Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Educação
Uma Leitura Crítica da Base Nacional Comum Curricular - Compreensões Subjacentes
Yara Goulart Liberato.
ISBN: 978-85-7591-581-3
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2020 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 79,10

(Organização: Márcia Adriana Dias Kraemer e Terezinha da Conceição Costa-Hübes)

De R$ 113,00

 

Sinopse:

 

Este livro nasce como resultado do percurso de estudos, discussões e análises acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento criado pelo Ministério da Educação para regulamentar o que considera como essencial à aprendizagem na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: compreensões subjacentes objetiva ampliar o debate em torno do referido documento, com foco no Ensino Fundamental, no sentido de promover outras reflexões que transponham a sua linearidade. O livro organiza-se em torno de doze capítulos e cada um deles é produzido por sujeitos que participam do Grupo de Estudos Impactos da Base Nacional Comum Curricular no ensino de Língua Portuguesa - vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Somando-se aos participantes, em cada texto, há a contribuição de um docente externo, para que se possam contemplar diferentes olhares ao mesmo tema, na perspectiva de acurar a análise e de garantir maior hegemonia às produções.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Márcia Adriana Dias Kraemer - Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Realeza, na área de Língua Portuguesa e Linguística. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - PR. Estágio Pós-doutoral em andamento no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus  Cascavel. Desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área de Linguística Aplicada, com foco no ensino e na aprendizagem, bem como na formação inicial e continuada de professores.

Terezinha da Conceição Costa-Hübes - Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando no Programa de Pós-graduação em Letras; no Programa de Pós-graduação - mestrado profissional - Profletras - e no Curso de graduação em Letras. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela UFSC. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com pesquisas envolvendo os temas: formação continuada de professores de Língua Portuguesa e o trabalho com os gêneros discursivos/textuais na sala aula.

SOBRE OS AUTORES:

Adair Bonini - Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC. Bolsista do CNPq. É doutor em Linguística pela UFSC, com pesquisas em Análise Crítica de Gêneros e em Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa. Tem experiência como editor-chefe de revistas científicas, como coordenador de projetos de pesquisas, como orientador de mestrado e doutorado, e como assessor em comissões do Ministério da Educação.

Adriana Delmira Mendes Polato - Docente de Língua Portuguesa e Linguística Aplicada do Colegiado de Letras da Universidade Estadual do Paraná - campus de Campo Mourão/PR e pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR e Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR. Suas pesquisas envolvem a análise linguística e suas relações com a leitura e com a escrita. Integrante dos grupos de pesquisa PRADIS - Práticas discursivas na escola (Unespar/CNPq) e Interação e escrita (UEM/CNPq).

Alcione Tereza Corbari - Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (campus de Cascavel). Doutora em Letras e Linguística pela UFBA. Tem experiencia na área de Linguística, com pesquisas no campo da Linguística da Enunciação que abordam temáticas envolvendo texto e argumentação. Também se interessa por estudos voltados aos contextos de ensino de língua materna, principalmente no que tange à produção textual.

Alice Andrade Miskiw - Professora de Língua Inglesa. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus Cascavel. Pesquisadora com atuação principalmente nos seguintes temas: Prática de Análise Linguística e ensino de Língua Portuguesa.

Andréia Cristina de Souza - Professora na área de Ensino de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Doutorado em Letras - Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Análise de Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, diversidade linguística, representações identitárias e propagandas comerciais.

Anselmo Pereira de Lima - Professor pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio de doutorado no Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM) de Paris, França, e pós-doutorado na Universidade de Delaware (Udel), Estados Unidos.

Bruna Shirley Gobi Pradella - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Carmen Teresinha Baumgärtner - Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando no Programa de Pós-graduação em Letras; no Programa de Pós-graduação - mestrado profissional - Profletras - e no Curso de graduação em Letras. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com pesquisas envolvendo os temas: dificuldades de leitura e escrita e o trabalho com os gêneros discursivos na sala aula.

Clarice Lottermann - Professora sênior no Programa de Pós-graduação em Letras, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora das áreas de Literatura Infantil e Juvenil, formação de leitores, ensino de literatura e na formação inicial e continuada de professores de Literatura. É membro do grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens e do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, da ANPOL.

Cristiane Malinoski  Pianaro Angelo - Docente do Curso em Graduação em Letras Português da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro/Campus de Irati e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora na área da Linguística Aplicada, com ênfase nos temas: ensino de língua portuguesa, formação docente, dificuldades no ensino e na aprendizagem de leitura e produção escrita.

Daniele Rodrigues Nunes - Acadêmica do quarto ano de Letras - Língua Portuguesa/Língua Espanhola e respectivas literaturas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Bolsista Fundação Araucária.

Denise Moreira Gasparotto - Professora no Instituto Federal Catarinense, campus Videira, mestre e doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Suas pesquisas envolvem o trabalho com escrita, revisão e reescrita de textos na Educação Básica e na formação do professor de línguas. É membro do Grupo de Pesquisa Interação e escrita (UEM/CNPq).

Diana Maria Schenatto Bertin - Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, com experiencia na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Literatura infanto-juvenil e Língua Espanhola. Atua como coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Serranópolis do Iguaçu/PR. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Douglas Corrêa da Rosa - Professor da Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED-PR) e Professor do Centro Universitário Univel. Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Tem experiencia na área da Linguística Aplicada, com pesquisas a partir dos seguintes temas: Ensino de língua Portuguesa na Educação Básica; Formação Inicial e Continuada de professores de Língua Portuguesa, Gêneros discursivos e ensino.

Fernando Arthur Gregol - Professor de Língua Inglesa do PEL - Programa de Ensino de Línguas - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste. Bolsista Capes. Tem sua pesquisa voltada para o estudo dos gêneros do discurso.

João Carlos Rossi - Professor no Centro de Ensino Superior de Realeza - CESREAL, no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG (Colégio) e no Curso e Colégio Expressão - CE. Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, com pesquisas envolvendo os temas: formação continuada de professores de Língua Portuguesa e o trabalho com os gêneros discursivos na sala aula.

Lays Maynara Favero Fenilli - Professora de Língua Inglesa. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Bolsista CAPES. Pesquisadora na área da Linguística Aplicada, com pesquisas principalmente nos seguintes temas: Prática de Análise Linguística, ensino de Língua Portuguesa, gêneros do discurso.

Leliane Regina Ortega -  Professora da Educação Básica da rede pública do Estado do Paraná. Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Suas pesquisas estão voltadas para o ensino e aprendizagem de língua materna e a formação continuada de professores.

Maria do Carmo Cabreira - Professora da Rede Municipal de Ensino de Toledo, Paraná. Coordenadora Pedagógica de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal da Educação. Mestre pelo Mestrado Profissionalizante (Profletras 2016), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Tem experiencia na área de Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, principalmente, nos estudos dos gêneros discursivos voltados para o ensino da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com pesquisas envolvendo os temas: linguística aplicada, gêneros discursivos, leitura, escrita e análise linguística, entre outros temas afins.

Neil Franco - Professor do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias, atuando na graduação e na pós-graduação. Doutorado em Estudos da Linguagem pela UEL. Integra os grupos de pesquisa Interação e escrita (UEM/CNPq) e Gêneros textuais e mediações formativas (UEL/CNPq). Suas pesquisas tratam dos gêneros discursivos/textuais no contexto de ensino e aprendizagem de línguas, com suporte na teoria dos gêneros do círculo de Bakhtin e na perspectiva de abordagem dos géneros textuais do Interacionismo sociodiscursivo (ISD) de Bronckart e pesquisadores da Escola de Genebra.

Pricilla Záttera - Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. É participante do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso e Ensino, participando, ainda, da Linha de Pesquisa em Linguagem, Discurso e Ensino: os gêneros como objeto de ensino - um enfoque teórico-metodológico para o ensino da Língua Portuguesa. Atua como docente em formação contínua para professores da Educação Básica, trabalhando com os eixos de leitura, de escrita e de análise linguística.

Quézia C. M. Ramos - Professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).  Atualmente realiza pesquisas sobre o Espanhol como Língua de Herança.

Renilson José Menegassi - Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá-PR, Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista, com Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Suas pesquisas envolvem o trabalho com leitura e escrita na formação inicial e continuada do professor de línguas. É líder do Grupo de Pesquisa Interação e escrita (UEM/CNPq).

Rodrigo Acosta Pereira - Professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando como docente no curso de Letras e no Programa de pós-graduação em Linguística desta mesma universidade. Sua pesquisa está voltada para a perspectiva dialógica da linguagem, de orientação bakhtiniana, tendo em vista sua inserção no campo de estudos da Linguística Aplicada.

Rosangela Oro Brocardo - Professora da Educação Básica da rede pública do Estado do Paraná. Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Pesquisadora na área de Linguística Aplicada, nos campos teóricos em diálogo com os estudos bakhtinianos e suas relações com o ensino de Língua Portuguesa.

Rosiane Moreira da Silva Swiderski - Professora do Ensino Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, em componentes da graduação e pós-graduação (lato sensu) e em projetos de extensão e cultura. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Pesquisa temas que abrangem o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, a Linguística da Enunciação e do Discurso, e a Leitura e Produção Textual para acadêmicos.

Tânia Guedes Magalhães - Professora dos cursos de graduação em Letras e Pedagogia da UFJF, desde 2010, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Linguagens, Culturas e Saberes. Doutora em Letras/Estudos Linguísticos. No Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Práticas sociais (LEPs), desenvolve pesquisas na área de géneros textuais, letramento e suas relações com a formação de professores de Língua Portuguesa.

Tatiana Fasolo Bilhar de Souza - Professora de Língua Portuguesa. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Bolsista CAPES. Pesquisadora no campo da Linguística Aplicada, com pesquisas envolvendo a formação inicial do professor de Língua Portuguesa, a prática de análise linguística e o trabalho com os gêneros do discurso no ensino de Língua Portuguesa.

Valdinei José Arboleya - Professor de Língua Portuguesa e Literatura na Faculdade Assis Gurgacz - FAG Toledo/PR e da Educação Básica no Município de Toledo/Paraná. Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desenvolve pesquisas e atividades de formação docente, sobretudo, nas áreas de formação de leitores, Língua Portuguesa, arte, cultura e sociedade, contação de histórias e educação para as relações étnico-raciais.

Sobre os Autores:
Yara Goulart Liberato -

Formas de Pagamento