Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Interstícios Entre Linguagem e Cultura
ISBN: 978-65-86089-99-8
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 67,20

DE R$ 96,00

Sinopse:

 

Pode-se dizer que o par de termos "linguagem" e "cultura" constitui uma dupla de gêmeos siameses – não há como pensar num sem que se invoque, ao mesmo tempo, a ideia do outro. Os esforços de isolar um do outro, como acontecem com frequência no campo da Linguística e em outros campos afins, ou fracassam ou alcançam seus objetivos muito aquém dos resultados esperados, por ignorar que o primeiro – linguagem – nada mais é do que uma sinédoque que inevitavelmente remete ao segundo – cultura. Dito de outra forma, a linguagem é a ponta de um enorme iceberg chamado cultura. Esta, por sua vez, não só depende daquela para se manifestar, desabrochar, aflorar, em sua plenitude, como também para garantir sua coerência e sobrevivência. [...] Os textos reunidos nesta coletânea, ao se dirigirem, direta ou indiretamente, à questão da relação entre a linguagem e a cultura, abordam diferentes aspectos teóricos e práticos que se encontram no caminho. Espero que essas breves palavras sirvam para aguçar a curiosidade do leitor, balizando, de certa forma, o terreno imenso que se descortina à frente, cheio de surpresas inesperadas, mas também de armadilhas traiçoeiras. (do Prefácio de Kanavillil Rajagopalan)

 

Sobre os organizadores

 

Claudiana Nogueira de Alencar é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde coordena o grupo de pesquisa Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade (PRAGMACULT) e o programa de extensão Viva a Palavra – Circuitos de Linguagem, Paz e Resistência da Juventude Negra da Periferia de Fortaleza. Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE. Suas pesquisas em Educação Popular, Linguística Crítica, Pragmática Cultural e Pedagogia Decolonial focalizam a literatura marginal periférica de mulheres negras e as gramáticas culturais de resistência das juventudes, as trocas de saberes entre universidade e movimentos culturais populares e as lutas.

 

Dina Maria Martins Ferreira é graduada em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Português-Literatura pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro. Mestre em Análise do Discurso pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e doutora em Linguística pela UFRJ, com dois pós-doutoramentos, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Sorbonne V (Paris, França). Professora visitante concursada do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Autora de quatro livros, além de organizadora. Possui vasta publicação de capítulos de livros, resenhas, artigos em revistas nacionais e internacionais. As temáticas de sua pesquisa versam sobre identidade, linguagem e políticas de representação, visão crítico-pragmática e gênero.

 

Kanavillil Rajagopalan é professor titular (aposentado-colaborador) na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador 1-A do CNPq. Participa em programas de pós-graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e na Universidade Federal de Tocantins (UFT – Campus de Porto Nacional). Nasceu na Índia, onde obteve B.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Kerala), M.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Delhi) e M.A. em Linguística (Universidade de Delhi). Fez diploma em Linguística Aplicada na Universidade de Edimburgo (Escócia); doutorado em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e pós-doutorado em Filosofia da Linguagem na Universidade da Califórnia (Berkeley, EUA). Já publicou seis livros e mais de seiscentos textos (artigos em revistas nacionais e internacionais, resenhas, resumos, capítulos de livros, prefácios, apresentações e textos em anais de congressos).

 

 

Participam da coletânea

 

Ana Lúcia Silva

Bruna Santos

Djane Antonucci Correa

Emanoel Pedro Martins Gomes

Felipe Coelho

Gilson Soares Cordeiro

Joana Plaza Pinto

João Batista Costa Gonçalves

José Antônio Viana Rocha

Júlio Araújo

Kassandra Muniz

Letícia Fraga

Lúcia Maria de Assunção Barbosa

Marcos Randall Oliveira de Freitas

Marcos Roberto dos Santos Amaral

Vanusa Benício Lopes

Formas de Pagamento