Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Projetos de Pesquisa em Análise do Discurso
Sílvia Mara de Melo.
ISBN: 978-85-7591-643-8
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 32,20

 

DE R$46,00

Sinopse:

Esta obra reúne projetos de pesquisas de professores pesquisadores em Análise do Discurso e irá atender boa parte de alunos egressos de variados cursos de graduação, tendo em vista que, a Análise do Discurso é uma teoria que desperta interesse de muitos campos de estudos. Sabemos que egressos dos cursos de Comunicação, Linguística, Letras, Artes, Cinema, Literatura, Direito e outros ao concluírem sua graduação, ainda apresentam dúvidas quando o assunto é elaboração de projetos de pesquisa, nesse sentido, esta obra tem em vista também sanar tal dificuldade.

 

Sobre as organizadora

 

Sílvia Mara de Melo – Pós-doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, PPGEL. Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá, UEM (1998), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Linguística e Filologia da Língua Portuguesa – UNESP – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara (2009). Atualmente é professora Associada II na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Faculdade de Comunicação Artes e Letras (FACALE). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nas áreas: análise do discurso, leitura e produção de textos, linguística. Integra o quadro de docentes do programa de pós-graduação em Letras da UFGD, área de Linguística e transculturalidade; Estudos de Linguagem e Discurso. É membro do grupo do estudos LEDIF-Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos, coordenado pelo prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes, da Universidade Federal de Uberlândia. Coordena o Grupo de Estudos Linguagem e Discurso (GELDI) na Universidade Federal da Grande Dourados. Também é membro do Grupo de Estudos Foucaultianos, GEF, coordenado pelo professor Pedro Navarro na Universidade Estadual de Maringá, UEM). Autora de várias livros e artigos científicos na área de Análise do Discurso. E-mail: silviamelo@ufgd.edu.br.

 

 

Participam da coletânea

 

Adélli Bortolon Bazza – Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2009) doutorado na mesma instituição (2016). Atualmente, é professora no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), participa do Grupo de Estudo Foucaultianos GEF-UEM e do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Escola (PRÁDIS- UNESPAR). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Formação de Professores. Autora de livro e artigos científicos na área dos estudos discursivos foucaultianos. E-mail: adellibazza@hotmail.com. 

 

Alexandra Aparecidade de Araújo Figueiredo – Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, Cascavel, PR). Área de Concentração LINGUAGEM E SOCIEDADE. Linha de Pesquisa, Estudos da Linguagem: Descrição dos fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade. Bolsista CAPES. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados, (UFGD), área de Concentração Linguística e Transculturalidade, Bolsista Capes. Pós – Graduação Especialização em Linguística Área de concentração Oralidade e Escrita no Ensino da Língua. Graduação em Letras/Literatura pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007). Desenvolve pesquisa na área de Educação Escolar Indígena. Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Realiza Estágio Pós Doutoral em Letras, linha de Pesquisa Estudos de Língua(gens) E Discurso, na Faculdade de Comunicação Artes e Letras -FACALE da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD. 

 

Águeda Aparecida da Cruz Borges – Professora Associada da UFMT/CUA-MT. Graduada em Letras pela Unemat, com Mestrado e Doutorado em Linguística pela Unicamp, pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Linguística da Unemat. Além de atuar na área de Linguística, tem experiência em formação de professores e ensino de língua Portuguesa para povos indígenas, dentre os quais, os Tapirapé e Munduruku. Escreveu o livro: “Da Aldeia para a cidade: processos de Identificação/subjetivação indígena” e participou de várias organizações de livros e Revistas. Lidera o grupo de pesquisa: “Arte Discurso e Prática Pedagógica” e participa como pesquisadora nos Grupos: Mulheres em Discurso (Unicamp/CNPq) e Dismidias (Unemat/CNPq).

 

Cleudemar Alves Fernandes – Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia; atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos; é líder do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos nessa universidade (LEDIF/UFU/CNPq). Possui Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Linguística/Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo, ambos com bolsa da CAPES; e Pós-Doutorado (2011), junto à UNESP-CAr, com bolsa do CNPq como Pesquisador Sênior, sobre o tema Análise do Discurso e Michel Foucault; e Pós-Doutorado (2020) em História Cultural na UNICAMP, sobre o tema Cartografia descontínua do corpo na história do presente. É autor dos livros: (Re) Tratos Discursivos do Sem-Terra. Uberlândia: EDUFU, 2007; Análise do Discurso – reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2008; Discurso e Sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012; Análise do Discurso: reflexões introdutórias. Campinas: Pontes, 2021, em coautoria com Israel de Sá. 1. É organizador de vários livros na área de Análise do Discurso e autor de vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, e atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso; Michel Foucault; discurso literário; discurso político; inter-relação linguística e história; sujeito, identidade e subjetividade; teoria e análise linguística. 

Sobre os Autores:
Sílvia Mara de Melo - Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Doutora em Linguística pela Unesp de Araraquara, atua como professora associada na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, FACALE na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, e também na pós-graduação em Letras, é Pós-doutora pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU, coordena o grupo de Estudos de Linguagem e Discurso, GELDI. Autora de livros e artigos científicos na área de Análise do Discurso de linha francesa. Email: smaramelo2012@gmail.com

Formas de Pagamento