Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
As Dimensões da Formação Humana
Trabalho Racionalidade Adoecimento
José Leon Crochick, Silvia Rosa da Silva Zanolla.
ISBN: 978-65-86089-86-8
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 67,20

José Leon Crochick

Silvia Rosa da Silva Zanolla

(organizadores)

De R$96,00 

Sinopse:

 

A sociedade passa por um grave momento nunca antes visto. Não bastasse o mundo ser assolado por uma pandemia de proporções planetárias, a COVID-19, a deterioração das relações de trabalho, a degradação intensa de perspectivas educacionais, um desenvolvimento tecnológico cada vez mais desprovido de carácter humanista e uma racionalidade política acrítica e anti-democrática se colocam em termos alarmantes. Essa realidade exige de pesquisadores e estudiosos compromissados com princípios emancipatórios uma posição crítica ao que configura-se como 'um dos momentos sociais mais caóticos da história. O sistema capitalista se consolida cada vez mais rumo à concentração financeira ao tempo que a miséria humana e material prossegue agressivamente amparada por setores econômicos conservadores com tendências fascistas e desumanas. Assim, e essas modificações no mundo do trabalho, aliadas ao desenvolvimento intenso da racionalidade são elementos de barbárie primordiais para a compreensão do cenário atual. Essa racionalidade resulta de dinâmica social mediada por ações imediatistas, acríticas, pragmáticas; se materializa de modo fragmentado compondo um todo institucional que compõem política, economia e cultura mediante relações de trabalho adoecidas e alienadas.  Não por acaso, o sofrimento, devido ao processo de regressão social frente às relações alienadas de produção na sociedade é fonte de alerta dos frankfutianos Adorno e Horkheimer (1985), para quem o rumo do progresso tecnológico compele o sujeito para a desumanização. Assim, esta obra, "Trabalho, racionalidade e adoecimento" pretende abordar essas contradições em diálogo amplo e multidisciplinar como contribuição para a resistência a este tempo dramático.

 

 

Sobre os organizadores

 

José Leon Crochick – Psicólogo, Mestre em Psicologia Social (USP), Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e Livre-docente em Psicologia (USP). Professor Titular aposentado (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (UNIFSP); bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

 

Silvia Rosa da Silva Zanolla – graduada em Psicologia e Serviço Social (PUC/GO), Mestra em Psicologia (PUC/SP); Doutora e Pós-Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Professora Titular da graduação em Psicologia e da Pós-graduação em Educação (FE/UFG).

 

 

Participam da coletânea

 

Cristiane Souza Borzuk – Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP.

Carlos Cardoso Silva – Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás.

Estelamaris Brant Scarel – Doutora e Pós-doutora em Educação pela UFG.

Gibrán Larrauri Olguín – Doctor en Filosofía por la Universidad Iberoamericana Ciudad de México.

Jorge Antônio Monteiro de Lima – Mestre em antropologia social pela UFG.

Jussimária Almeida dos Santos – Mestra e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFG.

Luís César de Souza – Doutor em Educação pela UFG.

Maria Terezinha Bellanda Galuch – Pós-doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP.

Pedro Adalberto Gomes de Oliveira Neto – Doutor em Filosofia pela PUC-RG.

Raphael Moura Cardoso – Doutor em Psicologia Experimental pela USP.

Rômulo Fabriciano Gonzaga Pinto – Doutor e Pós-Doutorando em Educação pela UFG.

Sandro Henrique Ribeiro – Doutor em Sociologia e Pós-doutorando em Educação pela UFG.

Simei  Araújo da Silva – Doutora em Educação pela UFG.

Wanderson Ferreira Alves – Doutor em Educação pela USP, pós-doutor em ergologia pela Universidade de Aix-Marseille e sociologia do trabalho pela Universidade de Paris X.

Welma Alegna Terra – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFG.

Sobre os Autores:
José Leon Crochick - Psicólogo, Mestre em Psicologia Social (USP), Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e Livre-docente em Psicologia (USP). Professor Titular aposentado (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (UNIFSP); bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Silvia Rosa da Silva Zanolla - Graduada em Psicologia e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutora e pós-doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).

Formas de Pagamento