Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Crítica e Teoria Literária
Confluências Transatlânticas - Narrativa Contemporânea Ibérica e Ibero-Americana
Maira Angélica Pandolfi, Márcio Roberto Pereira, Marcos Hidemi de Lima, Wellington R. Fioruci.
ISBN: 978-65-86089-54-7
Formato: 12 x 22 | Acabamento: Brochura
Páginas: 12 x 22 | Ano: 2021 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 0,00

(Organização: Maira Angélica Pandolfi, Márcio Roberto Pereira, Marcos Hidemi de Lima e Wellington R. Fioruci)

 

Sinopse:

 

Nos 16 ensaios que compõem esta obra, professores de diversas instituições universitárias nacionais e internacionais promovem reflexões e discussões a respeito de algumas narrativas contemporâneas produzidas por autores brasileiros, portugueses, hispano-americanos e espanhóis. Considerando os espaços geopolíticos de onde provêm os escritores estudados, os ensaios deste livro estão distribuídos em quatro eixos. O eixo sobre literatura brasileira se dedica a analisar obras de Ana Maria Gonçalves, Ferréz, Marcelino Freire e Miguel Sanches Neto. No eixo sobre literatura portuguesa, são focalizadas as produções literárias dos escritores Álvaro Cardoso Alves, Jorge de Sena, José Régio e José Saramago. Com textos que analisam obras de María Rosa Lojo, Jorge Luis Borges, Sergio Chejfec e Ricardo Piglia, além de diversos escritores do gênero policial, o terceiro eixo deste volume contempla a literatura hispano-americana. No último eixo, voltado para a literatura espanhola, os textos se detêm no mito de Don Juan e em obras de Ramón J. Sender, Saïd El Kadaoui Moussaoui e María Teresa León, bem como alguns autores de romances policiais. Em essência, este livro proporciona um ponto de encontro para a crítica acadêmica tratar sobre a produção literária contemporânea feita por alguns escritores do Brasil, América Hispânica, Portugal e Espanha.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Maira Angélica Pandolfi é docente da área de Espanhol no Curso de Letras da UNESP-Campus de Assis e professora credenciada na Pós-Graduação em Letras na mesma Unidade, onde lidera o Grupo de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas. Realizou estágio de pesquisa na Universidad de Salamanca/Espanha, em 2013, sobre a Biblioteca Literária Espanhola do Mito de Don Juan.  Publicou vários artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre releituras de mitos literários modernos nas narrativas de língua espanhola e língua portuguesa e é autora do livro Leituras e releituras românticas: José de Espronceda e Álvares de Azevedo, publicado pela Editora UNESP em 2019.

Márcio Roberto Pereira tem pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (Araraquara), Doutor e mestre em LETRAS pela UNESP (Assis). É professor na Unesp (Assis).na área de Literatura Portuguesa. Membro do BRASA - Brazilian Studies Association e da AIL - Associação Internacional de Lusitanistas. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Memória e Representação Literária”. É pesquisador associado à Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) e à Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).

Marcos Hidemi de Lima é docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco. Integra os grupos de pesquisa “Estudos de Literatura Contemporânea: comparativo, tradução e interartes” e “Crítica e recepção literária”. Pesquisa marcas da ordem patriarcal e figuras femininas na literatura brasileira. Escreve resenhas sobre literatura para o Rascunho (Curitiba). Livros publicados: Dança de palavras e sons, Mulheres de Graciliano, Várias tessituras, Os desvãos da ordem patriarcal, Poesiar e Escritos de parceria.
E-mail: marcos_hidemi@yahoo.com.br

Wellington R. Fioruci possui doutorado (2007) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis) na área de Literatura Comparada, instituição onde se graduou (1997) e realizou seu mestrado (2002). Concluiu estágio de pós-doutoramento na UFRGS (2015), com projeto sobre Literatura e Cinema. É professor no curso de Letras e participa do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco. Faz parte do Grupo de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas da Unesp, câmpus de Assis, e do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) da Universidade do Minho (Portugal). É líder do Grupo de Pesquisa GELCON da UTFPR - câmpus Pato Branco. Organizou os volumes Vestígios de memória: diálogos entre literatura e história (2012) e Correspondências: literatura e cinema (2015).

Sobre os Autores:
Maira Angélica Pandolfi - É docente da área de Espanhol no Curso de Letras da UNESP-Campus de Assis e professora credenciada na Pós-Graduação em Letras na mesma Unidade, onde lidera o Grupo de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas. Realizou estágio de pesquisa na Universidad de Salamanca/Espanha, em 2013, sobre a Biblioteca Literária Espanhola do Mito de Don Juan.  Publicou vários artigos e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre releituras de mitos literários modernos nas narrativas de língua espanhola e língua portuguesa e é autora do livro Leituras e releituras românticas: José de Espronceda e Álvares de Azevedo, publicado pela Editora UNESP em 2019.

Márcio Roberto Pereira - Tem pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (Araraquara), Doutor e mestre em LETRAS pela UNESP (Assis). É professor na Unesp (Assis).na área de Literatura Portuguesa. Membro do BRASA - Brazilian Studies Association e da AIL - Associação Internacional de Lusitanistas. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Memória e Representação Literária”. É pesquisador associado à Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) e à Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).

Marcos Hidemi de Lima - É docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco. Integra os grupos de pesquisa “Estudos de Literatura Contemporânea: comparativo, tradução e interartes” e “Crítica e recepção literária”. Pesquisa marcas da ordem patriarcal e figuras femininas na literatura brasileira. Escreve resenhas sobre literatura para o Rascunho (Curitiba). Livros publicados: Dança de palavras e sons, Mulheres de Graciliano, Várias tessituras, Os desvãos da ordem patriarcal, Poesiar e Escritos de parceria.
E-mail: marcos_hidemi@yahoo.com.br

Wellington R. Fioruci - Possui doutorado (2007) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis) na área de Literatura Comparada, instituição onde se graduou (1997) e realizou seu mestrado (2002). Concluiu estágio de pós-doutoramento na UFRGS (2015), com projeto sobre Literatura e Cinema. É professor no curso de Letras e participa do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco. Faz parte do Grupo de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas da Unesp, câmpus de Assis, e do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) da Universidade do Minho (Portugal). É líder do Grupo de Pesquisa GELCON da UTFPR - câmpus Pato Branco. Organizou os volumes Vestígios de memória: diálogos entre literatura e história (2012) e Correspondências: literatura e cinema (2015).

Formas de Pagamento