Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Antologia Do Ensino Desenvolvimental Volume 2
Andréa Maturano Longarezi, Roberto Valdés Puentes.
ISBN: 978-65-86089-94-3
Formato: 23x16 | Acabamento: Brochura
Páginas: 23x16 | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 71,40

De R$102,00 

Sinopse:

 

A obra, Antologia do Ensino Desenvolvimental (Livro II) faz parte do projeto editorial do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente – GEPEDI, que tem como propósito possibilitar acesso a obras inéditas de psicólogos e didatas soviéticos que contribuíram com a elaboração e consolidação da Teoria Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental. Esse é o segundo livro da trilogia homônima que reúne traduções inéditas para a Língua Portuguesa de autores cuja vida, pensamento e obra foram tratados em outra trilogia também organizada pelo grupo: Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro II. A obra reúne traduções de V. P. Zinchenko, A. S. Makarenko, P. I. Zinchenko, L. I. Bozovich, L. A. Venguer, B. F. Lomov, V. S. Mukhina, A. A. Leontiev, M. A. Danilov, I. Ya. Lerner, M. N. Skatkin e M. I. Majmutov. Do total dos doze textos traduzidos para a Língua Portuguesa, dois deles foram traduzidos dos originais em russo (os de P. I. Zinchenko e A. A. Leontiev); e um deles (de V. P. Zinchenko) resultou de uma tradução comparada entre o original em russo e a tradução do inglês. Os nove restantes são traduções do espanhol. A seleção dos textos foi feita com base em um conjunto de critérios, que inclui, em primeiro lugar, o nível de representatividade dos trabalhos, tanto em relação ao desenvolvimento histórico da Psicologia histórico-cultural e da Didática Desenvolvimental, quanto dos próprios autores; em segundo lugar, o ineditismo dos textos em Língua Portuguesa; em terceiro lugar, a viabilidade de ter estudiosos que possuem afinidade com os autores e suas obras para realizar as traduções e revisões técnicas; e, por fim, uma certa unidade teórico-metodológica quando observado o conjunto das produções. Vale destacar que, na maior parte das vezes, existiu, entre os tradutores e revisores, um longo, sistemático e árduo debate técnico, com o propósito de preservar ao máximo a originalidade da obra e do pensamento do Autor.

___________________________________________________________________________

SOBRE OS ORGANIZADORES

 

Andréa Maturano Longarezi (Brasil): Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (2017). Doutora em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara (2001), mestre em Educação – Metodologia do Ensino – pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e graduada em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara (1992). Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem, na formação docente e, em especial, na formação continuada de professores em serviço. Atualmente, é professora associada da Faced/UFU, atuando como membro do corpo permanente do PPGED; consultora ad hoc do CNPq e da Capes; editora-chefe da revista Obuchenie – Revista de Didática e Psicologia Pedagógica; membro da diretoria da Revista Educação e Filosofia; membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Formação de Professores; da Revista Itinerarius Reflectionis, entre outras. Coordena o Gepedi – Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, da UFU, e é membro do GEPAPe – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica, da USP/SP. Participou na condição de coordenadora de projeto do Programa Observatório da Educação (Capes) e, atualmente, desenvolve pesquisa dentro do Programa Pesquisador Mineiro – PPM X – Fapemig. Dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática/Editora Edufu e coordena a Série Ensino Desenvolvimental/Editora Edufu. Temas de estudo: processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento; didática desenvolvimental; formação de professores e desenvolvimento profissional docente; pesquisa-formação; intervenção didático-formativa; teoria da atividade; e psicologia histórico-cultural. E-mail andrea.longarezi@gmail.com.

 

Roberto Valdés Puentes (Brasil/Cuba): graduado em Educação, com doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Granada, Espanha (2013). É professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e Pesquisador Produtividade Mineiro (PPM). É coordenador do Gepedi – Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática/Editora Edufu e coordena a Série Ensino Desenvolvimental. E-mail: robertopuentes@faced.ufu.br.

 

TRADUTORES E REVISORES TÉCNICOS:

 

Vladimir Petrovic Zinchenko [capítulo 1]

Tradução: Andréa Maturano Longarezi e

                Lara Cristina Batista Souza

Revisão técnica: Ruben de O. Nascimento

 

Anton Semionovich Makarenko [capítulo 2]

Tradução: Cecilia da Silveira Luedemann

Revisão técnicos: Carolina I. Rodrigues e

                            Camila Turati Pessoa

 

Piotr Ivanovich Zinchenko [capítulo 3]

Tradução: Andréa Maturano Longarezi

Revisão técnica: Patrícia Lopes J. Franco

 

Piotr Ivanovich Zinchenko [capítulo 4]

Tradução: Andrii Mishchenko

Revisão técnica: Andréa Maturano Longarezi

 

Lidia Ilinitchna Bozhovich [capítulo 5]

Tradução: Lori Anísia Aquino

Revisão técnica: Roberto Valdés Puentes

 

Leonid Abramovich Venguer [capítulo 6]

Tradução: Daniela Masckio G. Puentes

Revisão técnica: Roberto Valdés Puentes

 

Boris Fedorovich Lomov [capítulo 7]

Tradução: Naíma Paula Salgado Chaves

Revisão Técnica: Roberto Valdés Puentes

 

Valéria Sergeevna Mukhina [capítulo 8]

Tradução: Maria Aparecida Mello e

                Douglas Campos

Revisão técnica: Lucinéia Maria Lazaretti

 

Alexei Alekseevich Leontiev [capítulo 9]

Tradução: Andrii Mishchenko

Revisão técnica: Roberto Valdés Puentes

 

Mikhail Alexandrovich Danilov [capítulo 10]

Tradução: Naíma Paula Salgado Chaves

          Fernanda Borges Andrade

Revisão Técnica: Roberto Valdés Puentes

 

Issac Ya. Lerner

Mikhail Nikolaevich Skatkin [capítulo 11]

Tradução: Andréa Maturano Longarezi

                Fabiana Fiorezi de Marco

Revisão técnica: Leandro Montandon de A. Souza

 

Mirza Ismailovich Majmutov [capítulo 12]

Tradução: Ruben de Oliveira Nascimento

Revisão técnica: Leonardo D. de Deus Menezes

Sobre os Autores:
Andréa Maturano Longarezi - Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (2017). Doutora em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara (2001), mestre em Educação - Metodologia do Ensino - pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e graduada em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara (1992). Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem, na formação docente e, em especial, na formação continuada de professores em serviço. Atualmente, é professora associada da Faced/UFU, atuando como membro do corpo permanente do PPGED; consultora ad hoc do CNPq e da Capes; editora-chefe da revista Obuchenie - Revista de Didática e Psicologia Pedagógica; membro da diretoria da Revista Educação e Filosofia; membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Formação de Professores; da Revista Itinerarius Reflectionis, entre outras. Coordena o Gepedi - Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, da UFU, e é membro do GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica, da USP/SP. Participou na condição de coordenadora de projeto do Programa Observatório da Educação (Capes) e, atualmente, desenvolve pesquisa dentro do Programa Pesquisador Mineiro - PPM X - Fapemig. Dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática/Editora Edufu e coordena a Série Ensino Desenvolvimental/Editora Edufu. Temas de estudo: processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento; didática desenvolvimental; formação de professores e desenvolvimento profissional docente; pesquisa-formação; intervenção didático-formativa; teoria da atividade; e psicologia histórico-cultural.
E-mail andrea.longarezi@gmail.com

Roberto Valdés Puentes - Graduado em Educação, com doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Granada, Espanha (2013). É professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e Pesquisador Produtividade Mineiro (PPM). É coordenador do Gepedi - Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática/Editora Edufu e coordena a Série Ensino Desenvolvimental.
E-mail: robertopuentes@faced.ufu.br

Formas de Pagamento