Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Contínuo Fala Escrita Na Escola
Andreia Quadrio, Hadinei Ribeiro Batista, Maria Cecília Mollica.
ISBN: 978-85-7591-610-0
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 32,20

 

De R$46,00

Sinopse:

Este livro focaliza eventos de pausa em fronteiras informacionais que não guardam paridade necessária com os intervalos sintáticos e descreve o efeito das variáveis em relação a episódios de silêncio na linguagem oral e sua representação na escrita. Busca verificar os fatores propulsores que explicam o preenchimento de fronteiras na fala e sua representação na escrita, as barreiras para sua implementação e as estratégias de não ruptura em fronteiras sintagmáticas, descartando a hipótese de quadro de disprosódia e de utilização anormal nos diferentes textos que circulam nas mídias sociais, na medida em que avança o entendimento acerca dos índices de marcação textual sob perspectiva do contínuo fala-escrita. Do ponto de vista aplicado, explicita a maneira como as pressões normativas e as agências de letramento inibem a consciência metalinguística do falante em relação à competência natural que se espera ver despertada na escola. Os autores da obra dispensam especial atenção à qualificação adequada do docente para os processos focalizados e assinalam os procedimentos esperados por parte do professor no que se refere ao conhecimento do perfil dos usuários e das condições de produção de material didático apropriado. A obra Continuo fala-escrita na escola oferece também ao leitor um rol de atividades pedagógicas, indicando-lhes as finalidades e as fases de aplicação no curso da escolarização.

 

Sobre as autoras

 

Andreia Cardozo Quadrio – Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS também pela UFRJ. Atua como professora de Língua Portuguesa e oferece formações para professores da área na Educação Básica. Como pesquisadora, trabalha com a relação Linguística e Ensino. Publica artigos científicos, capítulos de livros e livros em (co)autoria.

 

Hadinei Batista – Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais. Pós-doutor em Linguagem e Cognição pela Universidade de São Paulo (USP/2019). Doutor em Tecnologia e Inovação em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Desenvolve pesquisas sobre ensino de Língua Portuguesa, Linguística Teórica e Descritiva além de possuir trabalhos na interface Sociolinguística e Linguística de Corpus.

 

Maria Cecilia de Magalhães Mollica – Titular em Linguística da UFRJ. Atua no quadro permanente do PPLING e do PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como pesquisadora, desenvolve investigações sobre a linguagem humana em fronteiras do conhecimento e em investimentos aplicados. Sua contribuição é conhecida em artigos científicos, em capítulos de livros e em livros (co)autorais.

Sobre os Autores:
Andreia Quadrio - Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS também pela UFRJ. Atua como professora de Língua Portuguesa e oferece formações para professores da área na Educação Básica. Como pesquisadora, trabalha com a relação Linguística e Ensino. Publica artigos científicos, capítulos de livros e livros em (co)autoria.

Hadinei Ribeiro Batista - Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais. Pós-doutor em Linguagem e Cognição pela Universidade de São Paulo (USP/2019). Doutor em Tecnologia e Inovação em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Desenvolve pesquisas sobre ensino de Língua Portuguesa, Linguística Teórica e Descritiva além de possuir trabalhos na interface Sociolinguística e Linguística de Corpus.

Maria Cecília Mollica - Titular em Linguística da UFRJ. Atua no quadro permanente do PPLING e do PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como pesquisadora, desenvolve investigações sobre a linguagem humana em fronteiras do conhecimento e em investimentos aplicados. Sua contribuição é conhecida em artigos científicos, em capítulos de livros e em livros (co)autorais.

Formas de Pagamento