Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Crítica e Teoria Literária
Os Griôs Aportam na Escola
Marly Amarilha, Wagner Ramos Campos.
ISBN: 978-85-7591-627-8
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 59,50

Ler e Discutir Literatura Infantil Negra

No Ensino Fundamental 

Ilustrado 

R$85,00

Sinopse:

Este livro conta uma história feita de muitas histórias entrelaçadas em uma rede de sentidos. É a narrativa das aventuras vividas na escola por pesquisadores, uma professora e seus alunos quando estes se sentam juntos para ler literatura infantil negra. A mediação da leitura de literatura aparece aqui como mote que enseja a construção de uma proposta educacional democrática, antirracista e dialógica. O diálogo confronta os discursos consolidados sobre a formação do leitor com vozes historicamente silenciadas (aí incluídas as dos próprios aprendizes), que problematizam as relações étnico-raciais na educação brasileira. Publicado 19 anos após a promulgação da Lei 10.639/2003, o livro mostra como a literatura pode ser uma importante aliada na luta pela sua efetiva implementação. Os principais focos de atenção são: por um lado, construir saberes e metodologias que subsidiem o trabalho de mediação de leitura na escola e, por outro, os processos vivenciados pelos aprendizes quando entram em contato com os personagens negros e suas histórias. Os interlocutores privilegiados deste livro são professores e professoras da educação básica e todos aqueles envolvidos com a formação de leitores de literatura. Entretanto, pesquisadores também poderão encontrar caminhos para perguntas que estimulem o ensino da literatura, em qualquer nível em que ele ocorra.

 

 

SOBRE OS AUTORES

 

Wagner Ramos Campos é pesquisador do grupo de pesquisa interinstitucional “Ensino e Linguagem” – GPEL (CNPq/UFRN). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e licenciado em Letras – Língua Portuguesa/ Literaturas pela mesma universidade. Integrou o Programa de Licenciaturas Internacional da Capes (2010 - 2012), sendo também licenciado em Língua Portuguesa e Estudos Lusófonos pela Universidade de Coimbra, Portugal. Graduou-se em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense. É revisor de textos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possui formação na área de Design Instrucional para EaD. Publicou artigos e capítulos de livros tanto sobre o tema do ensino de literatura como sobre questões ligadas à produção de material didático para EaD.

 

 

Marly Amarilha é Ph.D. pela University of London. Possui mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciada em Letras, Português e Inglês, pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, atual Universidade Católica Dom Bosco. É professora titular colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde introduziu o Ensino de Literatura no Curso de Pedagogia. Coordena o grupo de pesquisa interinstitucional “Ensino e Linguagem” – GPEL (CNPq/UFRN). É autora dos livros “Estão mortas as fadas? Literatura Infantil e prática pedagógica (9ª ed.); Alice que não foi ao país das maravilhas: educar para ler ficção na escola, entre outros. Organizou e publicou pela Mercado de Letras: Educação e Leitura: desafios e criatividade; Educação e Leitura: novas linguagens, novos leitores. Coordena com seu grupo o Seminário Educação e Leitura – SEL, evento de abrangência nacional. É bolsista de produtividade do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Sobre os Autores:
Marly Amarilha - É Ph.D. pela University of London (1990). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Fundamentos e Política da Educação. Coordena o grupo interinstitucional “Ensino e Linguagem” (CNPq). Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Teoria da Leitura e Ensino de Literatura. Pesquisa os temas: leitura; linguagens; literatura; literatura infantil, educação fundamental; formação do leitor. Bolsista de Produtividade do CNPq. Autora de “Estão mortas as fadas? Literatura Infantil e prática pedagógica” (9ª reimp. 2012; Vozes); “Alice que não foi ao país das maravilhas: leitura crítica na sala de aula” (2006; Vozes). É editora da coleção Educação e Leitura, que já está no 5º volume. Tem artigos publicados na Inglaterra, França, Espanha e Brasil.

Wagner Ramos Campos - é pesquisador do grupo de pesquisa interinstitucional “Ensino e Linguagem” – GPEL (CNPq/UFRN). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e licenciado em Letras – Língua Portuguesa/ Literaturas pela mesma universidade. Integrou o Programa de Licenciaturas Internacional da Capes (2010 - 2012), sendo também licenciado em Língua Portuguesa e Estudos Lusófonos pela Universidade de Coimbra, Portugal. Graduou-se em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense. É revisor de textos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possui formação na área de Design Instrucional para EaD. Publicou artigos e capítulos de livros tanto sobre o tema do ensino de literatura como sobre questões ligadas à produção de material didático para EaD.

Formas de Pagamento