titular do Departamento de Letras/IL da Universidade Federal de Mato Grosso.Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e estágio de Pós doutoramento em Estudos de Literaturas Comparadas no DLCV, FFLCH, da Universidade de São Paulo (2005-2006), sob a supervisão de Benjamin Abdalla Jr.; Estágio Pós-doutoral em Memória Social e Bens Culturais (fev.2016-fev.2017), no PPG em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE, Canoas-RS, sob a supervisão de Zilá Bernd. Foi um dos criadores do Programa em Estudos de Linguagem/IL/UFMT (2003). Também foi um dos criadores do Programa em Estudos de Cultura Contemporânea-ECCO/UFMT (2007) onde atua como professor-orientador nas Linhas de Pesquisa Poéticas Contemporâneas e Epistemes Contemporâneas. Com ênfase em Letras e interdisciplinaridade atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura de Mato Grosso, oralidade e mitos, Pantanal, imaginário, identidades e regionalismo, questões culturais e identitárias na América Latina.

 

 

Participam da coletânea:

 

Adélia Maria Evangelista Azevedo

Ademar Vilhalva

Adriana Sales

Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo

Carlos Vinícius da Silva Figueiredo

Cesar Augusto Silva da Silva

Daiane Oliveira da Silveira

Daniel Valério Martins

Daniele Cristina Avelino Feitosa

Denise Silva

Francielle Vascotto Folle

Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi

Lidiane Martins

Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho

Marcelo Pires Dias

Marcia Regina do Nascimento Sambugari

Maria Roseli Castilho Garbossa

Mário Cezar Leite

Marlucia Mendes da Rocha

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Raquel da Silva Lopes

Renata de Melo Gomes

Rogério Zaim-de-Melo

Ronaldo Henrique Santana

Ruan Rocha Mesquita

Vera Lucia Harabagi Hanna

Washington Cesar Shoiti Nozu

Sobre os Autores:
Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi - Possui graduação em Licenciatura em Letras Português Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atuou como Coordenadora de Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD (2015/2019). É Professora com Dedicação Exclusiva/Associada II da UFGD. Atuando no Mestrado de Letras e Pós-doutorado pelo ECCO / UFMT.
E-mail: gicelmatorchi@ufgd.edu.br

Denise Silva - Licenciada em Pedagogia (2004) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestrado em Letras (2009) também pela UFMS, e Doutorado (2013) e Pós-doutorado (2016) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Pós- doutorado em Sociolinguística pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018) e Pós-doutorado em Estudos Culturais pela UFMS (2020). Tem experiência na assessoria linguística e pedagógica em cursos de formação inicial e continuada de professores indígenas e na produção de material didático para ensino de línguas em contextos complexos. É uma das fundadoras do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi - 2012) e ocupa o cargo de presidente da instituição. Atualmente é Professora Visitante do Programa de Pós- Graduação em Letras da FACALE/UFGD. E-mail para contato: denisemiranda83@gmail.com

Carlos Vinicius da Silva Figueiredo - Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Campus Dourados. Doutorado em LETRAS pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com pesquisa realizada na Texas University em Austin - Estados Unidos. Mestrado em LETRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduação em LETRAS pela UFMS/CPTL. Magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério – CEFAM - JALES. Integrante do Programa de Estágio Brasil-Canadá em Educação Profissional e Pesquisa Aplicada em parceria com a Association of Canadian Community Colleges (ACCC) com período de estudos no Institute of Arts and Technology do Seneca College (Toronto - Canadá). Tem experiência na área de Gestão Escolar e de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Estudos Culturais e Estudos da Subalternidade, atuando principalmente nos seguintes temas: subalternidade, intelectual, literatura, Clarice Lispector e Gloria Anzaldúa. Atualmente é Diretor Geral do IFMS Campus Dourados.

Mario Cezar Silva Leite - Escritor e crítico literário. É professor Titular do Departamento de Letras/IL da Universidade Federal de Mato Grosso.Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e estágio de Pós doutoramento em Estudos de Literaturas Comparadas no DLCV, FFLCH, da Universidade de São Paulo (2005-2006), sob a supervisão de Benjamin Abdalla Jr.; Estágio Pós-doutoral em Memória Social e Bens Culturais (fev.2016-fev.2017), no PPG em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE, Canoas-RS, sob a supervisão de Zilá Bernd. Foi um dos criadores do Programa em Estudos de Linguagem/IL/UFMT (2003). Também foi um dos criadores do Programa em Estudos de Cultura Contemporânea-ECCO/UFMT (2007) onde atua como professor-orientador nas Linhas de Pesquisa Poéticas Contemporâneas e Epistemes Contemporâneas. Com ênfase em Letras e interdisciplinaridade atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura de Mato Grosso, oralidade e mitos, Pantanal, imaginário, identidades e regionalismo, questões culturais e identitárias na América Latina.

Formas de Pagamento