Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Ebooks
Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil
Ariane Ranzani, Hermes Talles dos Santos Brunieri, Maria Sílvia Cintra Martins, Sandra Regina Buttros Gattolin.
ISBN: 978-85-7591-647-6
Formato: 00 | Acabamento: Brochura
Páginas: 00 | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

A Literatura Como Eixo Transversal em Projetos de Letramento 

 

Pré-lançamento

Sinopse:

Link para download do ebook(Formato Epub):

https://drive.google.com/file/d/1yyi22BKCTTOxZ6RfS2USK7qxKN6ACrRK/view?usp=share_link

Link para download do ebook para Kindle(Formato Mobi):

https://drive.google.com/file/d/1Lvb0Gn4989BF5J0tgu6xlbnS-hYCsy2b/view?usp=share_link

Como professores e pesquisadores vinculados à Universidade Federal de São Carlos (SP) e à Secretaria Municipal de Educação deste município, propomos, aqui, a literatura como eixo transversal em projetos de letramento interdisciplinares na Educação Infantil. Vemos, nas mais diversas expressões literárias, o potencial de mobilizar, tanto as diferentes linguagens, como diferentes temáticas, sejam a resolução de problemas, a história e a geografia, as questões étnico- raciais, entre outras. Tratamos, ainda, de oferecer – pensando particularmente naqueles (as) professores (as) que atuam nesse segmento primordial da Educação – por um lado, a oportunidade da reflexão a respeito de diferentes temáticas que atravessam o cotidiano da Educação Infantil; por outro lado, a oportunidade do acompanhamento de relatos de práticas de pesquisa e de sala de aula, entendendo, de resto, a íntima relação entre teoria e prática, entre prática educacional e pesquisa, e visualizando os(as) professores(as) como constantes pesquisadores que, ao se darem conta desse seu papel, poderão mais e mais sistematizar sua pesquisa e aprimorar, com isso, sua prática educacional.

 

SOBRE OS ORGANIZADORES

 

Ariane Ranzani é professora da rede municipal de Educação Infantil de São Carlos/ SP. É pesquisadora do Grupo LEETRA (CNPq) e autora da tese “Atividades de letramento na Educação Infantil: o trabalho com a literatura como elo entre as modalidades oral e escrita”. Foi formadora e supervisora do PNAIC/UFSCar, formadora no CeFPE/São Carlos/SP, vice-coordenadora, tutora  e professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil”.

 

Hermes Talles dos Santos Brunieri é professor adjunto do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É membro do grupo de pesquisa LEETRA (CNPq). Atua nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua portuguesa, ensino gramatical, formação de professores e formação por áreas do conhecimento. Atuou como professor no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).

 

Maria Sílvia Cintra Martins é professora sênior do Departamento de Letras/ UFSCar. É pesquisadora PQ/CNPq e líder do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq). É autora de “Oralidade, escrita e papéis sociais na infância” (PNBE) e do aplicativo “A caça ao tigre-de-Bengala e outros animais em extinção’’, entre diversas outras publicações. Atuou como coordenadora e professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).

 

Sandra Regina Buttros Gattolin é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Suas áreas de interesse em pesquisa são a educação linguística crítica, a formação de professores de língua estrangeira, a avaliação em língua estrangeira e os letramentos críticos. Atuou como professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).

 

 

Participam da coletânea

 

Adriana Dantas da Costa

Aline Tomaz de Aquino

Carla Fernanda Florencio Lopes

Carla Renata de Souza

Dalgisa dos Santos Brito de Souza

Doriane Marinelli Rohrer

Eliane Françoso Tassim Salatino

Fabiana Giovani

Gabriela Maria Fornaciari

Heloisa A. Candido Miquelino

Joana D’Arc Moreira Leão

Lidiane Cristina Marques

Lilian Maria Carminato Conti

Luana Maria de Oliveira

Lucinéia Cândido Gonçalves

Maria Carolina Machado

Maria da Conceição Olimpio de Almeida

Maria Isabel Urbina Flores Loreti

Mariana de Oliveira Faria 

Mércia Fernandes Baques.

Natália Freire Bellentani

Raquel Moreira

Renata Aparecida Drape

Rosana Aparecida Moreira da Silva Paranhos

Samaira Bruna Nogueira Rodrigues

Sonia Maria Pinheiro

Tatiane Carmelita Diniz Javaroti Plaine

Valéria da Silva Gomes

Sobre os Autores:
Ariane Ranzani - Ariane Ranzani é professora da rede municipal de Educação Infantil de São Carlos/ SP. É pesquisadora do Grupo LEETRA (CNPq) e autora da tese “Atividades de letramento na Educação Infantil: o trabalho com a literatura como elo entre as modalidades oral e escrita”. Foi formadora e supervisora do PNAIC/UFSCar, formadora no CeFPE/São Carlos/SP, vice-coordenadora, tutora e professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil”.

Hermes Talles dos Santos Brunieri - Hermes Talles dos Santos Brunieri é professor adjunto do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É membro do grupo de pesquisa LEETRA (CNPq). Atua nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua portuguesa, ensino gramatical, formação de professores e formação por áreas do conhecimento. Atuou como professor no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).

Maria Sílvia Cintra Martins - No que diz respeito à tradução e à minha presunção de que “Lavoura Arcaica” dialogaria com a Filosofia, traduzindo, em formato literário, algo próprio às reflexões filosóficas, lembro que se trata de gêneros distintos do discurso e da escrita, em particular, já que o que diferencia, fundamentalmente, o texto filosófico do texto literário (mesmo no momento contemporâneo, de maior hibridização entre textos e gêneros) é sua forma de dizer, sua configuração rítmica e léxico-sintática, e não propriamente aquilo de que se fala, ou seja, o conteúdo presumido em cada caso, muito embora seja de se considerar polêmica qualquer separação entre forma e sentido. Pretendo, ao fim e ao cabo, contribuir para a ampliação do escopo dos Estudos de Tradução, com ênfase para a Tradução Literária, porém levando em conta a fertilidade que aparenta ter a epistemologia de caráter comparativo e teórico-prático – como a que exploro e proponho aqui – para os estudos da tradução intergenérica. Será bem-vinda, de resto, a receptividade que acaso houver da possibilidade de o campo de Estudos de Tradução vir a dialogar e contribuir com a Filosofia. Sobre a autora Maria Sílvia Cintra Martins é escritora, tradutora e professora sênior do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. Atua nos programas de pós-graduação PPGL/ UFSCar e LETRA/USP. É pesquisadora PQ 2 e líder do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq). Tem vários livros publicados pela Mercado de Letras: “Oralidade, escrita e papéis sociais na infância” (2008), “Letramento, interdisciplinaridade e multiculturalismo no Ensino Fundamental de nove anos” (2012), “Literatura, cultura e direitos de indígenas em época de globalização” (2014), “Saussure e o Curso de Linguística Geral” (2014) e “O Poder das Palavras” (2020). No momento, dedica-se à tradução para o português da obra “Langage, histoire, une même théorie”, do linguista, poeta e tradutor francês Henri Meschonnic.

Sandra Regina Buttros Gattolin - Sandra Regina Buttros Gattolin é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Suas áreas de interesse em pesquisa são a educação linguística crítica, a formação de professores de língua estrangeira, a avaliação em língua estrangeira e os letramentos críticos. Atuou como professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).

Formas de Pagamento