Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação Física/História/Lazer
Corpo e Ginástica na História
Anderson da Cunha Baía, Andrea Moreno, Evelise Amgarten Quitzau, Marcelo Moraes e Silva.
ISBN: 978-85-7591-635-3
Formato: 16x23 | Acabamento: Brochura
Páginas: 16x23 | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 102,20

Métodos, Sujeitos, Instituições e Manuais 

DE R$ 146,00

Sinopse:

O livro Corpo e ginástica na história: métodos, sujeitos, instituições e manuais surge de um desejo dos autores de organizar uma obra que, em certa medida, sintetizasse os conhecimentos e produções a respeito da ginástica na historiografia da educação e da educação física brasileira. Com contribuições de pesquisadores e pesquisadoras em diferentes estágios da carreira, a obra reúne as pesquisas mais recentes sobre a temática, trazendo à luz novas perspectivas sobre a história da ginástica em no Brasil. Ao traçar os itinerários de circulação de diferentes métodos, sujeitos, instituições e manuais, apresenta um panorama dos complexos processos de introdução e difusão de diferentes métodos ginásticos em território brasileiro e convida a seguir explorando as veredas da história da ginástica.

 

 

Sobre os organizadores

 

Andrea Moreno – Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG). Graduada em Educação Física pela UERJ em 1988. Mestra em Educação pela PUC-RJ, em 1996. Doutora em Educação pela UNICAMP em 2001. Estudos de Pós-Doutorado realizados na UFRJ em 2013, na Universidade de Lisboa em 2014, e na Unicamp em 2017/2018. É coordenadora do Grupo de Estudos em História da Ginástica (GEPHGI – FaE/UFMG) e do Centro de Documentação e Memória (CEDOC – FaE/UFMG). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação (GEPHE) e do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG, gestão 2019/2020.

Anderson da Cunha Baia – Professor no Departamento de Educação Física e na Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação (UFU) e Doutor em Educação (FAE/UFMG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Ginástica (GEPHGI) e do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE).

Evelise Amgarten Quitzau – Doutora em Educação (Unicamp), é Profª. Adjª.do Instituto Superior de Educación Física, Centro Universitario Regional Litoral Norte, Sede Paysandú, Universidad de la República, Uruguay, registrada no Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (SNI/ANII).

Marcelo Moraes e Silva – Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, ministrando aulas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Linha de Pesquisa Aspectos Socioculturais do Esporte e do Lazer) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação) da mesma universidade. Associado a Société Française D’Histoire du Sport (SFHS) e European Committee for the History of Sports (CESH).

 

 

Participam da coletânea

 

Alice Beatriz Assmann

Ana Claudia Avelar

Anderson da Cunha Baia

Andrea Moreno

Anna Luiza Ferreira Romão

Arnaldo Pinto Junior

Carolina Jubé

Carmen Lucia Soares

Cássia Danielle Monteiro Dias Lima

Cristiane Oliveira Pisani Martini

Diogo Puchta

Edivaldo Góis Junior

Evelise Amgarten Quitzau

Fabio de Faria Peres

Giovanna Camila da Silva

Iara Marina dos Anjos Bonifácio

Janice Zarpellon Mazo

Lucas Willian Moreira da Silva.

Luciana Bicalho da Cunha

Marcela Bruschi

Marcelo Moraes e Silva

Pedro Luiz da Costa Cabral

Tarcísio Mauro Vago

Vera Luiza Moro

Victor Andrade de Melo

Sobre os Autores:
Anderson da Cunha Baía - Professor no Departamento de Educação Física e na Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação (UFU) e Doutor em Educação (FAE/UFMG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Ginástica (GEPHGI) e do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE).

Andrea Moreno - Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG). Graduada em Educação Física pela UERJ em 1988. Mestra em Educação pela PUC-RJ, em 1996. Doutora em Educação pela UNICAMP em 2001. Estudos de Pós-Doutorado realizados na UFRJ em 2013, na Universidade de Lisboa em 2014, e na Unicamp em 2017/2018. É coordenadora do Grupo de Estudos em História da Ginástica (GEPHGI – FaE/UFMG) e do Centro de Documentação e Memória (CEDOC – FaE/UFMG). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação (GEPHE) e do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG, gestão 2019/2020.

Evelise Amgarten Quitzau - Doutora em Educação (Unicamp), é Profª. Adjª.do Instituto Superior de Educación Física, Centro Universitario Regional Litoral Norte, Sede Paysandú, Universidad de la República, Uruguay, registrada no Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (SNI/ANII).

Marcelo Moraes e Silva - Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, ministrando aulas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Linha de Pesquisa Aspectos Socioculturais do Esporte e do Lazer) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação) da mesma universidade. Associado a Société Française D’Histoire du Sport (SFHS) e European Committee for the History of Sports (CESH).

Formas de Pagamento