Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Histórias de Leitura
Impressos que Educam Volume 1
Ana Maria de Oliveira Galvão, Kênia Hilda Moreira.
ISBN: 978-65-86089-52-3
Formato: 16 x 23  | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 | Ano: 2022 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 63,00

De R$ 90,00 

Sinopse:

 

[...] me siento muy agradecido y honrado con la invitación a escribir esta breve presentación, o prefacio, que solo debe servir de incitación a leer y utilizar historiográficamente un recurso colectivo de atractiva presencia en el panorama de los estudios sobre la prensa pedagógica brasileña, y también de todo el mundo interesado en la historia de la educación y de la prensa pedagógica de forma especial . El elenco de investigaciones que conforman este libro debe resultar atractivo para lectores y estudiosos interesados en la historia de la educación y sus fuentes, como docentes y como investigadores. Proclamo que para mi lo ha sido. [Do prefácio de José María Hernández Díaz, Universidade de Salamanca]

 

Sobre as organizadoras

 

Ana Maria de Oliveira Galvão – Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista do CNPq.

 

Kênia Hilda Moreira –  professora e pesquisadora da linha de História da Educação, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Graduada em História (Universidade Federal de Goiás, 2002), mestre e doutora em Educação pela Unesp/Araraquara, com estágio de doutorado na Universidade de Salamanca. Pós-doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021).

 

Participam da coletânea:

 

Adriana Aparecida Pinto

Aline Marie De Simone

Ana Paula Pedersoli Pereira

Estela Natalina Mantovani Bertoletti

Giane Araújo Pimentel Carneiro

Giovani Ferreira Bezerra

Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Joseni Pereira Meira Reis

Juliana Ferreira de Melo

Maria José Francisco de Souza

Mônica Yumi Jinzenji

Raissa Nunes Pinto

Tania Regina de Luca

Sobre os Autores:
Ana Maria de Oliveira Galvão - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, é mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e na pós-graduação. Realizou estágio-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), na França, e estágio sênior (Capes) na Northern Illinois University, Estados Unidos. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura Escrita e do Centro de Pesquisas em História da Educação (Gephe). Publicou diversos capítulos de livros, artigos em periódicos e livros, como Cordel: leitores e ouvintes (Autêntica, 2001); Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história (Mercado de Letras, 2009, em coautoria); História da cultura escrita: séculos XIX e XX (Autêntica, 2007, co-organização). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Kênia Hilda Moreira - É professora e pesquisadora da linha de História da Educação, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Graduada em História (Universidade Federal de Goiás, 2002), mestre e doutora em Educação pela Unesp / Araraquara, com estágio de doutorado na Universidade de Salamanca. Pós-doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Autora dos livros A República no livro didático de História do Brasil (Mercado de Letras, 2019); História da Educação e Livros Didáticos (Pontes Editora, 2017), organizado em coautoria com José María Hernández Díaz e Um inventário: o livro didático de História em pesquisas (Editora da Unesp, 2011), em coautoria com Marilda da Silva, além de artigos publicados em revistas científicas sobre imprensa / impressos como fonte de pesquisa para a história da educação.

Formas de Pagamento