Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
As Dimensões da Formação Humana
Cultura, Educação e Violência no Telejornalismo Sensacionalista
Júlia da Silva Pontes, Silvia Rosa da Silva Zanolla.
ISBN: 978-65-86089-58-5
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2021 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 58,10

- Pesquisa Crítica

DE: R$ 83,00  

Sinopse:

 

Experiências demonstram que é explícito o apelo à emoção do telespectador quando se coloca na tela da TV imagens chocantes, de extrema violência: pessoas em situações precárias de fragilidade, chorando, sangrando, sendo presas e mortas; vídeos de câmeras de segurança mostrando acidentes; pessoas arremessadas com crueldade e agressividade. Um verdadeiro "show" de horrores que pode ser visto ao vivo e em cores proporcionado pelos telejornais policiais sensacionalistas no Brasil. Nada é mais desumano do que a produção racional e técnica de tais conteúdos assistidos como mais um noticiário qualquer, mesclando-se a momentos de refeição e a comentários que expressam certo costume àquele tipo de notícia; uma banalização, como se tais violências fossem algo normal, do tipo: "é assim mesmo, vida que segue". Paralelamente a essa indiferença e aceitação, nota-se a presença de comentários de ódio direcionados aos protagonistas (algozes) das notícias, algo advindo não só da construção da notícia - que, pelo recurso da emoção, tende a dramatizar os fatos e criar uma vitimização intensa - mas, principalmente, das próprias falas do apresentador do programa, que teatralmente incentiva a pena de morte - de modo sutil ou não - como forma de resolução de questões apresentadas, ao tempo que se descontrola frente às câmeras, adjetivando pejorativamente os ditos "criminosos", "maníacos" e "vagabundos", indignado com "tamanha injustiça ao cidadão de bem". Diante de tais cenas, torna-se perceptível o objetivo "da sede pela audiência" em detrimento da informação de qualidade formativa e da ética na apresentação e apuração do conteúdo.

SOBRE AS AUTORAS:

Júlia da Silva Pontes - Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela FIC/UFG, e mestra em Educação pela FE / UFG.

Silvia Rosa da Silva Zanolla - graduada em Psicologia e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutora e pós-doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).

Sobre os Autores:
Júlia da Silva Pontes - Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela FIC/UFG, e mestra em Educação pela FE / UFG.

Silvia Rosa da Silva Zanolla - Graduada em Psicologia e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutora e pós-doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).

Formas de Pagamento