Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
 << Voltar
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Universidades de Classe Mundial - Ou o Fim da Universidade como Universitas?
Lara Carlette Thiengo.
ISBN: 978-85-7591-559-2
Formato: 14 x 21 | Acabamento: Brochura
Páginas: 14 x 21 | Ano: 2019 | Edição: 1
Idioma: Portugues
Preço: R$ 90,30

DE R$ 129,00   

Sinopse:

 

“Este livro nos brinda com uma contribuição inédita aos estudos brasileiros sobre a temática das Universidades de Classe Mundial, considerando o tratamento dispensado pelos organismos internacionais, blocos e grupos econômicos, como a União Europeia e o Europeia e o BRICs e, mais especificamente, a política de educação superior brasileira. É importante que se diga que instituições de ensino superior estão inseridas num modelo de produção e reprodução capitalista, mediando tendências que a sociedade espera. As expectativas podem ser traduzidas em esforços sociais para adequar as Instituições de educação superior às formas hegemonicamente preponderantes. Nesse sentido, observamos o modelo de Universidade Classe Mundial e a ideologia da excelência que o fundamenta engloba a lógicas de mercantilização da educação; os espaços antes públicos e de serviços públicos cedem cada vez mais aos interesses privados, os currículos, a formação e o ideário de universidade vai sendo ajustado ao restrito campo da ciência pragmática e utilitária.” (Cezar Luiz De Mari)

“Não será temerário afirmar, desde logo, que se trata de uma obra fadada a marcar época por seu claro teor científico e inegável pioneirismo no trato de um fenômeno que ilustra, no campo da educação superior, a mundialização do capital com predominância financeira e as recentes contrarreformas do Estado que lhe são funcionais.” (Valdemar Sguissardi)

SOBRE A AUTORA:

Lara Carlette Thiengo é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado estágio sandwich na Universidade Autônoma de Barcelona. O início da sua trajetória acadêmica, contudo, foi na região sudeste, na Universidade Federal de Viçosa, onde cursou graduação e o mestrado. Atualmente, realiza o pós-doutoramento na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e é professora adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atua também, como editora assistente da Revista Internacional de Educação Superior (Riesup) e é membro do grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Conhecimento na Educação Superior (Traces/UFSC).

Sobre os Autores:
Lara Carlette Thiengo - É Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado estágio sandwich na Universidade Autônoma de Barcelona. O início da sua trajetória acadêmica, contudo, foi na região sudeste, na Universidade Federal de Viçosa, onde cursou graduação e o mestrado. Atualmente, realiza o pós-doutoramento na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e é professora adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atua também, como editora assistente da Revista Internacional de Educação Superior (Riesup) e é membro do grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Conhecimento na Educação Superior (Traces/UFSC).

Formas de Pagamento