Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
As Dimensões da Formação Humana
Universidade, Formação e Anti-Intelectualismo: Homenagem a José Luis Sanfelice
Adão José Peixoto, Simone Corbiniano, Solange Martins Oliveira Magalhaes.
ISBN: 978-65-86089-93-6
Formato: 14 x 21 cm | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 cm | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 59,50

De R$ 85,00 

Sinopse:

 

Em tempos de anti-intelectualismo, cabe mais do que nunca a afirmação do cultivo da racionalidade crítica, em que a Universidade e a Escola, além de um espaço de resistência política e da formação excelente, são, sobretudo, esferas de cultivo do saber e do conhecimento. Sendo assim, a Universidade e a Escola são instituições que afirmam a criação de novos direitos, a atitude democrática, as escolhas políticas conscientes e a formação de pessoas “maiores”, em sentido kantiano, de modo que possam pensar e propor à sociedade rumos voltados para a justiça e a emancipação. Por conseguinte, esta obra busca contribuir para a formação de professores, das pessoas em geral e de todos aqueles que desejam fazer o uso público da sua própria razão, na perspectiva de resistirem à ilusão de uma racionalidade que coíbe a iniciativa do pensamento, da crítica e do debate. Espera-se, por meio desses estudos, abrir caminhos de resistência e de diálogo.

 

Sobre os organizadores

 

Adão José Peixoto – Graduado (1984) e Mestre (1991) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia, Arte e Ciência – O pensamento como heterogênese (CAOIDES), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Autor e coautor de obras sobre temas da Filosofia da Existência, como: Fenomenologia e Educação, Personalismo e Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, Educação e Formação Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia grega clássica e formação; Fenomenologia e formação; Personalismo e formação; Educação, ética e cidadania.

 

Simone Corbiniano – Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, (2015) tese – Saber escolar e valores da razão: Epistemologia histórica e conhecimento de escola, orientado por Ildeu Moreira Coêlho e José Ternes. Mestrado em Educação (PPGE/FE/UFG) dissertação – Educação como formação humana em kant, orientado por Ildeu Coêlho. Desenvolve ensino na área de Filosofia e História da Educação, tem projetos de pesquisa com ênfase na formação e na racionalidade do saber escolar, fundamentos epistemológicos da educação e do ensino. Publicações: organização de livro – O Pensar filosófico, a cultura e a formação humana: homenagem a Ildeu Moreira Coêlho, Ed. Mercado de Letras. Revistas científicas – Educação e Realidade da UFRGS: A experiência ético-formativa da psicanálise e a interlocução com Kant. Educação e Filosofia da UFU: Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética.  Educação Sociedade da USP: Imaginação, racionalidade e educação: bases da criação e do conhecimento.

 

Solange Martins de Oliveira Magalhães – Doutora em Educação. Professora associada da Universidade Federal de Goiás. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás/Brasil. Professora convidada da Faculdade de Humanidades e Ciências Socias (INJU), San Salvador de Jujuy, Argentina.  Coordenadora da Redecentro - Rede de pesquisadores sobre professores da Região Centro-Oeste/Brasil. Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente – OBIPD e da Rede de Gestão Estratégica no Ensino Superior (RED-DEES).

 

 

Participam da coeltânea

 

Ana Flávia Teodoro M. Oliveira

Carlos Rodrigues Brandão

Domenico Uhng Hur

Ivan Fortunato

Ivone Garcia Barbosa

José Luís Sanfelice

José Ternes

Juanjo Mena

Lueli Nogueira Duarte da Silva

Marilena Chauí

Osmar Hélio Alves Araújo

Regiane de Ávila Chagas

Soraya Vieira Santos

Telma Aparecida Teles Martins Silveira

Sobre os Autores:
Adão José Peixoto - Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas, 1984; mestrado  em Filosofia Política  pela PUC-Campinas, 1998,  com a Dissertação Alienação e educação:  a divisão do trabalho docente como alienação;  doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, USP, com a Tese O papel do educador na perspectiva da filosofia personalista de Emmanuel Mounier, 1998.  Ex-professor concursado de Filosofia da Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCT, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, no período de 1989 a 1995; professor concursado de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação, FE, da Universidade Federal de Goiás, UFG, desde 1996. Em 2018 foi aprovado no Concurso Público para professor titular desta Faculdade, com a tese Ética e alteridade em tempo de (des)humanização: estudo a partir do personalismo de Emmanuel Mounier. É autor e coautor de várias obras sobre Personalismo e educação, Fenomenologia, Fenomenologia e educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, Educação e Formação Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia grega clássica e formação; Fenomenologia e formação; Personalismo e formação; Educação, ética e cidadania.

Simone Corbiniano - Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás com a tese: Saber Escolar e Valores da Razão. Mestrado em Educação pelo mesmo programa com o título Educação como Formação Humana em Kant:, ambos orientados pelo Prof. Dr. Ildeu Moreira Coêlho. Desenvolve ensino na área de Filosofia e História da Educação, realiza projetos de pesquisa com ênfase na formação humana, racionalidade do saber escolar, fundamentos epistemológicos da educação e do ensino. Membro do Grupo de Estudos de Filosofia e Educação da Faculdade de Educação/UFG. Membro da Câmara Superior de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás como representante da Faculdade de Educação/UFG. Anteriormente ao ingresso na UFG em 2016 foi concursada também no Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde sendo professora adjunta dedicação exclusiva, desenvolveu ensino e pesquisa na área de Fundamentos Filosóficos da Educação ligados, especialmente, aos cursos de licenciatura em Biologia e Química.

Solange Martins Oliveira Magalhaes - É Doutora em Educação. Professora associada da Universidade Federal de Goiás, atua no curso de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores(as), é vinculada a Linha de Pesquisa Formação, profissionalização e trabalho docente. É coordenadora da Redecentro em Goiás. Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente – OBIPD e da Red de Dirección Estratégica en la Educación Superior (RED-DEES).
E-mail: solufg@hotmail.com

Formas de Pagamento