Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
As Historiadoras e o(s) Gênero(s) na Escrita da História Volume 1
Diogo Roiz, Rebeca Gontijo, Tânia Zimmermann.
ISBN: 978-65-86089-34-9
Formato: 16x23 | Acabamento: Brochura
Páginas: 16x23 | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 141,40

Pioneiras nos Estudos Históricos Brasileiros

DE R$ 202,00

Sinopse:

Como estrangeiro fiquei agradavelmente surpreso ao saber que houve tantas pioneiras no estudo da história brasileira. Foi uma boa ideia torná-las objeto desse ambicioso e minucioso estudo coletivo, remediando a negligência anterior de suas contribuições, combinando informações de uma ampla gama de fontes – especialmente memórias, autobiografias e entrevistas – e mostrando consciência dos problemas da escrita de biografias intelectuais. Os três volumes farão um trabalho de referência extremamente útil, bem como fornecerão material para responder à pergunta se as mulheres fizeram uma contribuição distinta, bem como uma contribuição significativa para o conhecimento histórico. Seria bom ver volumes semelhantes sobre as pioneiras femininas no estudo da história britânica, de Catherine Macaulay no século XVIII até hoje. Peter Burke

 

 

SOBRE A ORGANIZAÇÃO

 

Diogo da Silva Roiz é Professor Associado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e autor de O curso de Geografia e História da FFCL/USP e a constituição de um campo disciplinar em São Paulo (Alameda, 2020). Suas pesquisas tem se preocupado com a constituição do campo disciplinar da História no Brasil, a história de historiadores e historiadoras, a formação do ofício de historiador e a história da historiografia.

 

Rebeca Gontijo é Professora Associada do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do PROFHISTÓRIA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Autora de O velho vaqueano. Capistrano de Abreu (7 Letras, 2013).

 

Tânia Zimmermann é Professora Associada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e autora de Violência e gênero em notícias do Oeste Paranaense (Paco Editorial, 2012).

 

 

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

 

André Dioney Fonseca

Carlos Gabriel Guimarães

Daiane Machado

Eneida Ribeiro

Evergton Sales Souza

Horacio Gutiérrez

Ilsyane do Rocio Kmitta

João Fragoso

João José Reis

João Paulo Gama Oliveira

Jonas Rafael dos Santos

Karina Anhezini

Lina Gorenstein

Otávio Erbereli Júnior

Magali Gouveia Engel

Nádia Maria Weber Santos

Raquel Glezer

Renata Rosental Sancovsky

Tiago Alinor Hoissa Benfica

Wellington Castellucci

Sobre os Autores:
Diogo Roiz - é Professor Associado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e autor de O curso de Geografia e História da FFCL/USP e a constituição de um campo disciplinar em São Paulo (Alameda, 2020). Suas pesquisas tem se preocupado com a constituição do campo disciplinar da História no Brasil, a história de historiadores e historiadoras, a formação do ofício de historiador e a história da historiografia.

Rebeca Gontijo - é Professora Associada do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do PROFHISTÓRIA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Autora de O velho vaqueano. Capistrano de Abreu (7 Letras, 2013).

Tânia Zimmermann - é Professora Associada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e autora de Violência e gênero em notícias do Oeste Paranaense (Paco Editorial, 2012).

Formas de Pagamento