Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Ensino De Língua Portuguesa Na Educação Básica
Humberto Borges , Kleber Aparecido da Silva, Zenaide Dias Teixeira.
ISBN: 978-85-7591-591-2
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 55,30

De R$79,00 

Sinopse:

 

A obra Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica traz artigos de pesquisadores de diferentes instituições/ estados do Brasil, que discutem o ensino da disciplina desde a alfabetização até o ensino médio, entrelaçando teoria e prática pedagógica. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a leitura e a escrita têm sido o eixo das discussões sobre o fracasso escolar desde o início dos anos 80, uma vez que o domínio da língua, tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita, é essencial para a efetiva participação social do indivíduo, pois é por meio dela que o indivíduo pode se comunicar e exercer a cidadania, expressar-se e defender pontos de vista, ter acesso à informação e produzir conhecimento. Nessa perspectiva, ensinar Língua Portuguesa é uma tarefa, no mínimo, desafiadora, pois não se limita ao ensino de gramática normativa, vai muito além, considerando a heterogeneidade da língua e toda a sua complexidade. Nesse sentido, nosso objetivo é contribuir com a discussão sobre o quê e como se deve trabalhar Língua Portuguesa em sala de aula na Educação Básica.

 

 

Sobre os organizadores

 

Zenaide Dias Teixeira é Pós-Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Linguística pela mesma instituição. Obteve seu título de Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua experiência profissional abrange o Ensino Fundamental, Médio e Superior, de escolas/ Universidades públicas e privadas. É docente na Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

Kleber Aparecido da Silva é professor associado 1 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) desde 2009, onde leciona disciplinas do curso de Letras Português do Brasil como Segunda Língua e no Programa de Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem gênero, raça e educação linguística; língua(gem), discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e formação crítica de professores de línguas; teorias e pedagogias críticas e práticas decoloniais na produção de conhecimentos. 

 

Humberto Borges é professor adjunto de Linguística e Formação de Professores de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Jataí. Bacharel em Letras – Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade de Brasília, obteve seus títulos de mestre e de doutorado em Linguística também pela UnB. Tem pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Capes-Print/UFSC 2019-2020).

 

 

Participam da coletânea

 

Andreia Cardozo Quadrio

Caique Alexandre

Carla Conti de Freitas

Cecilia Mollica

Cristina Maria Campos

Djiby Mané

Francisco Vanderlei Ferreira da Costa

João Wanderley Geraldi

José João de Carvalho

José Ribamar Lopes Batista Júnior 

Marcelo Duarte Porto

Mariana Fernandes Fonseca

Rossana Ramos

Wesley Luis Carvalhaes

Zenaide Dias Teixeira

Sobre os Autores:
Humberto Borges - Humberto Borges é professor adjunto de Linguística e Formação de Professores de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Jataí. Bacharel em Letras – Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade de Brasília, obteve seus títulos de mestre e de doutorado em Linguística também pela UnB. Tem pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Capes-Print/UFSC 2019-2020).

Kleber Aparecido da Silva - É licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp.  Foi coordenador do "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência" (PIBID - Letras), no triênio 2011-2013 e 2014-2016. É professor adjunto 3 do curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua, PBSL) do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) e da Universidade Aberta do Brasil - UnB. É professor e orientador do curso de pós-graduação (Mestrado/Doutorado/Pós-Doutorado) em Linguística (PPGL) da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem publicado artigos em diversos periódicos e em livros de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no Brasil quanto no exterior. É o vice-presidente do Grupos de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste, no biênio 2014-2016. É o líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Críticos e Avançados em Linguagem", certificado e aprovado pelo CNPq e pela UnB.

Zenaide Dias Teixeira - Zenaide Dias Teixeira é Pós-Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Linguística pela mesma instituição. Obteve seu título de Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua experiência profissional abrange o Ensino Fundamental, Médio e Superior, de escolas/ Universidades públicas e privadas. É docente na Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Formas de Pagamento