Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Transepistêmica
Fazer Festa é Uma Guerra: Relações e Conflitos na Organização de Casamento
Michele Escoura.
ISBN: 978-85-7591-619-3
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

 

Sinopse:

Link para download do ebook(Formato Epub):

https://drive.google.com/file/d/1PXDAQ_sANysMrS8ThbEsrwpR6z9E6lsh/view?usp=share_link

Link para download do ebook para Kindle(Formato Mobi):

https://drive.google.com/file/d/1eG7tKuBbnhuSpeTSzNWUFJYx9zMoVhdx/view?usp=share_link

 

Afinal, o que move uma festa de casamento? E como ela é produzida por relações? Este livro é resultado de uma tese de doutorado defendida na Unicamp que traz uma complexa e delicada etnografia, em São Paulo e Belém do Pará, sobre planejamento, organização e realização de festas de casamento com casais de origens sociais variadas. Ao invés de falar de amor e imaginário sobre união, as descrições e análises aqui revelam que organizar uma festa de casamento, além de mover um grande mercado de bens e serviços, revela a centralidade dos conflitos familiares. Na análise, notam-se as disputas sobre diversos temas, desde quem são amigos e parentes a serem convidados aos limites da dimensão da festa em todos os seus detalhes. O texto descortina os cálculos econômicos e de prestígio que atravessam a organização, a compra do vestido de noiva, a lista de presentes e as expectativas em torno dos convidados. Numa escrita leve e criativa, trata-se de uma pesquisa sofisticada e inovadora, que articula análises de gênero e marcadores sociais da diferença, assim como reflexões sobre consumo, família, conflitos e relacionalidades. [Heloisa Buarque de Almeida, Antropóloga docente da USP e pesquisadora do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença da USP]

 

 

SOBRE A AUTORA

 

Michele Escoura -- Antropóloga e docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde coordena o Grupo de Pesquisa PUGNA -- Etnografia, Poder e Socialidades, a autora é doutora em Ciências Sociais e integrante do Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia. Com foco primordialmente etnográfico em seus trabalhos, atua como pesquisadora na área de gênero/interseccionalidade e suas articulações com o campo de estudo sobre parentesco, poder, conflito e os debates educacionais.

Sobre os Autores:
Michele Escoura - SOBRE A AUTORA Michele Escoura -- Antropóloga e docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde coordena o Grupo de Pesquisa PUGNA -- Etnografia, Poder e Socialidades, a autora é doutora em Ciências Sociais e integrante do Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia. Com foco primordialmente etnográfico em seus trabalhos, atua como pesquisadora na área de gênero/interseccionalidade e suas articulações com o campo de estudo sobre parentesco, poder, conflito e os debates educacionais.

Formas de Pagamento