Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação Física/História/Lazer
Corpos Natureza e Sensibilidades
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira, Meily Assbú Linhales .
ISBN: 978-85-7591-609-4
Formato: 16x23 | Acabamento: Brochura
Páginas: 16x23 | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 182,00

Em Perspectivas Transnacionais 

DE R$260,00

Sinopse:

O projeto que deu origem ao livro que ora apresentamos pretendeu ser o refinamento de um esforço de pesquisa desenvolvido há quase 10 anos, e articula pesquisadores de cinco países e  doze universidades nacionais e estrangeiras em torno de um tema comum. Configurou-se, portanto, uma tentativa de compreender a mobilização dos sentidos corporais para a produção de novas sensibilidades, colocando em diálogo experiências educativas realizadas na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na Espanha, na Itália e no Uruguai. Fomos em busca das interações e dos mecanismos de circulação de pessoas, ideias e artefatos que nos permitissem analisar e narrar a educação do corpo, como uma aposta, uma promessa ou uma prática, em um recorte temporal de quase um século, com predominância para o século XX. A nossa expectativa é que o esforço de pesquisa empreendido ao longo dos três anos de duração desse projeto tenha redundado em contribuições úteis para os interessados nos temas da educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades em chave histórica, em diálogo com diferentes campos disciplinares. Esperamos que os leitores desfrutem da leitura e se sintam instigados a partilhar conosco as suas impressões de viagem sobre os modos históricos de educar corpos e sensibilidades.

 

 

Sobre os organizadores

 

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira – Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. E coordena o Núcleo de Pesquisa sobre Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES/UFMG). Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP. É pesquisador CNPq.

Meily Assbú Linhales – Doutora em Educação pela FAE/UFMG e Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG onde também coordena o Cemef (Centro de Memória da Educação Física).

 

 

Participam da coletânea:

 

Alexandre Fernandez Vaz

André Dalben

Bruna Oliveira

Cássia Daniele Monteiro Dias Lima

Carolina Jubé

Cecília Seré

Cláudio Brandão

Diogo Rodrigues Puchta

Eduardo Galak

Eliane Marta Teixeira Lopes

Eliezer Raimundo de Souza Costa

Emiliano Gambarrota

Giovanna Camila da Silva

Gonzalo Perez Monkás

Ines Scarlatto

João Pedro Lezan

Karen Kühlsen Beca

Katya Braguini

Kelly Ludkiewicz Alves

Kênia Hilda Moreira

Kevin Lino de Oliveira

Leonardo Gomes

Paola Dogliotti

Paula Alejandra Serrao

Paolo Bianchini

Pedro Henrique Prado da Silva

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira

Meily Assbú Linhales

Monica Yumi Jinzenji

Sara Evelyn Urrea Quintero

Sergio Roberto Chaves Junior

Sidmar dos Santos Meurer

Suzete de Paula Bornatto

Tamara Parada Larre Borges

Tarcísio Henrique Souza Sant'Ana

Weslei da Mota

Sobre os Autores:
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira - é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Não pensa a educação fora da cultura e da política. Não crê que a educação salvará o mundo. Entende a educação na sua polissemia, como capacidade de intercambiar experiências e de cuidados com os outros. SOBRE A SERIE A Série Memoriais tem como principal objetivo publicar relatos memorialísticos de professores e professoras que, ao se submeterem a processos de progressão de carreira no magistério superior, tiveram de escrever textos desse gênero. É, assim, um convite à leitura para pessoas interessadas na história recente da universidade brasileira e seus sujeitos, nas relações entre memória e história, nos processos de formação e de atuação docentes e na história da configuração de diferentes campos acadêmicos.

Meily Assbú Linhales - Doutora em Educação pela FAE/UFMG e Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG onde também coordena o Cemef (Centro de Memória da Educação Física).

Formas de Pagamento