Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Educação, Linguagens e Inclusão
Helenice Joviano Roque-Faria, Kleber Aparecido da Silva.
ISBN: 978-65-86089-46-2
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

  

Sinopse:

 

Com o desenvolvimento das tecnologias das linguagens, em todas as suas multifacetadas vertentes, pesqui-sadores e profissionais da educação e das linguagens têm envidado esforços de pesquisas sobre as possibilidades pedagógicas da educação a distância – EaD – e dos Ambientes virtuais de aprendizagem – AVA – em conformidade com o conceito de "Ensino Híbrido e Metodologias Ativas" para ensino e aprendizagem mediados necessariamente pelas linguagens em uma perspectiva inclusiva, dinâmica em que o pressuposto fundamental seja a centralidade no estudante. Nessa perspectiva, este livro nos ajuda a problematizar as questões atinentes à inclusão nos ambientes escolares na denominada Sociedade do Conhecimento e a refletirmos sobre formas de incorporá-las ao universo educacional.

 

Sobre os organizadores

 

Helenice Joviano Roque-Faria é Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT-Cáceres/MT. Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio Doce em Língua Portuguesa/Inglesa (1998) e Universidade do Federal de Mato Grosso - Língua Espanhola (2011). Tem como foco de pesquisa as Políticas de Formação Docente em âmbito Inicial e Contínua (Língua Portuguesa), Formação e Letramento Racial, Literatura Racial e Leituras Semióticas. É membro do Grupo de “Estudos Críticos e Avançados em Linguagem” – GECAL CNPq/UnB. Administradora do canal educativo no You Tube palavrasEMmovimento.

 

Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2005) e Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (2010). Realizou seus estudos de pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp (2014), no Instituto de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018); em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (2019-2020); e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA (2020-2021). Atualmente, aprofunda seus estudos pós-doutorais em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Didáticas das Línguas na Universidade De Genebra, Suíça e em Educação Multilíngue e Letramento na Universidade de Witwatersand, África do Sul. Além disso, em 2019 e 2020, foi Professor Visitante na no Departamento de Espanhol, Italiano e Português, na Pennsylvania State University, State College, Pennsylvania, USA. Em 2020, foi considerado Distinguished Professor Visitant, no Centro de Pesquisa Avançada do Centro de Graduação, na City University of New York, USA. Atualmente, é professor associado 2 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e também do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens, Cultura e Linguagens na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Tocantis (UFT). E-mail: kleberunicamp@yahoo.com.br.

 

 

Participam da coletânea:

 

Ana Paula de Souza Pereira

Boninne Monalliza Brun Moraes

Gasperim Ramalho de Souza

Ilaine Ines Dona

Jackeline Cabral Loureiro de Almeida

Rosana Helena Nunes

Sobre os Autores:
Helenice Joviano Roque-Faria - É Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat, Cáceres), Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio Doce em Língua Portuguesa/Inglesa (1998) e Universidade do Federal de Mato Grosso - Língua Espanhola (2011). Atualmente, atua na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat/Sinop, MT) com as disciplinas Leitura e Produção de Textos e Linguística Geral. Tem como foco de pesquisa as Políticas de Formação Docente em Língua Portuguesa, especialmente em contexto de Mato Grosso. É membro do Grupo de “Estudos Críticos e Avançados em Linguagem” certificado pelo CNPq/UnB.

Kleber Aparecido da Silva - É licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp.  Foi coordenador do "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência" (PIBID - Letras), no triênio 2011-2013 e 2014-2016. É professor adjunto 3 do curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua, PBSL) do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) e da Universidade Aberta do Brasil - UnB. É professor e orientador do curso de pós-graduação (Mestrado/Doutorado/Pós-Doutorado) em Linguística (PPGL) da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem publicado artigos em diversos periódicos e em livros de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no Brasil quanto no exterior. É o vice-presidente do Grupos de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste, no biênio 2014-2016. É o líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Críticos e Avançados em Linguagem", certificado e aprovado pelo CNPq e pela UnB.

Formas de Pagamento