Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Coleção TerramaR
Anatomia Destino Liberdade
Markus Lasch, Nina Virginia de Araujo Leite.
ISBN: 978-85-7591-551-6
Formato: 16 x 23 | Acabamento: Brochura
Páginas: 16 x 23 | Ano: 2020 | Edição: 1
Idioma: Português
Preço: R$ 113,40

(Organização: Markus Lasch e Nina Virginia de Araújo Leite)

DE R$ 162,00  

Sinopse:

 

O ponto de partida de presente livro situa-se em 2016, quando uma das mesas plenárias do encontro anual do Centro de Pesquisa Outrarte, que tinha o título “O gênero interrogado pela clínica”, produziu uma série de equívocos e desencontros. As interrogações decorrentes desdobrar-se-iam nos títulos dos eventos de 2017 e 2018, “a anatomia E o destino”, e “anatomia destino liberdade”. A partir da questão básica, de que no campo psicanalítico, quando se fala em diferenciação entre sexo e gênero, a nodulação concernida tem de ser pensada primordialmente enquanto relevo da singularidade e não a partir da referência sociológica, surgiram diversas indagações outras, formuladas e discutidas pelos 37 ensaios aqui reunidos.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Markus Lasch - Bacharel em Letras e Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Literatura Geral e Comparada pela Universidade Livre de Berlim. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. É membro fundador do Centro de pesquisa Outrarte, desta a refundação em 2017. Atua predominantemente nos campos de Teoria Literária e Literatura Comparada. Seus enfoques de pesquisa envolvem, entre outros, a relação entre literatura e psicanálise, questões de sujeito e de subjetividade assim como de ética e estética, leituras da tragédia e do trágico, além da representação da violência e do outsider na literatura.

Nina Virgínia de Araújo Leite - Professora Titular IEL/Unicamp, Psicanalista, membro fundador do Outrarte.

SOBRE OS AUTORES:

Angela Vorcaro - Psicanalista, Doutora em Psicologia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, membro fundador do Outrarte, membro do Lepsi (USP e UFMG) e do grupo de estudos Psicanálise e Educação da Anpep.

Ariadne Messalina Batista Meira - Psicóloga pela Universidade Federal de Campina Grande e atualmente mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais, onde estuda questões concernentes ao campo do autismo e da constituição do sujeito, sob orientação de Angela Vorcaro.

Camilla Rehem Ferreira - Psicanalista. Doutoranda em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp). Mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp). Membro do Centro de Pesquisa Outrarte e do Elipsi: Espaço Linguagem e Psicanálise.

Carla Almeida Capanema - Psicanalista. Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Bolsista Capes/PNPD. Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG com período sanduíche na Université Paris 8.

Carla Rodrigues - Filósofa, Professora do Departamento de Filosofia (UFRJ), pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFRJ) e bolsista da Faperj. Coordena o laboratório de pesquisa “Filosofias do tempo do agora” (UFRJ/CNPq). Atua principalmente nas áreas de teoria crítica feminista, com ênfase na interlocução com o pensamento de Judith Butler, e tem concentrado suas pesquisas na área de interseção entre filosofia e teoria psicanalítica. É autora, entre outros, de “Duas palavras para o feminino - sobre ética e política em Jacques Derrida” (NAU Editora/Faperj, 2013) e organizadora da antologia de ensaios “Problemas de gênero” (Funarte, 2017).

Cirlana Rodrigues de Souza - Psicanalista, membro-associado da Haeresis Associação de Psicanálise (Uberlândia-MG), Doutora em Estudos da Linguagem (ILEEL/UFU), Pós-doutorado em Psicologia (UFMG), atua nas áreas de reabilitação e saúde mental infantojuvenil, e em consultório particular com crianças e adultos.

Cláudia Aparecida de Oliveira Leite - Psicanalista membro do Parlêtre - Divinópolis. Graduação em Psicologia (UFMG). Mestrado e Doutorado em Linguística (IEL/Unicamp). Pós-Doutorado em Clínica psicanalítica do sujeito e do laço social (Université Toulouse II). Membro do Outrarte (IEL/Unicamp).

Conceição Aparecida Costa Azenha - Psicanalista, graduada em psicologia, Doutora em Linguística pelo do IEL/Unicamp. Membro fundadora do Outrarte (IEL/Unicamp). Atua na clínica psicanalítica com adultos e crianças. Docente em curso de extensão na Unicamp, na pós-graduação em Psicologia Clínica do Centro Salesiano de São Paulo (Unisal Campinas) e na graduação em Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), onde também atua como supervisora de estágio clínico.

Daniela Canguçu - Psicanalista, Mestre e doutoranda na área de Psicologia, Linguagem e Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com ênfase em Linguagem, sendo seu tema de pesquisa o enlaçamento entre arte e psicanálise. Docente do Curso de Expansão Cultural “Introdução à abordagem psicanalítica das psicoses: de Freud a Lacan”, do Instituto Sedes Sapientiae. Supervisora clínico-institucional de equipamentos da rede municipal de Saúde Mental da cidade de São Paulo.

Eliana Benguela - Psicanalista. Graduada em Psicologia (PUC - São Paulo), Mestre em Linguística (IEL/Unicamp), membro do Centro de pesquisa Outrarte: psicanálise entre ciência e arte. Docente na pós-graduação em Psicologia Clínica do Centro Salesiano de São Paulo (Unisal - Campinas).

Flavia Trocoli - Professora da Faculdade de Letras da UFRJ. Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Pesquisadora e Membro Fundador do Outrarte: a psicanálise entre ciência e arte. Autora do livro A inútil paixão do ser e de ensaios em torno de Clarice Lispector, Virginia Woolf, Marcel Proust, Marguerite Duras e das relações entre literatura e psicanálise. Tem dois projetos de pesquisa em curso “Jacques Derrida: paixões da autobiografia” (com bolsa do CNPq) e “Sobrevida e destino da cena literária em Hélène Cixous” (com bolsa Cientista do Nosso Estado da FaperjAPERJ).

Glória Maria Monteiro de Carvalho - Doutora em linguística pela Unicamp, Professora e pesquisadora, nas áreas de aquisição de linguagem e de linguística e psicanálise, na Universidade Católica de Pernambuco, membro do Grupo Outrarte-Unicamp.

Heloísa Bedê - Graduada em Psicologia pela UFMG (2014-2019). Participante do grupo de pesquisa “Psicanálise lacaniana e teoria queer: um debate possível?”, em andamento no Departamento de Psicologia da UFMG (2017). Pesquisa, junto da Profa. Dra. Angela Vorcaro, o percurso da noção de feminino na obra de Jacques Lacan.

Iaraci Fernandes Advíncula - Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, Professora e supervisora de estágio nesta mesma Universidade. Membro do Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise da Universidade Católica de Pernambuco; Membro, como pesquisadora convidada, do Outrarte, desde maio de 2017.

Jaqueson Luiz da Silva - Membro da Týkhe Associação de Psicanálise de Campinas, é Doutor em Teoria e História Literária pelo IEL/Unicamp, com tese sobre a retórica do Padre Antonio Vieira, intitulada Arquitetura do Quinto Império em Vieira.

Kaio Fidelis - Professor Designado da UEMG - Unidade Abaeté. Mestre em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG (Bolsista Capes). Graduado em Psicologia pela UFMG. Membro do Outrarte: psicanálise entre ciência e arte.

Lilian Braga dos Santos - Psicanalista, doutoranda em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp), Mestre em Psicanálise pela Université Paris 8 - Vincennes - Saint-Denis e membro do Centro de Pesquisa Outrarte.

Maria Francisca Lier-DeVitto - Psicanalista; Doutora em Linguística pela Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp); Líder do Grupo de Pesquisa “Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem” (CNPq/LAEL/PUCSP); Professora Titular do Departamento de Linguística da PUCSP e do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL); Membro do Serviço de Patologia da Linguagem da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic-PUCSP).

Mariana Maroca de Castro - Psicanalista. Membro do Centro de Pesquisas Outrarte (IEL/Unicamp). Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Marie-Lou Lery-Lachaume - Bacharel em Filosofia pela Université Paris 1/La Sorbonne e pela Université Jean Moulin/Lyon 3, Mestre em História da Filosofia pela Ecole Normale Supérieure de Lyon e atualmente doutoranda do programa de Pós-graduação em Linguística na Universidade Estadual de Campinas. Membro do Centro de pesquisa Outrarte, ela desenvolve pesquisas em Psicanálise focando mais especificamente a articulação entre a ética da psicanálise, a questão da interpretação e a dimensão do gozo.

Maurício Eugênio Maliska - Psicanalista e membro de Maiêutica Florianópolis - Instituição Psicanalítica. Doutor em Linguística e em Psicologia pela UFSC. Professor de Psicanálise no curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul.

Melissa Catrini - Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUCSP, Fonoaudióloga pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa “Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem” (CNPq/LAEL/PUCSP). Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia.


Pâmella Fernandes Freitas - Psicanalista. Mestre em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Patrícia Leme - Doutora pelo programa de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP e Mestra em Linguística pelo IEL-Unicamp. Leitora de Jorge Luis Borges, autor a quem dedicou grande parte de seu trajeto de pesquisa.

Rafael Kalaf Kossi - Psicanalista; Psicólogo, Mestre e Doutor em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo; membro do Latesfip-USP; autor de “Lacan e o feminismo: a diferença dos sexos” (Annablume, 2018).  

Renata da Costa Netto Estrella - Psicanalista, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010). Especialização em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (2007). Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005).

Ricardo Azevedo Pacheco - Psiquiatra, Psicanalista. Membro do Outrarte. Doutor em Saude Coletiva pela FCM Unicamp.

Suely Aires - Psicanalista. Mestre e Doutora em Filosofia (Unicamp). Professora do curso de psicologia da Universidade Federal da Bahia, tendo como área de concurso “Psicanálise: clínica, política e cultura”. Membro fundador do Centro de Pesquisa Outrarte. Membro do Colégio de Psicanálise da Bahia. Autora de “Sujeito, Clínica e Psicose: entrelaçamentos” (Mercado de Letras, 2016) e de diversos artigos na interface entre psicanálise e saúde mental; filosofia e psicanálise; psicanálise e arte.

Tainá Pinto - Psicanalista e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

Tatiane França - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem como foco de pesquisa a relação entre escrita, memória e sobrevivência, sobretudo na obra de Marguerite Duras. É também membro do grupo de estudos Pensar a Imagem, vinculado ao Outrarte.

Thereza De Felice - Psicanalista, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica (psicanálise, clínica e cultura) da PUC-Rio e doutoranda pelo mesmo Programa de Pós-Graduação.

Vinicius Moreira Lima - Graduando em Psicologia pela UFMG (2015-2019). Coordenador, juntamente com o Prof. Dr. Guilherme Massara Rocha, da pesquisa “Psicanálise lacaniana e teoria queer: um debate possível?”, em andamento no Departamento de Psicologia da UFMG (2017). Bolsista de iniciação científica do CNPq sob orientação da Profa. Dra. Ângela Vorcaro, pesquisando a subversão lacaniana do falocentrismo.

Sobre os Autores:
Markus Lasch - Bacharel em Letras e Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Literatura Geral e Comparada pela Universidade Livre de Berlim. Atualmente é Professor Associado de Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo. É membro fundador do Centro de pesquisa Outrarte, desta a refundação em 2017.

Nina Virginia de Araujo Leite - Psicanalista. Professora Titular IEL / Unicamp. Coordenadora Coleção Terramar, Editora Mercado de Letras. Coordenadora Coleção Litorais da Psicanálise, Editora da Unicamp.

Formas de Pagamento