Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Ebooks
História das Indústrias Culturais em Minas Gerais
ISBN: 978-85-7591-677-3
Formato: Epub | Acabamento: Digital
Páginas: Epub | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

Ebook Gratuito 

Sinopse:

Link para o e-book (formato Epub):

https://drive.google.com/file/d/1mq7o8MKV__32Jnw52LT6sTXf-WBslR5D/view?usp=share_link

Os artigos desta coletânea exibem a existência de uma “indústria cultural” em Minas Gerais desde os fins do século XIX. Por certo, era uma “indústria” em muitos aspectos precária, diante de um mercado consumidor ainda bastante limitado, mas nem por isso inexistente. De maneira mais geral, extrapolando os limites de Minas Gerais, há uma formidável bibliografia brasileira sobre a história social da cultura que autoriza afirmações nesse sentido. Pesquisas sobre o mercado dos livros e outros impressos, por exemplo, revelam não apenas a simples existência desse setor desde o século XIX, bem como a sua integração internacional já naquela época.

De maneira semelhante, pesquisas sobre os espetáculos teatrais, operísticos ou circenses no século XIX, sempre de modo mais evidente depois da sua segunda metade, também revelam a crescente expansão das dimensões econômicas na oferta dessas atividades, bem como o fluxo de companhias e artistas entre a Europa e o Brasil.20 No Rio de Janeiro, em particular, a imprensa local registrou repetidamente a partir de meados do século XIX a "febre de fortuna" que parecia afetar a cena teatral da cidade no período. Empresários bem-sucedidos nesse ramo eram frequentemente criticados por serem apenas "capitalistas", isto é, "homens de negócios", cuja motivação residia não no amor às letras ou às artes, como idealizavam críticos e intelectuais, mas sim no "amor ao lucro".

 

Sobre o organizador

 

Cleber Dias é Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Grupo de Pesquisa em História do Lazer. É autor de artigos e livros sobre o assunto, dentre os quais, “Esportes nos confins da civilização: Goiás e Mato Grosso, c. 1866-1936” (Editora 7 letras, 2018) e “Epopeias em dias de prazer: uma história do lazer na natureza, 1779-1838” (Editora da UFG, 2013).

 

 

Participam da coletânea:

 

Alice Demattos Guimarães

Ana Flávia Machado

Caroline Bertarelli Bibbó

Cleber Dias

Daniel Venâncio de Oliveira Amaral

Gabriel Vaz de Melo

Georgino Jorge de Souza Neto

Igor Maciel da Silva

Jackeline Duque de Moraes Lisboa

João Martins Nogueira Junior

Luciano Pereira da Silva

Marcelo Magalhães Godoy

Maria Cristina Rosa

Marina Fernandes Braga Nakayama

Murilo de Assis Borges Junior

Rodrigo Cavalcante Michel

Rogério Othon Teixeira Alves

Rosana Danielle Xavier

Sarah Teixeira Soutto Mayor

Vinicius Morais Silveira Hosken

Vitor Lucas de Faria

Formas de Pagamento