Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Lingüística
Relações Entre Discurso e História
Ana Zandwais, Gesualda dos Santos Rasia.
ISBN: 978-65-86089-61-5
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2021 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 48,30

(Organização: Ana Zandwais e Gesualda dos Santos Rasia)

De R$ 69,00 

Sinopse:

 

 

Este livro é consequência de uma proposta elaborada por um coletivo constituído por docentes e discentes de diferentes IFES do Brasil e da América Latina que ousou resistir e articular-se de forma remota, organizando um Ciclo de Palestras e Estudos intitulado “Tecendo Conexões: relações entre língua, história e discurso”, quando da eclosão da pandemia do novo coronavírus, em  março de 2020. Ao final das palestras e dos debates decidimos socializar os trabalhos realizados, através da publicação que ora entregamos a nossos colegas, alunos e interessados na área de pesquisa de estudos discursivos, quando o Brasil carrega uma incomparável marca de campeão de perdas de toda ordem: materiais, culturais, emocionais e físicas. Neste cenário, onde muitos têm declinado da esperança de poder vislumbrar dias mais promissores e de maior comprometimento com a produção científica dos intelectuais que têm trabalhado à “sombra dos holofotes” em meio a adversidades e litígios, é preciso resistir. Quiçá nossas reflexões, nos domínios das ciências humanas, possibilitem que compreendamos melhor como os sujeitos podem tornar-se tanto reféns dos acontecimentos como protagonistas da história.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Ana Zandwais é Professora Titular da UFRGS, onde ministra disciplinas nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras. É coordenadora do Grupo de Pesquisas Interinstitucional “História das Idéias: relações entre teorias enunciativas e discursivas”, dentro do qual tem desenvolvido estudos em parceria com docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR. Seus interesses de pesquisa estão voltados para investigações de naturezas semântica e discursiva. Dentre suas principais publicações destacamos: Zandwais, Ana (2011). “Práticas políticas nacionalistas e funcionamento discursivo”, in: Zandwais, A. e Romão, L (orgs.) Leituras do Político, Porto Alegre: Ed. UFRGS, pp. 127-142; (2012). “Subjetividade, sentido e linguagem”, in: Zandwais, A. (org.) História das Ideias: diálogos entre linguagem, cultura e história. Passo Fundo: Ed. UPF, pp. 175-191; (2018). “O capital simbólico, o poder e o espaço do político: a administração dos sentidos na contemporaneidade”, in: Santos, Elmo (org.) Discursos e poderes: linguagem, teorias e análises. Salvador: EDUFBA, pp. 11-28 (2018).

Gesualda dos Santos Rasia é gaúcha radicada em Curitiba, onde trabalha na graduação e na pós-graduação em Letras da UFPR. Sua formação, também em Letras, principiou na UNIJUI, (Ijuí-RS), instituição comunitária e teve prosseguimento, no Mestrado e Doutorado, na UFRGS, na área dos estudos do Texto e do Discurso. Em 2016 realizou estágio pós-doutoral na UFRGS e na Paris 8. Sua trajetória profissional conta com experiência de longa data na Educação Básica e posteriormente na Educação Superior. Seus interesses de pesquisa voltam-se para questões relacionadas ao texto, ao discurso, ao ensino e a práticas linguageiras de resistência. Dentre suas publicações recentes destacam-se o artigo “Sobre a noção de práticas linguageiras: lugares de emergência, filiações e fronteiras”, na Revista Fragmentum, da UFSM, em 2019, e o texto “The imaginary in Portuguese language perceptions in academia: (mis)directions between the local and the global”, no livro Global languages and critical intercultural awareness, organizado por Manuela Guilherme e Mário Menezes Lynn de Souza, publicado pela Editora Routledge, de Nova York.

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Alejandra Vitale - Professora Titular de Semiologia e pesquisadora na Faculdade de Filosofia e Letras da UBA.

Belmira Magalhães - Professora titular na UFAL. Desenvolve pesquisas nas áreas de Literatura brasileira e Análise do discurso.

Luciana Vedovato - Professora do Curso de Letras e o do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Maria Cleci Venturini - Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Letras.

Maria do Socorro A. de Oliveira Cavalcante - Professora associada da Universidade Federal de Alagoas.

Mirielly Feraça - Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas.

Rosyane Mayre Pimenta Natal - Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná.

Rubiamara Pasinatto - Doutora em Letras - Área de Estudos da Linguagem na UFRGS. Atua como docente no magistério público do RS.

Sobre os Autores:
Ana Zandwais - É Professora Titular da UFRGS, onde ministra disciplinas nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras. É coordenadora do Grupo de Pesquisas Interinstitucional “História das Idéias: relações entre teorias enunciativas e discursivas”, dentro do qual tem desenvolvido estudos em parceria com docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR. Seus interesses de pesquisa estão voltados para investigações de naturezas semântica e discursiva. Dentre suas principais publicações destacamos: Zandwais, Ana (2011). “Práticas políticas nacionalistas e funcionamento discursivo”, in: Zandwais, A. e Romão, L (orgs.) Leituras do Político, Porto Alegre: Ed. UFRGS, pp. 127-142; (2012). “Subjetividade, sentido e linguagem”, in: Zandwais, A. (org.) História das Ideias: diálogos entre linguagem, cultura e história. Passo Fundo: Ed. UPF, pp. 175-191; (2018). “O capital simbólico, o poder e o espaço do político: a administração dos sentidos na contemporaneidade”, in: Santos, Elmo (org.) Discursos e poderes: linguagem, teorias e análises. Salvador: EDUFBA, pp. 11-28 (2018).

Gesualda dos Santos Rasia - É gaúcha radicada em Curitiba, onde trabalha na graduação e na pós-graduação em Letras da UFPR. Sua formação, também em Letras, principiou na UNIJUI, (Ijuí-RS), instituição comunitária e teve prosseguimento, no Mestrado e Doutorado, na UFRGS, na área dos estudos do Texto e do Discurso. Em 2016 realizou estágio pós-doutoral na UFRGS e na Paris 8. Sua trajetória profissional conta com experiência de longa data na Educação Básica e posteriormente na Educação Superior. Seus interesses de pesquisa voltam-se para questões relacionadas ao texto, ao discurso, ao ensino e a práticas linguageiras de resistência. Dentre suas publicações recentes destacam-se o artigo “Sobre a noção de práticas linguageiras: lugares de emergência, filiações e fronteiras”, na Revista Fragmentum, da UFSM, em 2019, e o texto “The imaginary in Portuguese language perceptions in academia: (mis)directions between the local and the global”, no livro Global languages and critical intercultural awareness, organizado por Manuela Guilherme e Mário Menezes Lynn de Souza, publicado pela Editora Routledge, de Nova York.

Formas de Pagamento