Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Toda Crianca Pode Aprender
O Aluno Com Deficiência Intelectual na Escola
Marcia Denise Pletsch, Adriana Araujo Pereira Borges.
ISBN: 978-85-7591-630-8
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 69,30

 

DE R$ 99,00 

Sinopse:

Os artigos desse volume discutem a deficiência intelectual a partir de diferentes perspectivas teóricas, abordagens metodológicas e contextos sociais distintos. O artigo que abre o livro demonstra que as dificuldades enfrentadas nos Estados Unidos, em relação à inclusão dos alunos com deficiência intelectual nas escolas regulares, são semelhantes às enfrentadas no Brasil. Ainda na primeira parte, é discutido o conceito de deficiência intelectual, a legislação sobre o tema, os indicadores educacionais e as estratégias de aprendizagem para esse público. Na segunda parte, são discutidas diferentes abordagens que podem ser utilizadas na sala de aula. O Planejamento Educacional Individualizado (PEI), a diferenciação curricular, as questões relacionadas à alfabetização, o papel do atendimento educacional especializado e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), finalizando com a Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida.  Citando Jan Valle, no primeiro artigo do livro, os autores concordam que “Todos pertencem. Todos se beneficiam. Todos têm valor. Todos contribuem”.

 

Sobre as organizadoras

 

Adriana Araújo Pereira Borges – Professora de Políticas Públicas em Educação Especial e Inclusiva na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora no Programa de Pós-graduação da FaE/UFMG, nível 7 da CAPES. Coordenadora do grupo de pesquisa LaPPEEI (Laboratório de Psicologia, Psicanálise, Educação Especial e Inclusão) e vice-coordenadora do GESTRADO, Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente.

 

Márcia Denise Pletsch – Professora Associada do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Digitais (PPGIHD) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). Editora chefe da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE). Atua na coordenação da edição em língua portuguesa da Education Policy Analysis da Universidade do Arizona.  Pesquisadora do CNPq- nível 2 e Jovem Cientista da FAPERJ. No ano de 2018 atuou como Pesquisadora Visitante com bolsa da CAPES no Instituto de Educação Especial da Goethe Universität, Frankfurt/Alemanha.

 

Participam da coletânea

 

Alice Rabelo Vaz Madureira

Andressa Santos

Anna Augusta Sampaio de Oliveira

Cléia Demétrio Pereira

Fabiana Silva Zuttin Cavalcante

Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Jan Weatherly Valle

Luana Zimmer Sarzi

Márcia Denise Pletsch

Maria do Carmo Menicucci

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Renata Gomes Camargo

Regina Célia Linhares Hostins

Patrícia Braun

Valéria Becher Trentin

Yasmin Ramos Pires

Sobre os Autores:
Marcia Denise Pletsch - Professora Associada do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Digitais (PPGIHD) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). Editora chefe da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE). Atua na coordenação da edição em língua portuguesa da Education Policy Analysis da Universidade do Arizona. Pesquisadora do CNPq- nível 2 e Jovem Cientista da FAPERJ. No ano de 2018 atuou como Pesquisadora Visitante com bolsa da CAPES no Instituto de Educação Especial da Goethe Universität, Frankfurt/Alemanha.

Adriana Araujo Pereira Borges - Professora de Políticas Públicas em Educação Especial e Inclusiva na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, autora do livro: “De anormais a excepcionais - história de um conceito e de práticas inovadoras em educação especial”, Editora CRV. Orientadora de mestrado no programa de pós-graduação da FaE/UFMG, nível 7 da CAPES. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Psicologia, Psicanálise, Educação Especial e Inclusão, UFMG.

Formas de Pagamento