Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Línguas e Literaturas na Fronteira Sul - Volume 1
Aline Cassol Daga Cavalheiro, Cláudia Andrea Rost Snichelotto, Cleusa Inês Ziesmann , Demétrio Alves Paz, Márcia Adriana Dias Kraemer.
ISBN: 978-85-7591-650-6
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2023 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 82,60

Reflexões Linguísticas e 

Diálogos na Educação 

DE R$ 118,00

Sinopse:

Para adquirir esse livro em versão ebook clique no link abaixo:

https://www.mercadodeletras.store/linguas-e-literaturas-na-fronteira-sul---volume-1-reflexoes-linguisticas-e---dialogos-na-educacao-e-book/p

Línguas e Literaturas na Fronteira Sul: reflexões linguísticas e diálogos na Educação é uma obra em defesa da diversidade linguística e cultural do Sul fronteiriço, com o intuito de potencializar a valorização do português, do espanhol e de todos os idiomas e culturas. Pretende-se, por meio de seus escritos, ampliar o intercâmbio de conhecimentos, a valorização da diversidade das múltiplas línguas e linguagens e do seu estudo. Espera-se, também, que o livro seja um espaço de discussão acerca da formação inicial e continuada de docentes; da elaboração de estratégias de ensino direcionadas aos estudantes cuja língua materna não é o português; da promoção de atividades de divulgação e de valorização das culturas de povos e países representados na comunidade acadêmica; do aprimoramento científico e da difusão de ações de pesquisa, de ensino e de extensão, com viés nas ciências da língua, da linguagem  e da educação; bem como da integração entre ensino superior e ensino básico, a partir da interação de seus partícipes.

 

Sobre os organizadores

 

Márcia Adriana Dias Kraemer – Professora de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora (2013) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestra (2003) em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Graduada (1999) em Letras (UEM); Estágio Pós-doutoral (2019-2020) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Coordenadora dos Projetos de Pesquisa Estudos Dialógicos e Práticas de Linguagem em Educação (EDIPLE/GELLI/UFFS/CNPq) e Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA(UFFS/UEL/CNPq).

 

Aline Cassol Daga Cavalheiro – Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na área de Língua Portuguesa. Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada – NELA, da UFSC; vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI) e membro do Grupo de Pesquisa Lingua(gem), discurso e subjetividade (UFFS). Integra também o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Estudos Dialógicos da Linguagem: contribuições para pesquisas em Linguística Aplicada nos contextos escolares e não escolares (UNIOESTE).

 

Demétrio Alves Paz – Professor Associado 2 de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo (RS). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS (2011) e estágio de Pós-Doutorado em Letras pela UFRGS (2015). Atua na área de Literatura, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura afro-brasileira, Ensino de Literatura, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil e Teoria da Literatura.

 

Cláudia Andrea Rost Snichelotto – Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora (2009) e Mestre (2002) em Linguística, área de concentração Sociolinguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras Português e respectivas Literaturas (1993), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua na área de Linguística, com ênfase na interface da Sociolinguística Variacionista com o Funcionalismo Linguístico, nos seguintes temas: variação, mudança, gramaticalização, ensino e marcador discursivo. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Sociolinguísticos e Interfaces da UFFS.

 

Cleusa Inês Ziesmann – Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijui). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia/Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva – GEPEI.

 

 

Participam da coletânea

 

Alan Ricardo Costa

Aline Cassol Daga Cavalheiro

Amanda Eloina Scherer

Ana Carolina T. Pinto

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves

Andréia Cristina de Souza

Andréia Inês Hanel Cerezoli

Angelise Fagundes

Antonio Marcos Myskiw

Caroline Mallmann Schneiders

Cássia Ferri

Cláudia Andrea Rost Snichelotto

Cleusa Inês Ziesmann

Clóvis Alencar Butzge

Demétrio Alves Paz

Eliana Merlin Deganutti de Barros

Francisco Paiva das Neves

Gabriel Fischer Lottermann

Isabel de Oliveira e Silva Monguilhot

Javier Eduardo Silveira Luzardo

Jeize de Fátima Batista

João Carlos Rossi

Joaquim Dolz

Joselma Noal

Karoliny Correia

Leoné Astride Barzotto

Márcia Adriana Dias Kraemer

Márcia Cristina Greco Ohuschi

Marcus Vinicius Liessem Fontana

Margarida da Silveira Corsi

Maria José Laiño

Marilene Aparecida Lemos

Pablo Lemos Berned

Pamela Tais Clein Capelin

Rafael Timmermann

Rafael Zeferino de Souza

Raquel Gomes Chaves

Rejane Cavalheiro

Roselaine de Lima Cordeiro

Saulo Gomes Thimoteo

Stélio Torquato Lima

Suziane da Silva Mossmann

Tatiana Gritti

Sobre os Autores:
Aline Cassol Daga Cavalheiro - Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na área de Língua Portuguesa. Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada – NELA, da UFSC; vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI) e membro do Grupo de Pesquisa Lingua(gem), discurso e subjetividade (UFFS). Integra também o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Estudos Dialógicos da Linguagem: contribuições para pesquisas em Linguística Aplicada nos contextos escolares e não escolares (UNIOESTE).

Cláudia Andrea Rost Snichelotto - Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora (2009) e Mestre (2002) em Linguística, área de concentração Sociolinguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras Português e respectivas Literaturas (1993), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua na área de Linguística, com ênfase na interface da Sociolinguística Variacionista com o Funcionalismo Linguístico, nos seguintes temas: variação, mudança, gramaticalização, ensino e marcador discursivo. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Sociolinguísticos e Interfaces da UFFS.

Cleusa Inês Ziesmann - Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijui). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia/Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva – GEPEI.

Demétrio Alves Paz - Professor Associado 2 de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo (RS). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS (2011) e estágio de Pós-Doutorado em Letras pela UFRGS (2015). Atua na área de Literatura, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura afro-brasileira, Ensino de Literatura, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil e Teoria da Literatura.

Márcia Adriana Dias Kraemer - Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013), Bolsa Capes, na área de Linguagem e Educação, linha Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens; Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, Bolsa Capes (2019-2020). Mestre em Letras, com concentração em Linguística Aplicada (2003), e Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza, no Departamento de Linguística, Letras e Artes. Desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área de Linguística Aplicada, com o estudo de práticas discursivas de letramentos em contexto escolar/acadêmico e com foco no ensino e na aprendizagem, bem como na formação inicial e continuada de professores.
E-mail: marcia.kraemer@uffs.edu.br

Formas de Pagamento